A A PRÁTICA DOCENTE NA VOZ DOS PROFESSORES: ECOS FORMATIVOS E CONTEXTUAIS
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-4698&lng=pt
Palavras-chave:
Ensino de Ciências; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Formação de Professores; Condições de Trabalho Docente.Resumo
A literatura aponta formação e condições de atuação como influenciadoras do trabalho docente. Objetivando compreendê-las na visão dos professores de Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Londrina (Paraná), entre 2010-2011, procuramos entrevistá-los. Trata-se de um estudo local e temporal, possibilitando compreender aspectos da realidade desse contexto e momento. Após a transcrição das entrevistas, houve a imersão no seu conteúdo, envolvendo um aprofundamento da leitura das respostas. A partir da imersão houve a geração de categorias, que foram quantificadas e organizadas em gráficos e tabelas que permitissem a análise. Os professores valorizam as contribuições do estágio e do exercício da profissão em sua formação; levantam diferentes realidades quanto a sua carga de dedicação e número de alunos; e se importam mais com outras áreas de conhecimento, apesar de reconhecerem o grande interesse das crianças por ciências naturais. Por fim, defende-se tanto a valorização de uma formação para a prática docente, quanto melhores condições para a docência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.