Educação e Autonomia: uma construção no cotidiano dos trabalhadores
Keywords:
Educação, Autonomia, TrabalhadoresAbstract
O estudo constitui uma análise que “desentoca” a prática educativa de um grupo de trabalhadores da Região Industrial Belo Horizonte/Contagem. Representa um momento da caleidoscópica imagem do cotidiano dos trabalhadores, no qual criam seu espaço educativo específico.
A análise mostra que, em um movimento que se autoconstitui, aqueles sujeitos se autogovernam, ao expressarem os cuidados que têm com sua educação. Demonstra, a partir dos próprios protagonistas, os caminhos, as formas de organização e as relações pedagógicas que são construídas no processo educativo ali desenvolvido. Revela, na sua dinâmica interna e na prática educativa mais geral, que eles buscam, nessa experiência, resgatar o passado pela redescoberta do tempo, afirmando sua diferença e compreendendo suas vivências cotidianas fragmentadas.
O dia-a-dia da sala de aula daqueles trqabalhadores, pelo cruzamento das experiências vividas e narradas, expressa a possibilidade da reelaboração da sua identidade. A partir da emergência desses sujeitos, a prática educativa ali desenvolvida explicita formas de relação que permitem pensar aquele espaço como o lugar da constituição permanente da memória daqueles agentes. Enfim, as práticas ali desenvolvidas revelam as formas expressivas de autonomia como imprescindíveis à gestação da pedagogia dos trabalhadores.
Vale dizer, ainda que tal espaço educativo constitui um lugar privilegiado, em que a racinalização da vida se tem curvado frente à “experiência humana”, enquanto a educação do humano emerge, ajuntando os fragmentos da identidade daqueles sujeitos trabalhadores.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.