A EDUCAÇÃO: NEM PROMETEU NEM SÍSIFO, UMA INTERVENÇÃO / The education: neither Prometheus nor Sisyphus, an intervention

Autores/as

  • Jean-Marie Barbier CNAM/Paris

Palabras clave:

Ação educativa, Cultura de ensino, Cultura de profissionalização

Resumen

O objetivo do ensaio é definir ação educativa como intervenções de sujeitos sobre as atividades de outros sujeitos em que diversas historicidades individuais e coletivas se cruzam, promovendo desenvolvimentos de parte a parte. Essa definição entende como especificidade da ação educativa o fato de ser intencional em sua concepção e organização, tendo em vista transformações esperadas em termos de rotinas de atividade com posterior valorização. Tal concepção é complementada pela diferenciação entre “cultura de ensino”, na qual há uma organização do espaço educativo segundo uma lógica de comunicação de saberes e conhecimentos, “cultura da formação”, quando esta organização obedece a uma lógica de produção de (novas) capacidades e atitudes e, finalmente, “cultura da profissionalização”, quando o objetivo é estruturar atividades tendo em vista a transformação de competências. O autor finaliza o artigo apresentando quadro comparativo das características dessas três “culturas”, chamando atenção para o fato de que podem integrar momentos diferentes de uma mesma ação educativa.

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Biografía del autor/a

Jean-Marie Barbier, CNAM/Paris

Professor do Centre de Recherche sur la Formation do Conservatoire National des Artes et Métiers – CNAM/Paris.

Cómo citar

BARBIER, J.-M. A EDUCAÇÃO: NEM PROMETEU NEM SÍSIFO, UMA INTERVENÇÃO / The education: neither Prometheus nor Sisyphus, an intervention. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 21, n. 2, p. 63–72, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9043. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS

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