Metodologias para gestão documental em instituições de ensino superior

uma revisão sistemática de literatura

Autores/as

  • Rosaria Ferreira Otoni dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Elisângela Cristina Aganette Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2021.37180

Palabras clave:

Organização da informação, Gestão documental, Metodologias de gestão documental, Instituições de Ensino Superior

Resumen

A gestão documental constitui um conjunto de procedimentos referente à tramitação de documentos visando à eliminação ou guarda permanente, de modo que as instituições identifiquem o fluxo documental e fortaleçam a tomada de decisão para melhorar o desempenho dos seus processos. Neste contexto, objetiva-se verificar a existência de metodologias para gestão documental em Instituições de Ensino Superior brasileiras, com o propósito de evidenciar o cenário, por meio da literatura publicada. Mediante aplicação da revisão sistemática da literatura, realizaram-se buscas na base de dados da Library & Information Science Abstracts, cujos resultados preliminares evidenciaram a existência de metodologias voltadas à construção de instrumentos de tratamento da informação, ao diagnóstico institucional e ao uso dos sistemas informatizados, embora elas sejam incipientes. Portanto, recomenda-se ampliar os estudos desta pesquisa, a fim de aprofundar as consultas e análises propostas, além da realização de ajustes no protocolo de revisão.

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Publicado

2021-12-04

Cómo citar

Metodologias para gestão documental em instituições de ensino superior: uma revisão sistemática de literatura. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658, Belo Horizonte, n. Especial, 2021. DOI: 10.35699/2237-6658.2021.37180. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/37180. Acesso em: 26 dec. 2024.

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