A PERMANÊNCIA E A EVASÃO DISCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DA EAD

PERMANENCE AND STUDENT EVASION IN DISTANCE PEDAGOGY COURSES FROM THE PERSPECTIVE OF DISTANCE EDUCATION MANAGEMENT

Autores/as

  • INAJARA DE SALLES VIANA NEVES

Palabras clave:

não se aplica

Resumen

O texto aqui referendado, intitulado “Permanência discente em Cursos de Pedagogia a distância: um estudo a partir da Universidade Aberta do Brasil”, apresenta reflexões importantes no que se refere à permanência e à evasão nos cursos na modalidade a distância, em especial os de Pedagogia, fomentados pela Universidade Aberta do Brasil- UAB.

Os autores apresentam nesse estudo um olhar voltado para a gestão institucional e seus diferentes elementos constituintes. O objetivo geral foi o de identificar e analisar de que forma as Instituições de Ensino Superior, vinculadas à Universidade Aberta do Brasil (UAB), promovem a permanência discente em cursos de Pedagogia a distância. Desse modo foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 8 gestores, sendo 5 coordenadores de curso, 1 coordenador de EaD, 1 coordenador da UAB na instituição e 1 gestor que acumula essas duas últimas funções; e análise de 18 documentos institucionais, entre Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDIs), Projeto Pedagógico do Curso (PPCs), e relatórios de avaliação docente e discente.

Esta resenha foi delineada a partir do diálogo dos autores e dos avaliadores do artigo “Permanência Discente em Cursos de Pedagogia a Distância” está organizada em três momentos: introdução; permanência e evasão discente: o “calcanhar de Aquiles” na gestão da EAD e algumas considerações.

 

 

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Publicado

2024-02-21

Cómo citar

NEVES, I. D. S. V. (2024). A PERMANÊNCIA E A EVASÃO DISCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DA EAD: PERMANENCE AND STUDENT EVASION IN DISTANCE PEDAGOGY COURSES FROM THE PERSPECTIVE OF DISTANCE EDUCATION MANAGEMENT. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48598

Número

Sección

Resenha Avaliativa

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