Diálogos possíveis à construção do Projeto Político e Pedagógico na perspectiva contemporânea da Educação Integral

Autores

  • Maria Beatriz Pauperio Titton Centro Universitário Ritter dos Reis/UniRitter Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos
  • Suzana Moreira Pacheco

Palavras-chave:

Educação Integral, Projeto Político Pedagógico, Identidade Pedagógica.

Resumo

Este artigo discute aspectos presentes nos cenários escolares que envolvem experiências de jornada ampliada na perspectiva contemporânea de Educação Integral. Tal perspectiva tem entre seus pressupostos a centralidade, e não a centralização, da escola na coordenação dos processos educativos previstos no Projeto Político Pedagógico (PPP). Problematiza-se a relação deste projeto, enquanto marca identitária de uma comunidade educativa, e a proposta de Educação Integral, através da extensão da jornada escolar e das experiências, como ampliação do direito à aprendizagem. O foco desta análise é refletir de que forma o PPP da escola dialoga com os pressupostos e as ações inerentes a esta proposta, a qual envolve saberes populares, outros espaços, agentes educativos e práticas de gestão escolar. Conceitos como identidade pedagógica, diálogo e participação são aportados neste texto, a partir das referências de Paulo Freire, Alberto Melucci e Ilma Passos Veiga, dentre outros. 

Biografia do Autor

  • Maria Beatriz Pauperio Titton, Centro Universitário Ritter dos Reis/UniRitter Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos
    Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação/UFRGS. Professora aposentada da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. Pesquisadora e Professora Titular na Graduação e Pós-Graduação do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Ritter dos Reis/UniRitter. Professora Colaboradora no Mestrado Profissional em Gestão Educacional na Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos.
  • Suzana Moreira Pacheco
    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) , mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) . É professora integrante do Núcleo de Formação Docente e do Curso de Pedagogia da UNISINOS. Tem experiência na área de Educação Popular, com ênfase em Alfabetização, Estudos Sobre Leitura, Educação Inclusiva e Educação Integral, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de alfabetização, ensino e aprendizagem da leitura e da escrita,educação inclusiva e educação integral.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Edição

Seção

ESCOLA DE TEMPO E DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CAMPO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE DIREITOS

Como Citar

Diálogos possíveis à construção do Projeto Político e Pedagógico na perspectiva contemporânea da Educação Integral. (2023). Educação Em Revista , 31(4). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21226

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