A EDUCAÇÃO E O MOVIMENTO POPULAR DO 25 DE ABRIL / The education and the popular movement of the 25 of april

Autores/as

  • Rui Canário Universidade de Lisboa

Palabras clave:

trabalho e educação, emanciação social, heteronomia, autonomia

Resumen

O artigo pretende esboçar um questionamento que permita relacionar a educação, o trabalho e a emancipação social, equacionando de forma crítica o papel e a natureza do Estado. O questionamento teórico será marcado pela centralidade da oposição entre os conceitos de “heteronomia” e “autonomia”, para elucidar a relação entre movimentos sociais e processos de “criação” e aprendizagens coletivas.

Publicado

2012-05-03

Número

Sección

ARTIGOS

Cómo citar

A EDUCAÇÃO E O MOVIMENTO POPULAR DO 25 DE ABRIL / The education and the popular movement of the 25 of april. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 15, n. 2, p. 15–30, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8814. Acesso em: 27 may. 2025.

Artículos similares

1-10 de 444

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.