Diálogo e dialogismo em Bakhtin e Freire: contribuições para a educação a distância

Autores

  • Fabio Scorsolini-Comin Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

diálogo, linguagem, educação a distância

Resumo

O objetivo deste estudo foi abordar as noções de diálogo e dialogismo nas obras de Bakhtin e Freire, discutindo suas contribuições para o contexto da educação a distância (EAD). Foram apresentadas três situações-problemas fictícias em um curso na modalidade a distância, no que tangem às ferramentas de interação. As proposições dessas ferramentas devem ser redigidas de modo a convidar os participantes a se posicionarem, permitindo a assunção de diferentes vozes acerca do assunto. O dialogismo, ao relativizar a autoria individual, ajuda-nos a compreender o caráter coletivo dessas produções. Ao propor a formação de alunos críticos e incentivar, paulatinamente, a adequação dos aprendentes a uma determinada forma, opera-se uma dicotomização, alienando o aluno e vendo-o como um produto, não como produtor de significações. Conclui-se que as ferramentas de interação em ambientes virtuais podem ser poderosos instrumentos para uma educação que se propõe transformadora.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Professor Adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Scorsolini-Comin, F. (2023). Diálogo e dialogismo em Bakhtin e Freire: contribuições para a educação a distância. Educação Em Revista, 30(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21143

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.