A integralidade, a partir do acolhimento, nas práticas de ensino clínico em uma faculdade de Odontologia

Autores

  • Giselle Cabral da Costa Cirurgião-dentista
  • Heriberto Fiuza Sanchez Cirurgião-dentista
  • Viviane Elisângela Gomes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Efigênia Ferreira e Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Andréa Maria Duarte Vargas Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.7308/aodontol/2014.50.2.02

Palavras-chave:

Educação em Odontologia, Acolhimento, Pesquisa qualitativa

Resumo

Objetivo: Avaliar o acolhimento na prática assistencial e no projeto pedagógico de um curso de Odontologia.

Materiais e métodos: Este estudo foi realizado por metodologia qualitativa, tendo como sujeitos da pesquisa alunos e usuários da instituição, utilizando entrevistas semi-estruturadas, examinadas a partir da análise do conteúdo.

Resultados: Os resultados mostraram que o acolhimento está relacionado à disponibilidade de vagas aos usuários, ao relacionamento entre os membros da equipe e em relação à referência e contra referência dos usuários. O acolhimento na prática clínica não apresenta solidez. Conceitos e reflexões acerca do tema permearam os discursos, mas as práticas são principalmente conservadoras e antigas.

Conclusão: O acolhimento como atributo da integralidade da atenção ainda é um conceito em construção, uma reflexão que ainda não se concretizou. Observa-se a convivência de elementos a conquistar e alguns já em curso. É necessário que a prática do acolhimento seja objeto de discussão maior na faculdade, teorizando-a e tornando-a uma realidade de modo que todos os segmentos a percebam.

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Publicado

2016-06-14

Como Citar

Costa, G. C. da, Sanchez, H. F., Gomes, V. E., Ferreira e Ferreira, E., & Vargas, A. M. D. (2016). A integralidade, a partir do acolhimento, nas práticas de ensino clínico em uma faculdade de Odontologia. Arquivos Em Odontologia, 50(2). https://doi.org/10.7308/aodontol/2014.50.2.02

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