Encontros e desencontros entre professores de Matemática e professores que ensinam Matemática em um curso de formação continuada
Palavras-chave:
Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica – LASEB, Ensino Fundamental, Identidade Docente, Educação Matemática, Formação Continuada de ProfessoresResumo
Apresentamos um estudo a partir de duas investigações sobre o LASEB-FaE-UFMG, curso de especialização que contemplava uma turma de Educação Matemática, no qual analisamos as relações construídas entre professores que ensinam Matemática e professores licenciados em Matemática. As pesquisas, concluídas em 2013, abordam a convivência dos docentes do primeiro e no segundo segmentos do Ensino Fundamental, explicitando diferenciações e identidades. Os docentes mostraram ter aprendido uns com os outros, ampliando sua formação nos conteúdos e no seu ensino, o que foi possibilitado pela abordagem eleita para o curso. Percebemos ter se evidenciado, nos contatos, a afirmação das identidades dos docentes “generalistas” e “especialistas”. A experiência se mostrou rica na construção de interações e aprendizagens sobre cada um, bem como sobre os processos formativos do Ensino Fundamental, remetendo-se a reflexões sobre a formação inicial docente.
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