Produtos convencionais e extratos de plantas medicinais utilizados na higienização de tetos de bovinos leiteiros
Palavras-chave:
Microbiologia do leite. Plantas medicinais. Qualidade do leite. Sanitizantes.Resumo
Objetivou-se realizar estudo sobre a utilização de compostos químicos convencionais e alternativos de antissépticos e desinfetantes, usados na higienização de tetos de bovinos leiteiros, antes e após a ordenha. Realizou-se busca nas bases indexadoras Science direct, PuBmed e Periódicos Capes, com as palavras chaves: qualidade do leite; sanitizantes de tetos; desinfetantes e seus componentes; uso de antimicrobianos a base de iodo e cloro; antimicrobianos naturais para a sanitização de tetos; e plantas medicinais como sanitizantes de tetos. Após a leitura foi realizada a redação do texto. O uso indiscriminado de antissépticos antes e após a ordenha pode causar danos como, lesões no epitélio mamário, resistência bacteriana, presença de resíduos antissépticos no leite, interferindo na qualidade do produto e de seus derivados. O uso indiscriminado de antissépticos antes e após a ordenha, pode causar danos como lesões no epitélio mamário, indução de resistência bacteriana, presença de resíduos antissépticos no leite, interferindo na qualidade do produto e de seus derivados. Por isso, os extratos vegetais podem substituir os antissépticos convencionais empregados na ordenha, e assim reduzindo a contagem de células somáticas, obtendo produto final enquadrado nos padrões de consumo e livre de contaminantes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.