Atividade antimicrobiana do óleo essencial de Capim Limão (Cymbopogon fíexuosus Steud. Wats.) frente a bactérias isoladas de aves
Palavras-chave:
Avicultura. Capim-santo. Escherichia coli. Plantas medicinais. Staphylococcus aureus.Resumo
O uso de antibióticos como melhoradores de desempenho tem representado risco à saúde pública. Como alternativa, é possível utilizar aditivos naturais, como o óleo essencial de Capim Limão. Objetivou-se avaliar a atividade antimicrobiana do óleo essencial de Cymbopogon fíexuosus frente a Staphylococcus aureus e Escherichia coli entéricas isoladas de Gallus gallus domesticus. Foram realizados testes de difusão em disco, além da determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) e Concentração Bactericida Mínima (CBM), utilizando cinco concentrações distintas do óleo (160; 80; 40; 20 e 10 μL/mL). As concentrações de 160 e 80 μL/mL propiciaram os maiores diâmetros de halos de inibição na difusão em disco, diferindo estatisticamente das demais concentrações e também entre si, sendo que a concentração de 160 μL/mL gerou os maiores halos. Houve efeito inibitório (CIM) a partir da concentração de 80 μL/mL, mas a CBM não foi detectada. Conclui-se que o óleo essencial de Capim Limão apresenta atividade antimicrobiana frente a S. aureus e E. coli isoladas de aves a partir da concentração de 80 μL/mL, obtendo o melhor resultado na concentração de 160 μL/mL. Novos estudos são necessários para avaliar a eficácia do uso de doses superiores e indicar esse óleo como aditivo em dietas de aves.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.