ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS MEDIADOS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS / Higher education in times mediated by digital technologies

  • Vani Moreira Kenski Universidade de São Paulo
  • Rosangela Araújo Medeiros Universidade do Estado da Paraíba
  • Jean Ordéas Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Higher education, Digital culture, Digital Technologies, Ensino superior, Cultura digital, Tecnologias digitais

Resumo

The world changed. Human relations and relations with information and knowledge have changed. The expansion of Internet access and digital technologies have established new levels of relationship between people, processes and objects. These changes also affect educational institutions, which need to reinvent themselves so as not to be left out of this evolution. One of the contemporary challenges is to choose information and turn it into meaningful knowledge, something completely different from at least two decades ago when the challenge was to get the information. Today the information is plentiful. Access to excess information (COSTA, 2008) is possible in any location and time. It generates new needs for teaching orientation and student participation. We discuss this context of knowledge mutation from Levy (1999) and Santos (2005), which help us to understand this process and the position the university takes in this new scenario. Garcia et al. (2011), Santaella (2013) and Kenski (2015) bring to the discussion the new relationships, forms and strategies of teaching and learning mediated according to the new formative longings of subjects and contemporary society. Thus, the purpose of this text is to present reflections on the digital technologies and the needs of change in the educational process developed by the Brazilian higher education institutions.

___

O mundo mudou. As relações humanas e as relações com a informação e o conhecimento mudaram. A ampliação do acesso à internet e às tecnologias digitais estabeleceram novos patamares de relacionamento entre pessoas, processos e objetos. Essas mudanças afetam também as instituições de ensino, que precisam se reinventar para não ficarem à margem dessa evolução. Um dos desafios contemporâneos é saber escolher a informação e transformá-la em conhecimento significativo, algo completamente diferente de pelo menos duas décadas atrás, quando o desafio era obter a informação. Hoje a informação é abundante. O acesso ao excesso (COSTA, 2008) de informação é possível em qualquer localidade e horário. Gera novas necessidades de orientação docente e de participação dos estudantes. Discutimos esse contexto de mutação do saber a partir de Levy (1999) e Santos (2005), que nos ajudam a compreender esse processo e a posição que a universidade assume nesse novo cenário. Garcia et al. (2011), Santaella (2013) e Kenski (2015) trazem para a discussão as novas relações, formas e estratégias de ensino e aprendizagem mediadas de acordo com os novos anseios formativos dos sujeitos e da sociedade contemporânea. Assim, o objetivo deste texto é apresentar reflexões sobre as tecnologias digitais e as necessidades de mudança no processo educacional desenvolvido pelas instituições de ensino superior brasileiras.

Biografia do Autor

Vani Moreira Kenski, Universidade de São Paulo

Doutora e Mestre em Educação. Licenciada em Pedagogia e Geografia. Vice-presidente da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), gestão 2015-2019. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Rosangela Araújo Medeiros, Universidade do Estado da Paraíba

Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Pedagoga pela USP. Professora da Universidade do Estado da Paraíba.

Jean Ordéas, Universidade de São Paulo

Mestrando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Educação a Distância pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É membro associado da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED. 

Publicado
2019-02-21
Como Citar
KENSKI, V.; MEDEIROS, R.; ORDÉAS, J. ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS MEDIADOS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS / Higher education in times mediated by digital technologies. Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 / e-ISSN 2238-037X, v. 28, n. 1, p. 141-152, 21 fev. 2019.