Encontros e desencontros entre professores de Matemática e professores que ensinam Matemática em um curso de formação continuada

Autores

  • Maria Laura Magalhães Gomes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Sandra de Lacerda Cardoso Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM
  • Samira Zaidan Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Andréa da Silva Gino Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Palavras-chave:

Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica – LASEB, Ensino Fundamental, Identidade Docente, Educação Matemática, Formação Continuada de Professores

Resumo

Apresentamos um estudo a partir de duas investigações sobre o LASEB-FaE-UFMG, curso de especialização que contemplava uma turma de Educação Matemática, no qual analisamos as relações construídas entre professores que ensinam Matemática e professores licenciados em Matemática. As pesquisas, concluídas em 2013, abordam a convivência dos docentes do primeiro e no segundo segmentos do Ensino Fundamental, explicitando diferenciações e identidades. Os docentes mostraram ter aprendido uns com os outros, ampliando sua formação nos conteúdos e no seu ensino, o que foi possibilitado pela abordagem eleita para o curso. Percebemos ter se evidenciado, nos contatos, a afirmação das identidades dos docentes “generalistas” e “especialistas”. A experiência se mostrou rica na construção de interações e aprendizagens sobre cada um, bem como sobre os processos formativos do Ensino Fundamental, remetendo-se a reflexões sobre a formação inicial docente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Laura Magalhães Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Departamento de Matemática

Educação Matemática

Sandra de Lacerda Cardoso, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM

Professora de Matemática da Educação Básica Técnica e Tecnológica no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM 

Samira Zaidan, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

Educação Matemática

Andréa da Silva Gino, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

Educação Matemática

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Gomes, M. L. M., Cardoso, S. de L., Zaidan, S., & Gino, A. da S. (2023). Encontros e desencontros entre professores de Matemática e professores que ensinam Matemática em um curso de formação continuada. Educação Em Revista, 31(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21219

Edição

Seção

Artigos