DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA ERA DA TECNOLOGIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9868

Palabras clave:

Tecnologia, Educação, Protagonismo

Resumen

A tecnologia tem mudado a forma como as pessoas vivem, locomovem-se, comem, estudam e se comunicam. Porém, o uso da tecnologia no processo da educação ainda é controverso. Este artigo promove uma reflexão sobre os aspectos do uso de tecnologia no processo de ensino e aprendizagem sob a perspectiva da educação, do aluno, do professor e das próprias instituições de ensino. Identificou-se o protagonismo do celular como ferramenta pedagógica, em decorrência de seu baixo custo, facilidade de uso e acessibilidade, mas também por colocar o aluno em uma posição mais ativa e responsável pela sua educação. Alunos, professores e instituição de ensino precisam se recriar nesse contexto, uma vez que a tecnologia abre oportunidades de aprendizagem individualizada, colaborativa e informal. O perfil multitarefa dos alunos facilita o uso de tecnologias em sala de aula, uma vez que seja percebida sua relevância e utilidade no uso. Professores não foram preparados para utilizar tecnologia em sala de aula e precisam desenvolver novas habilidades. As instituições de ensino devem encorajar e suportar o desenvolvimento de habilidades tecnológicas pelos professores para que estes possam liderar o processo de transformação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia Cassitas Hino, Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do PR e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Especialização em Administração pela FAE/PR, Finanças pela FAE/PR, Engenharia da Informação pela PUC/PR e Didática do Ensino Superior pela PUC/PR. Atualmente realiza estágio pós doutoral na Universidade Positivo e é professora na Fundação Getúlio Vargas.

Citas

ARAÚJO, Rosana Sarita de. Contribuições da Metodologia WebQuest no Processo de letramento dos alunos nas séries iniciais no Ensino Fundamental. In: MERCADO, Luís Paulo Leopoldo (org.). Vivências com Aprendizagem na Internet. Maceió: Edufal, 2005.

BARAN, Evrim. A review of research on mobile learning in teacher education. Journal of Educational Technology & Society, v. 17, n. 4, p. 17, 2014.

BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologia e educação: trabalho e formação docente. Educação & Sociedade, v. 25, n. 89, p. 1181-1201, 2004.

BECKER, Samantha Adams; BROWN, Malcom; DAHLSTROM, Eden; DAVIS, Annie; DEPAUL, Kristi; DIAZ, Veronica; POMERANTZ, Jeffrey. Horizon Report: 2018 Higher Education Edition. Louisville, CO: EDUCAUSE, 2018.

BRANCO, Juliana Cordeiro S.; AZEVEDO, Rosa Pires P. de, MARTINS, Lorna das Graças; HINO, Márcia Cassita; CORRADI, Wagner. Tecnologias como ferramenta para cooperação e internacionalização da educação superior. In: VIANA, Rachel de S.; LARANJEIRA, Delzi Alves (org). Internacionalização do Ensino Superior: Concepções e Experiências. Belo Horizonte: EdUEMG, p. 73-85, 2018.

BRANDÃO, Daniel; VARGAS, Ana Carolina. Avaliação do uso de tecnologias digitais na educação. In. Experiências avaliativas de tecnologias digitais na Educação. São Paulo: Fundação Telefônica Vivo, p. 9-16, 2016.

BUBLITZ, Juliana. Pesquisa sugere utilização do celular como ferramenta pedagógica na sala de aula. 2010. Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2010/06/-pesquisa-sugere-utilizacao-do-celular-como-ferramenta-pedagogica-na-sala-de-aula2937862.html>. Acesso em: 10 fev.2018.

CARVALHO, Laís de Jesus; GUIMARÃES, Carmen Regina P. Tecnologia: um recurso facilitador do ensino de Ciências e Biologia. In. Encontro Internacional de Formação de Professores, 9, 2016, Aracaju. Anais... Aracaju: ENFOPE, 2016.

CETIC. Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Domicílios 2016. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2017. Disponível em: <https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_DOM_2016_- LivroEletronico.pdf>. Acesso em: 20 mar.2018.

CHAIA, Alberto; CHILD, Felipe; DORN, Emma; FRANK, Marcus; KRAWITZ, Marc; MOURSHED, Mona. Drivers of Student Performance: Latin America Insights. McKinsey & Company. Education 2017. 2017.

COELHO, Patrícia Margarida Farias; SANTOS, Cezar Alexandre Neri; ARAGÃO, Aucilne Santos; SILVA, Janaíne Jenuário da; SANTOS, Marta dos. Ensino e Jogos Digitais: uma breve análise do game “Produção De Textos: Trabalhando Com Pontuação” Como Recurso Didático. Tecnologia Educacional, p. 7, 2016.

CRUZ, Priscila. Tecnologia: prática pedagógica liderada pelo professor faz toda a diferença. 2017. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/colunas/priscilacruz/2017/12/20/-tecnologia-pratica-pedagogica-liderada-pelo-professor-faz-toda-a-diferenca.htm>. Acesso em: 10 fev.2018.

DE ALMEIDA, Maria. Elizabeth B.; VALENTE, José Armando. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, 2012.

DE ALMEIDA SEIXAS, Eugênia Patrícia; DE ARAÚJO, Maria Valéria P.; BRITO, Max Leandro de Araújo; FONSECA, Géssica Fabiely. Dificuldades e desafios na aplicação de metodologias ativas no ensino de turismo: um estudo em instituição de ensino superior. Turismo: Visão e Ação. v. 19, n. 3, p. 566-588, 2017.

GARTNER. Gartner afirma que setor de TI movimentará mais de US$ 95 bilhões no Brasil em 2015. 2015. Disponível em http://planin.com/gartner-afirma-que-setor-de-ti-movimentaramais-de-us-95-bilhoes-no-brasil-em-2015/GIORDAN, André; VECCHI, Gérard de. As origens do saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. 2 Ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

HINO, Marcia Cassitas; PRZEYBILOVICZ, Erico; COELHO, Taiane Ritta. Byod: Framework dos Fatores Percebidos da Prática no Ambiente Acadêmico. In: Encontro da ANPAD, 16, 2016.

Costa do Sauípe. Anais... Costa do Sauípe, 2016.

HINO, Marcia Cassitas; SKORA, Cláudio Marlus; MOTTA FILHO, José Ivar. Metodologias Ativas – os bastidores do uso no Ensino Superior: a perspectiva do professor. In: Simpósio Tecnologia e Educação a Distância no Ensino Superior, 1, 2018, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UEMG, 2018.

JOHNSON, Larry; SMITH, Rachel; WILLIS, H.; LEVINE, Alan.; HAYWOOD, Keene. The 2010 Horizon Report. Austin, TX: The New Media Consortium. 2010.

JOHNSON, Larry; ADAMS BECKER, Samantha; ESTRADA, Victoria; FREEMAN, Alex. The NMC Horizon Report: 2015 Higher Education Edition, Austin, TX: The New Media Consortium, 2015.

KAPA, Raphael. Aluno processa professor por celular retirado em sala de aula e perde. 2014. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/aluno-processaprofessorpor-celular-retirado-em-sala-de-aula-perde-12718573>. Acesso em: 10 fev.2018.

LIMA, Érika. Rosana Passos de O.; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da S. C. A tecnologia e o ensino de química: jogos digitais como interface metodológica. In: SOUSA, Robson Pequeno de, MOITA; Filomena Maria Gonçalves da S. C.; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes (org.)

Tecnologias digitais na educação [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011.

LITTLEJOHN, Chris; HUNTER, Jane. Messy or not: the role of education institutions in leading successful applications of digital technology in teaching and learning. Australian Educational Leader, v. 38, n. 3, p. 62, 2016.

LOWENDAHL, Jan-Martin; THAYER, Terry-Lynn; MORGAN, Glenda; YANCKELLO, Robert; RESNICK, Marty; REVANG, Magnus. Top 10 Strategic Technologies Impacting Higher Education in 2018. Gartner, 11th January, 2018.

LUGO, Maria Teresa; RUIZ, Violeta. Reflexões em torno dos cenários educacionais de integração em TIC. In. Experiências avaliativas de tecnologias digitais na Educação. São Paulo: Fundação Telefônica Vivo, p. 85-95, 2016.

LUTZ, Maurício Ramos; GOMES, Ana Carla Nicola F.; LARA, Débora da Silva; ANGER, Mariely Rodrigues; SEVERO, Silviana Izabel Freire; FONSECA, Jussara Aparecida. Panorama sobre o (des) uso das tecnologias da informação e comunicação na educação básica em escolas públicas de Alegrete. In: Encontro Mineiro de Educação Matemática, 7, 2015, São João Del Rei. Anais... São João Del Rei: Comunicações Científicas, 2016.

MANIR, Mônica. Alunos querem que a escola reflita a vida real, diz brasileira jurada de prêmio da Unesco. 2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-43324888>. Acesso em: 10 fev. 2018.

MARTINHO, Tânia; POMBO, Lúcia. Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais: um estudo de caso. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 2, p; 527-538, 2009.

MOMINÓ, Josep M.; SIGALÉS, Carles; MENESES, Julio. La escuela en la sociedad red: internet en la educación primaria y secundaria. Barcelona: Ariel, 2008.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na educação: teoria & prática, v. 3, n. 1, p. 137-144, 2000.

MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo

Educacional, v. 4, n. 12, p. 1-19, 2004.

MORAN, José Manuel. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, p. 15-33, 2015.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Department of Economic and Social Affairs, Population Division. World Population Prospects: The 2017 Revision, Volume II: Demographic Profiles. Disponível em: <https://esa.un.org/unpd/wup/publications- /files/wpp2017_volume-ii-demographic-profiles.pdf>. Acesso em: 10 fev.2018.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Department of Economic and Social Affairs, Population Division. World Urbanization Prospects: The 2018 Revision. Disponível em: <https://esa.un.org/unpd/wup/publications/files/WUP2018KeyFacts.pdf&usg=AOvVaw2QfsvD0UdlkcE0VaYHZQh0>. Acesso em: 10 fev.2018.

PEDRÓ, Francesc. Educação, tecnologia e avaliação: por um uso pedagógico efetivo da tecnologia em sala de aula. In. Experiências avaliativas de tecnologias digitais na Educação. São Paulo: Fundação Telefônica Vivo, p. 19-34, 2016.

PHILLIPS, Michael. Digital Technology Integration. In. HENDERSON, Michael; ROMEO, Geoff (Eds,), Teaching and Digital Technologies: Big Issues and Critical Questions, Cambridge University Press, Melbourne, Australia.2015.

RUPPENTHAL, Raquel; SANTOS, Tatiana Linhares dos; PRATI, Tatiana Valesca. A utilização de mídias e TICs nas aulas de Biologia: como explorá-las. Cadernos de Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 377-390, 2011.

SELWYN, Neil. The Internet and education. In. GONZALES, Francisco. Change: 19 key essays on how Internet is changing our lives. BBVA Annual Series, BBVA, v. 19, p. 196-216, 2014.

SILVA, Bruno Henrique Pais; SAMÁ, Suzi; LUNARDI, Guilherme Lerch. Motivos de uso e Benefícios Percebidos pelos Estudantes do Ensino Superior no uso dos Dispositivos Móveis no Ambiente Educacional. RENOTE, v. 15, n. 2, p. 1-10, 2017.

Publicado

2019-02-21

Cómo citar

HINO, M. C. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA ERA DA TECNOLOGIA . Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 127–139, 2019. DOI: 10.35699/2238-037X.2019.9868. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9868. Acesso em: 17 jul. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.