ANÁLISE DA GESTÃO DE RISCO NO TRABALHO DE ENFERMAGEM EM UMA INSTITUIÇÃO PSIQUIÁTRICA / Analysis of risk management at nursing work in the psychiatric assistance

Autores

  • Davidson Passos Mendes Universidade Federal de Itajubá - Campus Itabira
  • Geraldo Fabiano de Souza Moraes Universidade Federal de Itajubá - Campus Itabira
  • Juliana Cristina de Lima Mendes

Palavras-chave:

Enfermagem Psiquiátrica, Carga de Trabalho, Engenharia Humana.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os campos de possibilidades da gestão do risco no trabalho de enfermagem na assistência psiquiátrica ao adolescente e à criança e sua relação entre determinantes técnicos e organizacionais da atividade de trabalho e as competências dos operadores. Foram utilizados para análise e coleta de dados, através do método da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), 15 trabalhadores de enfermagem - auxiliares e técnicos - entre efetivos e contratados e, observadas as estratégias de ação e regulação desses sujeitos trabalhadores frente às interfaces que lidam. Os trabalhadores encontram-se expostos a todas as cargas de forma intensa e específica, gerando desgaste físico e mental, que se aproxima do sofrimento psíquico, pela exposição à carga psíquica, não somente pelo convívio com o objeto de trabalho, mas pela complexidade das relações que estão envolvidos esses trabalhadores de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-08-02

Como Citar

MENDES, D. P.; MORAES, G. F. de S.; MENDES, J. C. de L. ANÁLISE DA GESTÃO DE RISCO NO TRABALHO DE ENFERMAGEM EM UMA INSTITUIÇÃO PSIQUIÁTRICA / Analysis of risk management at nursing work in the psychiatric assistance. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. 73–84, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8698. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)