Educação e Autonomia: uma construção no cotidiano dos trabalhadores
Palabras clave:
Educação, Autonomia, TrabalhadoresResumen
O estudo constitui uma análise que “desentoca” a prática educativa de um grupo de trabalhadores da Região Industrial Belo Horizonte/Contagem. Representa um momento da caleidoscópica imagem do cotidiano dos trabalhadores, no qual criam seu espaço educativo específico.
A análise mostra que, em um movimento que se autoconstitui, aqueles sujeitos se autogovernam, ao expressarem os cuidados que têm com sua educação. Demonstra, a partir dos próprios protagonistas, os caminhos, as formas de organização e as relações pedagógicas que são construídas no processo educativo ali desenvolvido. Revela, na sua dinâmica interna e na prática educativa mais geral, que eles buscam, nessa experiência, resgatar o passado pela redescoberta do tempo, afirmando sua diferença e compreendendo suas vivências cotidianas fragmentadas.
O dia-a-dia da sala de aula daqueles trqabalhadores, pelo cruzamento das experiências vividas e narradas, expressa a possibilidade da reelaboração da sua identidade. A partir da emergência desses sujeitos, a prática educativa ali desenvolvida explicita formas de relação que permitem pensar aquele espaço como o lugar da constituição permanente da memória daqueles agentes. Enfim, as práticas ali desenvolvidas revelam as formas expressivas de autonomia como imprescindíveis à gestação da pedagogia dos trabalhadores.
Vale dizer, ainda que tal espaço educativo constitui um lugar privilegiado, em que a racinalização da vida se tem curvado frente à “experiência humana”, enquanto a educação do humano emerge, ajuntando os fragmentos da identidade daqueles sujeitos trabalhadores.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.