A INFLUÊNCIA DAS TICs E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.53290Palavras-chave:
Trabalho docente, Inteligência artificial, PrecarizaçãoResumo
Este artigo objetiva discutir a relação entre a precarização do trabalho docente e a adoção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e Inteligências Artificiais (IAs) no ambiente escolar. Além disso, procura debater a eficiência desse recurso parao campo educacional e a quem isso de fato beneficia. A metodologia utilizada foi a pesquisa teórica em artigos, livros e dissertações. O estudo considerou os desafios da era digital no trabalho docente, especialmente aspectos como: a necessidade de uma ampla e crítica formação dos professores para o uso de tecnologias; e os impactos que as precárias condições de trabalho têm sobre a saúde destes profissionais. Os resultados apontam para o fato que outros estudos se fazem necessários no sentido da compreensão das possíveis implicações das TICs no geral e do uso de IAs, em particular, para o processo de desvalorização do trabalho dos professores.
Referências
ABAR, Celina Aparecida Almeida Pereira; SANTOS, José Manuel Dos Santos Dos. Pensamento computacional na Escola Básica na era da inteligência artificial: Onde está o professor. 1º Congresso de Inteligência Artificial da PUC-SP. São Paulo, 2020. Disponível em: https://ined.ese.ipp.pt/sites/default/files/202012/1%C2%BA%20Congresso%20de%20Intelige%CC%82ncia_ABAR_DOSSANTOS.pdf . Acesso em: 01 jul. 2024.
ALTRAN, Luana Cecília Dos Santos. Superlotação em sala de aula e sua influência na qualidade de ensino - Ausência de dados - O caso do município de Guarulhos. Revista Ciências Jurídicas e Sociais-UNG-Ser, Guarulhos, v. 9, n. 1, p. 19-27, 2019. Disponível em: http://revistas.ung.br/index.php/cienciasjuridicasesociais/article/view/3720 . Acesso em: 16 dez. 2024.
ANDRE, Marli Eliza Dalmazo A.; ALMEIDA, Patrícia C. Albieri; HOBOLD, Márcia de Souza; AMBROSETTI, Neusa Banhara; PASSOS, Laurizete Ferragut; MANRIQUE, Ana Lúcia. O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília , v. 91, n. 227, p. 122-143, jan./abr. 2010. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000100008&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 01 jul. 2024.
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 8. ed. São Paulo: Cortez, 1995. Disponível em: https://docs.google.com/file/d/0B3QMjaAhCXkMRGdVQVloaEJYN3M/edit?resource’’’’key=0-_DYsugmfzONh9PSdZPaZhA . Acesso em: 16 dez. de 2024.
ARRUDA, Eucídio Pimenta. Ensino e aprendizagem na sociedade do entretenimento: desafios para a formação docente. Educação, Porto Alegre, v. 36, n. 02, p. 232-239, 2013. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-25822013000200011&script=sci_abstract . Acesso em: 01 jul. de 2024.
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Reflexões sobre a política nacional de formação de professores a distância e o enfraquecimento da EaD pública pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Educação, Santa Maria, v. 43, n. 4, p. 823-842, out. 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/1171/117157486012/117157486012.pdf . Acesso em: 01 jul. de 2024.
ASSUNÇÃO, Ada Ávila; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Intensificação do trabalho e saúde dos professores. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 107, p. 349-372, maio/ago. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000200003 . Acesso em: 01 jul. 2024.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez.1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acesso em: 01 jul. de 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricularbncc#:~:text=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20CNE%2FCP%20n%C2%BA%202%2C%20de%2022%20de%20dezembro%20de,no%20%C3%A2mbito%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20B%C3%A1sica . Acesso em: 01 jul. 2024.
BRASIL. Lei nº 8.069, 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 13 jul. 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm#:~:text=e%20objetos%20pessoais.-,Art.,%2C%20aterrorizante%2C%20vexatório%20ou%20constrangedor. Acesso em: 01 jul. 2024.
CAMPOS, Marlon Freitas de; VIEGAS, Moacir Fernando. Saúde mental no trabalho docente: um estudo sobre autonomia, intensificação e sobrecarga. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 2, p. 417-437, abr./jun. 2021. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13270 . Acesso em: 01 jul. 2024.
CIAVATTA, Maria. Trabalho como princípio educativo. In: PEREIRA, Isabel Brasil; LIMA, Júlio César França (Orgs.). Dicionário da Educação Profissional em Saúde. 2. ed. Revista e ampliada, Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2009. p. 408-415. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/publicacao/livro/dicionario-da-educacao-profissional-em-saude-segunda-edicao-revista-e-ampliada . Acesso em: 16 dez. 2024.
CUNHA; Nathália Barcelos; CUNHA, Norival Carvalho; CUNHA, Thaís Naiane B. Geração digital – transformação pedagógica. Cadernos da Fucamp, Monte Carmelo, v.14, n. 20, p.74-83, 2015. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/506 Acesso em: 01 jul. 2024.
DOMINGOS, Pedro. O algoritmo mestre: como a busca pelo algoritmo de machine learning definitivo recriará nosso mundo. São Paulo: Novatec, 2017. Disponível em: https://doceru.com/doc/sns188n. Acesso em: 01 jul. 2024.
DORE, Rosemary. Afinal, o que significa o trabalho como princípio educativo em Gramsci? Cadernos Cedes, Campinas, v. 34, n. 94, p. 297-316, set./dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/RHGqjsJdnCy8BztKwpgGP3Q/abstract/?lang=pt . Acesso em: 01 jul. 2024.
DRUCK, Graça. A precarização social do trabalho no Brasil: uma proposta de construção de indicadores. In: ANTUNES, Ricardo. (Org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil II. São Paulo: Boitempo, 2013, p. 55-73. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2649414/mod_resource/content/1/Druck%202013%20Precariza%C3%A7%C3%A3o%20no%20Brasil.pdf . Acesso em: 01 jul. 2024.
DRUCK, Graça. Trabalho, precarização e resistências: novos e velhos desafios? Caderno CRH, Salvador, v. 24, n. spe, p. 37-57, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccrh/a/qvTGPNcmnSfHYJjH4RXLN3r/?lang=pt . Acesso em: 16 dez. 2024.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 2006.
FIGUEIREDO, Camila Pita. Vulnerabilidade algorítmica do trabalhador docente no ensino superior privado. 2023. 145 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Escola de Direito, Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17120 . Acesso em: 01 jul. 2024.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e trabalho: bases para debater a educação profissional emancipadora. Perspectiva, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 71–8, jan./jun. 2001. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/8463 . Acesso em: 1 dez. 2024.
GARCIA, Maria Manuela A.; ANADON, Simone Barreto. Reforma educacional, intensificação e autointensificação do trabalho docente. Caderno CEDES, Campinas, v. 30, n. 106, p. 63-85, jan./abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/F4ngy7gs3qcGKcSrJh5CB5s/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 01 jul. 2024.
GOMES, Luciana; BRITO, Jussara. Desafios e possibilidades ao trabalho docente e à sua relação com a saúde. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 49-62, jan./jun. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4518/451844611006.pdf . Acesso em: 01 jul. 2024.
KAUFMAN, Dora. A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana? Barueri: Estação das Letras e Cores, 2019. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/670619015/A-Inteligencia-Artificial-Ira-Suplantar . Acesso em: 01 jul. 2024.
MAGALHÃES, Alice Maria Carvalho. A aprendizagem cooperativa enquanto estratégia para promoção da atenção dos alunos: o caso de uma turma do 10º ano na disciplina de economia A. 2014. 99 f. Relatório de prática de ensino (Mestrado em ensino de Economia e Contabilidade) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2014. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/32332907.pdf . Acesso em: 01 jul. 2024.
MIRANDA, Guilhermina Lobato. Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, Lisboa, v. 3, p. 41-50, 2007. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Disponível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/60/76# . Acesso em: 01 jul. 2024.
MARINHO, Vanessa C. O Cenário do uso das Tecnologias na Escola do Século XXI. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 2013, Campinas. Anais... Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013. p. 260-269. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/16667/16509. Acesso em: 01 jul. 2024.
MARX, Karl. O Capital: Crítica da Economia Política. Livro 1: O processo de produção do capital. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985. Disponível em: https://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/marx-e-engels/o-capital-livro-1.pdf . Acesso em: 01 jul. 2024.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, set/dez, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NM7Gfq9ZpjpVcJnsSFdrM3F/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 01 jul. 2024.
OLIVEIRA, Walas Leonardo de. O docente do ensino médio e as tecnologias da informação e comunicação: análise de possíveis alterações no processo de trabalho. 2007. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/HJPB-7CUFJX . Acesso em: 01 jul. 2024.
OTTO, Patrícia Aparecida. A importância do uso das tecnologias nas salas de aula nas séries iniciais do Ensino Fundamental I. 2016. 18 f. TCC (Especialização) –Pós-graduação em Educação na Cultura Digital, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/168858/TCC_otto.pdf?sequence=1 . Acesso em: 01 jul. 2024.
PIRES, Denise Elvira. Precarização do Trabalho em Saúde. In: PEREIRA, Isabel Brasil; LIMA, Júlio César França (Orgs.). Dicionário da Educação Profissional em Saúde. 2. ed. Revista e ampliada, Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2009. p. 317.Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/publicacao/livro/dicionario-da-educacao-profissional-em-saude-segunda-edicao-revista-e-ampliada . Acesso em: 11 dez. 2024.
PEREIRA, Arthur; LEHMANN, Lúcia; OLIVEIRA, Mariana. O desafio das tecnologias de inteligência artificial na educação: percepção e avaliação dos professores. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 29, n. 113, p. 975- 999, out./dez, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/nM9Rk8swvtDvwWNrKCZtjGn/. Acesso em: 01 jul. 2024.
PIAGET, Jean. A Linguagem e o Pensamento da Criança. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1959.
RODRIGUES, Olira Saraiva; RODRIGUES, Karoline Santos. A inteligência artificial na educação: os desafios do ChatGPT. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 16, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.45997 . Acesso em: 01 jul. 2024.
TELES, Lucio; NAGUMO, Estevon. Uma inteligência artificial na educação para além do modelo behaviorista. Revista Ponto de Vista, v. 12, n. 3, p. 01-15, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15452 . Acesso em: 7 out. 2024.
TROITINHO, Maria da Conceição Ribeiro; SILVA, Ivonilce Brelaz; SOUSA, Maiana Maia; SANTOS, Adriana Damasceno S.; MAXIMINO, Caio. Ansiedade, afeto negativo e estresse de docentes em atividade remota durante a pandemia da COVID-19. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 19, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/W93PH7nPTTMtYpDDC3bZXTR/# . Acesso em: 01 jul. 2024.
TURING, Alan. Computing Machinery and Intelligence. Mind, New Series, v. 59, n. 236, p. 433-460, Oct. 1950. Disponível em: https://phil415.pbworks.com/f/TuringComputing.pdf . Acesso em: 01 jul. 2024.
VICARI, Rosa Maria. Influências das Tecnologias da Inteligência Artificial no ensino. Estudos Avançados, São Paulo, v. 35, n. 101, p. 73-84, jan./abr. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/VqyZbNzYfnCJ8s8Psft4jZf/ . Acesso em: 01 jul. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Trabalho & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.