INSTRUÇÃO EM COMPREENSÃO DE LEITURA NA SALA DE AULA: O QUE PODEMOS APRENDER COM AS META-ANÁLISES?

Autores

Palavras-chave:

Compreensão de Leitura, Meta-análise, Intervenção

Resumo

A teoria e a pesquisa em compreensão de leitura (CL) deixam claro que a habilidade não decorre automaticamente da capacidade de decodificar um texto, pois envolve componentes linguísticos e cognitivos que precisam operar junto com a decodificação fluente. Por isso a habilidade de compreender precisa ser encarada como um objeto de ensino, e deve ser alvo de instrução escolar. Pesquisas de intervenção – e meta-análises sobre elas - indicam as propostas instrucionais que favorecem o desenvolvimento da habilidade. Entretanto, a aplicação da evidência científica para a prática do professor em sala de aula não é simples nem imediata, e requer nova elaboração. Este artigo de revisão integrativa examina um conjunto de meta-análises de estudos de intervenção em CL, com o objetivo de verificar os tipos de instrução analisados, sua efetividade e os principais aspectos que impactaram esse efeito. Destacam-se entre os achados: o ensino de estratégias favorece todos os perfis de alunos (sem ou com dificuldades, ou sob risco); há estratégias mais recomendadas que outras, como o estabelecimento prévio do objetivo da leitura (facilita o monitoramento), a realização de perguntas sobre o texto (durante a leitura, pelo professor e pelos alunos), e o uso de atividades de escrita sobre o texto.  Ainda, há um efeito moderador importante de quem aplica a instrução: a efetividade diminui quando é o professor quem aplica. A complexidade da aplicação e o preparo que ela requer indicam que tão importante quanto a elaboração de programas em CL é a formação dos professores que irão implementá-lo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Vellinho Corso, UFRGS

Doutora em Psicologia pelo Programa em Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto alegre. Rio Grande do Sul, Brasil.

Débora Mayer Nunes, UFRGS

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil. Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre (RS), Brasil.  Colaboradora ligada à pesquisa “Intervenção em compreensão leitora na escola pública – como garantir a aprendizagem da habilidade de ler com compreensão e prevenir dificuldades nesta área”, coordenada pela professora Dra. Helena Vellinho Corso.

Évelin Fulginiti de Assis, UFRGS

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado

2023-03-20

Como Citar

Vellinho Corso, H., Mayer Nunes, D., & Fulginiti de Assis, Évelin. (2023). INSTRUÇÃO EM COMPREENSÃO DE LEITURA NA SALA DE AULA: O QUE PODEMOS APRENDER COM AS META-ANÁLISES?. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25098

Edição

Seção

Artigos