A A PRÁTICA DOCENTE NA VOZ DOS PROFESSORES: ECOS FORMATIVOS E CONTEXTUAIS

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-4698&lng=pt

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Formação de Professores; Condições de Trabalho Docente.

Resumo

A literatura aponta formação e condições de atuação como influenciadoras do trabalho docente. Objetivando compreendê-las na visão dos professores de Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Londrina (Paraná), entre 2010-2011, procuramos entrevistá-los. Trata-se de um estudo local e temporal, possibilitando compreender aspectos da realidade desse contexto e  momento. Após a transcrição das entrevistas, houve a imersão no seu conteúdo,  envolvendo um aprofundamento da leitura das respostas. A partir da imersão houve a geração de categorias, que foram quantificadas e organizadas em gráficos e tabelas que permitissem a análise. Os professores valorizam as contribuições do estágio e do exercício da profissão em sua formação; levantam diferentes realidades quanto a sua carga de dedicação e número de alunos; e se importam mais com outras áreas de conhecimento, apesar de reconhecerem o grande interesse das crianças por ciências naturais. Por fim, defende-se tanto a valorização de uma formação para a prática docente, quanto melhores condições para a docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Franzolin, Universidade Federal do ABC

Pedagoga, bióloga, mestre e doutora em Educação graduada e pós-graduada pela Universidade de São Paulo (2000, 2006, 2007, 2012) tendo realizado estágio de intercâmbio como pesquisadora visitante na Western Michigan University, MI, EUA (2009-10). Durante sua formação dedicou sua dissertação e tese à análise de livros didáticos de Ciências e Biologia, assim como à discussão de tópicos curriculares para o Ensino de Genética. Atualmente atua no cargo de Professora Adjunta do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC, onde atua como Coordenadora da Licenciatura em Ciências Biológicas. Integrou-se em 2015 ao CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, Portugal, realizando estágio de pesquisa no exterior enquanto bolsista BPE (Bolsa de Pesquisa no Exterior) pela FAPESP. Foi Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (2012-2013), pesquisadora do Núcleo de Pesquisa das Novas Tecnologias da Comunicação Aplicadas à Educação (A Escola do Futuro - USP) (2001-2008) e atuou durante 10 anos como professora da Rede Municipal de Educação de São Bernardo do Campo na área de Educação Infantil. Tem experiência em capacitação de professores (presencial e a distância); desenvolvimento de projetos pedagógicos, elaboração de materiais e livros didáticos e avaliação de softwares educacionais. Em sua produção trata de tópicos como: Ensino de Ciências e Biologia, avaliação de livros didáticos, Ensino de Genética, Ensino de Ciências para Crianças, Educação à Distância e atividades investigativas no Ensino de Ciências. Endereço postal: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas - CCNH, Av. dos Estados, 5001 - Bangú, Santo André - SP, CEP: 09210-580. Telefone (11) 4996 – 8359.

Prof. Dr. Carlos Toscano, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, (2005), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, (1991), Graduado em Pedagogia pela Faculdade Campos Salles (1983) e Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo, USP, (1977). Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina/PR, atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pòs-Graduação em Educação. É líder do grupo de Pesquisa Escola e Formação/UEL que tem como foco a formação inicial e continuada de professores/as e tem suas atividades voltadas para o estudo do contexto escolar e dos acontecimentos na sala de aula tendo em vista o ensinar e o aprender, os aspectos institucionais e as práticas sociais como condições constitutivas do educador e do educando. É também pesquisador do grupo de pesquisa Aula: trabalho docente na formação inicial/UNICAMP-SP. Endereço postal: Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) - UEL - Campus Universitário, Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445), KM380, Caixa Postal: 10011, Londrina - Paraná , CEP 86057-970. Telefone (43) 3371-4338.

Downloads

Publicado

2022-01-25

Edição

Seção

Artigos