Diálogo e dialogismo em Bakhtin e Freire: contribuições para a educação a distância

Autores

  • Fabio Scorsolini-Comin Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

diálogo, linguagem, educação a distância

Resumo

O objetivo deste estudo foi abordar as noções de diálogo e dialogismo nas obras de Bakhtin e Freire, discutindo suas contribuições para o contexto da educação a distância (EAD). Foram apresentadas três situações-problemas fictícias em um curso na modalidade a distância, no que tangem às ferramentas de interação. As proposições dessas ferramentas devem ser redigidas de modo a convidar os participantes a se posicionarem, permitindo a assunção de diferentes vozes acerca do assunto. O dialogismo, ao relativizar a autoria individual, ajuda-nos a compreender o caráter coletivo dessas produções. Ao propor a formação de alunos críticos e incentivar, paulatinamente, a adequação dos aprendentes a uma determinada forma, opera-se uma dicotomização, alienando o aluno e vendo-o como um produto, não como produtor de significações. Conclui-se que as ferramentas de interação em ambientes virtuais podem ser poderosos instrumentos para uma educação que se propõe transformadora.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabio Scorsolini-Comin, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Doutor em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Professor Adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Arquivos adicionais

Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Diálogo e dialogismo em Bakhtin e Freire: contribuições para a educação a distância. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 22º de junho de 2025];30(3). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21143

Artigos Semelhantes

1-10 de 269

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.