Atuação carrapaticida do neem e manejo consorciado de pastagem no controle do carrapato: revisão sistemática de literatura
Resumo
Este estudo teve por objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o mecanismo molecular da atuação carrapaticida do neem e manejo agroecológico de pastagem no controle do carrapato, associando o neem e a pastagem. Foram pesquisadas as bases de dados Medline/Pubmed, Google acadêmico e Scielo, conforme a metodologia PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and MetaAnalyses). Incluiu-se artigos sobre a temática proposta, considerando as características gerais dos estudos, mecanismo molecular de atuação do neem sobre o carrapato e manejo agroecológico de pastagem associada com o neem. Dos 121 estudos encontrados, 18 atenderam os critérios de inclusão. Apesar da diversidade de estudos já realizados utilizando o neem contra o carrapato, nenhuma pesquisa foi conduzida até o momento no sentido de elucidar a mecanismo molecular de atuação do neem sobre o carrapato. Grandes esforços foram dispensados na busca de literatura que abordasse esse assunto, entretanto, nenhum artigo foi encontrado nas bases de dados pesquisadas. Apesar de ter sido relatado um trabalho que apontou o neem como importante quebravento natural em um sistema silvipastoril, nenhum estudo que abordasse a associação de neem e pastagem, para o controle do carrapato, foi encontrado na literatura. Conclui-se que são necessários estudos para compreender o sítio de ação dos compostos bioativos do neem, além de ser interessante propor alternativas de controle do carrapato não apenas no animal, mas também no ambiente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.