O TRABALHO DOCENTE E A SAÚDE DOS PROFESSORES

O COLETIVO COMO RECURSO?

Autores

  • Yves Clot Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2020.26536

Palavras-chave:

Trabalho docente, Clínica da atividade, Trabalho e saúde

Resumo

O texto discute a problemática do trabalho e da saúde dos professores tendo como base o aporte da clínica da atividade. Nesse sentido, mobiliza os quadros conceituais da perspectiva teórico-metodológica da clínica da atividade para pensar o lugar do coletivo e de suas dinâmicas nos processos trabalho-saúde no campo profissional mais amplo e, em particular, no âmbito do trabalho docente.

Biografia do Autor

  • Yves Clot, Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM)

    Professor titular de Psicologia do Trabalho do Conservatoire National des Arts et Métiers – CNAM/Paris.

Referências

CANGUILHEM, Georges (2002). Écrits sur la médecine, Paris, Seuil, 2002.

VYGOTSKI, Lev S. Psychologie concrète de l’homme. In: BROSSARD, Michel. Lectures et perspectives de recherches en éducation. Villeneuve d’Ascq: Presses Universitaires du Septentrion, 2004 (p. 231-255).

WINNICOTT, Donald W. Conversations ordinaires. Paris, Gallimard, 1988.

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Publicado

2021-01-07

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

O TRABALHO DOCENTE E A SAÚDE DOS PROFESSORES: O COLETIVO COMO RECURSO?. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 29, n. 3, p. 69–74, 2021. DOI: 10.35699/2238-037X.2020.26536. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/26536. Acesso em: 3 jan. 2025.

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