ASSOCIAÇÕES ENTRE DESEMPENHO NEUROPSICOLÓGICO E DESEMPENHO ARITMÉTICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Camila Oliveira Görgen Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Camila Schorr Miná Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciana Vellinho Corso Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

desempenho neuropsicológico, desempenho aritmético, funções executivas

Resumo

Este artigo teve como objetivo principal investigar as funções cognitivas associadas às dificuldades em aritmética, focando em: a) analisar a relação entre o desempenho neuropsicológico e o desempenho em aritmética da amostra total de cada ano escolar; e b) investigar o desempenho dos alunos nas funções neuropsicológicas, divididos de acordo com o desempenho em aritmética, para cada ano escolar. Participaram do estudo 167 alunos do 4º e do 6º do Ensino Fundamental, com idades entre 9 e 12 anos. As principais análises realizadas envolveram os escores do Subteste de Aritmética do Teste de Desempenho Escolar (TDE) e da bateria de avaliação neuropsicológica NEUPSILIN-Inf. Foram feitas correlações de Pearson entre a amostra total de cada ano escolar e o Teste t para averiguar diferenças entre os grupos, de cada ano escolar, formados com base no desempenho do TDE. Os resultados sugerem que quanto melhor o desempenho aritmético no TDE, mais altos os escores em memória, cálculos e fluência verbal no NEUPSILIN-Inf. Os alunos do grupo com dificuldades aritméticas apresentaram escores inferiores nos testes que avaliaram, principalmente, funções executivas e memória. Sugere-se um investimento em práticas educacionais que estimulem o desenvolvimento de tais funções cognitivas, com o intuito de prevenir as dificuldades aritméticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Oliveira Görgen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagoga e Mestra em Educação (UFRGS). Professora de formação continuada para professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais na área do Ensino da Matemática.

Camila Schorr Miná, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialista em Psicologia Organizacional pelo Centro Universitário FADERGS e Mestre em Neurociências pelo Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) da UFRGS. Atualmente é Coordenadora de Recursos Humanos na empresa Mconf. Possui experiências nas áreas de Avaliação Neuropsicológica, Avaliação Psicológica, Orientação Profissional e Recursos Humanos.

Luciana Vellinho Corso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Área de Psicopedagogia) e do Programa de Pós Graduação em Educação da FACED/UFRGS (Linha de Pesquisa: Aprendizagem e Ensino). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), Mestrado em Educação - Flinders University of South Australia (1993), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Líder do Grupo de Pesquisa em Cognição Numérica e Leitura (FACED/UFRGS). Pesquisadora e membro integrante do setor de Psicopedagogia do Programa de Déficit de Atenção/Hiperatividade (PRODAH) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Publicado

2023-06-21

Como Citar

Oliveira Görgen, C., Schorr Miná, C., & Vellinho Corso, L. (2023). ASSOCIAÇÕES ENTRE DESEMPENHO NEUROPSICOLÓGICO E DESEMPENHO ARITMÉTICO: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/36486

Edição

Seção

Artigos