O movimento da produção acadêmica sobre a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte

Autores

  • Samira Zaidan
  • Anna Maria Salgueiro Caldeira
  • Eustáquia Salvadora de Sousa
  • Ana Lúcia de Faria Azevedo
  • Cláudia Caldeira Soares

Palavras-chave:

Estado do Conhecimento;, Rede Municipal de Belo Horizonte;, Escola Plural

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da produção acadêmica sobre a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, de 1986/2005, considerando o contexto histórico social e educacional referente ao período. As 162 dissertações e teses que integram o estudo foram organizadas em 12 "focos temáticos". Os trabalhos desenvolvidos ao longo desses vinte anos revelam uma riqueza de temas e problemas e expressam um deslocamento do "olhar" dos pesquisadores das questões mais gerais para as mais específicas, em que a escola e seus sujeitos são colocados no centro do sistema educacional. São analisadas práticas escolares, programas da escola e de governo, projetos e os docentes e discentes em seus saberes, memórias, histórias de vida, relativas aos níveis de ensino da educação básica. A instituição escolar é entendida como um tempo/espaço de formação de sujeitos e de vivência de conflitos e possibilidades. O estudo revela uma rede de escolas que chama a atenção pelo número de trabalhos nela referenciados, pela diversificação de teorias e temas abordados, pela contribuição que deixa para a elaboração de projetos e políticas públicas.Estado do Conhecimento;

 

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Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
O movimento da produção acadêmica sobre a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 14º de novembro de 2025];25(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39819