Profissionalismo e Institucionalização da Pedagogia para os Distúrbios de Fala e Linguagem em um Sistema Escolar Inclusivo na Alemanha

Autores

  • Joerg Mussman Universidade de Giesen - Alemanha
  • NADIA Pereira Gonçalves de AZEVEDO Universidade Católica de Pernambuco

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Sprachheilpädagogik, Teoria do Profissionalismo

Resumo

Este trabalho pretende refletir sobre as vantagens da pedagogia inclusiva na Alemanha, fornecendo dados comparativos entre a pedagogia tradicional, separatista e a inclusiva. Recursos institucionais e didáticos bem desenvolvidos têm mostrado, entretanto, perspectivas úteis em um sistema inclusivo, quando o princípio de subsidiaridade é seguido. A história e a evolução da área desta pedagogia especial poderiam fornecer informações acerca dos limites e possibilidades da educação inclusiva, principalmente para alunos com distúrbios da linguagem. Os resultados apontam para o fato de que em diferentes níveis e pontos de transição, pode-se trabalhar diretamente com o suporte à criança ou indiretamente com consultoria ou formação contínua da equipe pedagógica docente para a criança.

Biografia do Autor

  • Joerg Mussman, Universidade de Giesen - Alemanha
    Doutor em Educação Inclusiva. Instituto de Pedagogia Especial e Curativa Departamento de Pedagogia para os Distúrbios de Fala e Linguagem Universidade de Giesen - Alemanha
  • NADIA Pereira Gonçalves de AZEVEDO, Universidade Católica de Pernambuco
    Doutora em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2006), fonoaudióloga pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR, Rio de Janeiro, 1978), especialista em Patologias da Linguagem (UNICAP, 1984), especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa, 2006), mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2000). Atualmente é professora adjunto I da Universidade Católica de Pernambuco, atuando na Graduação em Fonoaudiologia e pós-graduação em Linguagem. É coordenadora, professora e pesquisadora do Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco. Compõe o Banco Nacional de Avaliadores Institucionais e de Curso (MEC) desde 2006, já tendo avaliado diversos cursos no Brasil. Tem experiência nas áreas de Fonoaudiologia e Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição e distúrbios de linguagem, discurso, linguagem, gagueira e afasia. Desde o seu mestrado, passou a trabalhar com linguagem na perspectiva discursiva. Dedica-se ao tema linguagem/discurso e sujeito, sobretudo através do estudo de situações que problematizam esta relação: afasia, gagueira, atraso de linguagem. Essa dedicação lhe levou a coordenar com a professora Fátima Vilar o Grupo de Convivência de Afásicos na Universidade Católica de Pernambuco. Além disso, coordena grupos terapêuticos com sujeitos gagos crianças, adolescentes e adultos na mesma universidade. É líder, juntamente com a Profª Fátima Vilar de Melo, do grupo de pesquisa "Linguagem, Distúrbio e Multidisciplinaridade", certificado pela instituição (Universidade Católica de Pernambuco), formado em 2002, tendo como área predominante: Lingüística, Letras e Artes, constituído no Mestrado em Ciências da Linguagem. No momento, participa de dois projetos com fomento do CNPq: um em parceria com a Profª Drª Carla Cardoso, do Centro Universitário Jorge Amado, que enfoca o trabalho cognitivo com sujeitos idosos sem lesão neurológica e com afasia, realizado em Salvador e Recife, que, além de fomento para equipamentos, gerou quatro bolsas para alunos da Universidade Católica de Pernambuco. Recentemente, teve aprovado um projeto, como coordenadora, no Edital Universal do CNPq, intitulado "Sommercamp: Terapia intensiva da gagueira em adolescentes e adultos no Recife-Pernambuco- Brasil ". Nesta pesquisa, trabalharão os Professores Jorg Mussman e Maria do Carmo Oliveira, da Universidade de Giessen, Alemanha.

Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Profissionalismo e Institucionalização da Pedagogia para os Distúrbios de Fala e Linguagem em um Sistema Escolar Inclusivo na Alemanha. (2023). Educação Em Revista , 28(3). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21033

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