Dublê de etnógrafo II ou diários do futebol na Alemanha

Hauptsächlicher Artikelinhalt

Bernardo Borges Buarque de Hollanda

Abstract

O manuscrito segue a forma de um diário futebolístico de viagem, fruto por sua vez de uma missão de pesquisa de duas semanas em diferentes partes da Alemanha, durante o final do ano de 2024. Em primeira pessoa, descrevo personagens, espaços e eventos relacionados à temática do futebol nesse país europeu, com o fito de colher impressões acerca do imaginário esportivo nacional, seja em reuniões formais de pesquisa seja em situações informais de passagem pelo território. Graças à colaboração de um nativo que é também um jovem professor na universidade de Bayreuth, na Bavária, e já um pesquisador de referência na sociologia alemã do esporte, procuro reconstituir sob diferentes ângulos práticas e representações do futebol em cidades como Munique, Nuremberg e Gelsenkirchen, entre outras. Numa espécie de pot-pourri, comento a dinâmica das torcidas “ultras” e de seus espaços urbanos de sociabilidade; apresento a atmosfera dentro e fora dos estádios e das arenas, em dias com e sem jogos; relato cenas prosaicas de um domingo de futebol de mulheres num centro de treinamento de um tradicional clube da região industrial do Ruhr; por fim, em destaque, reporto uma visita ao Museu do Futebol, em Dortmund, com uma descrição e uma análise do percurso museal nesse equipamento expositivo, tencionando bosquejos comparativos com seu homônimo em São Paulo.

Downloads

Download data is not yet available.

Artikel-Details

Rubrik

PARALELAS

Autor/innen-Biografie

Bernardo Borges Buarque de Hollanda, Fundação Getúlio Vargas

É professor-adjunto da Escola de Ciências Sociais, da Fundação Getúlio Vargas (FGV/CPDOC). Bacharel (1995) e licenciado (1997) em Ciências Sociais pela UFRJ, mestre (2003) e doutor (2008) em História Social da Cultura pela PUC-Rio, com estágio sanduíche na École des hautes études en sciences sociales (EHESS/2006). Realizou pesquisa de pós-doutorado pela Maison des sciences de lhomme de Paris (Bourse Hermès-2009) e pela University of Birmingham (Rutherford Fellowship - 2018). Bolsista de capacitação técnica pelo programa CAPES Print, com pesquisas no Centre international de létude du sport (CIES/Neuchâtel - Suíça - 2020) e na Universität Bayreuth (Alemanha - 2024). Ocupou a cátedra de pesquisador visitante no Institut des hautes études en Sciences Sociales (IHEAL/Nouvelle Sorbonne - Paris 3), em 2022/2023. É coordenador do segmento acadêmico do Programa de Pós-Graduação em História Política e Bens Culturais (PPHPBC CPDOC). Foi secretário-geral da Associação Brasileira de História Oral (ABHO - gestão 2020-2022) e representante sul-americano no conselho da International Oral History Association (IOHA - gestão 2018-2023). É editor da revista Esporte Sociedade. Representante eleito do Comitê Consultivo SciELO na área de Ciências Humanas (2021-2023). Coordena o Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) e o Laboratório de Pensamento Social (LAPES), ambos cadastrados no Diretório de Pesquisas do CNPq. Suas principais áreas de interesse são: história social do futebol e torcidas organizadas; modernismo e vida literária no Brasil; cultura brasileira - crítica e interpretação; pensamento social e história intelectual.

Zitationsvorschlag

Dublê de etnógrafo II: ou diários do futebol na Alemanha. FuLiA/UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 11, n. 1, p. 156–171, 2025. DOI: 10.35699/2526-4494.2026.v11.56979. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/56979. Acesso em: 15 jan. 2026.

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in