BPM Acadêmico
metodologia de modelagem de processos
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2021.37183Palabras clave:
Modelagem de processos, BPM Acadêmico, Fluxo de processos e informacional, Gestão de projetos, Método 5W2HResumen
A modelagem de processos consiste em identificar, analisar e apresentar melhorias aos processos executados, para auxiliar na eficiência e eficácia dos processos na gestão institucional, um exemplo desta aplicação ocorreu no projeto de extensão BPM Acadêmico: mapeamento e modelagem de processos desenvolvido na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no período de outubro de 2017 a dezembro de 2019. Com objetivo de apresentar a formalização da metodologia BPM Acadêmico ECI/UFMG, para que esta possa ser aplicada em outras instituições. Trata-se de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa, baseada nos princípios da engenharia reversa. Tem-se como resultado final a metodologia BPM Acadêmico, desenvolvida pelo projeto BPM Acadêmico, formalizada e documentada, para ser aplicada em outras instituições. Acredita-se que a organização e apresentação das atividades que compõem a metodologia BPM Acadêmico e a sua ordem de execução, facilitarão sobremaneira na aplicação em outros contextos.
Descargas
Citas
ABPMP (Association of Business Process Management Professionals) Brasil. BPM CBOK: Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento. 3ed. ABPMP: São Paulo, 2013.
AGANETTE, E. C. Mapeamento de processos sob a perspectiva da Ciência da Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.2 5, número especial, p. 187-201, fev. 2020. Disponível em:<https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22288>. Acesso em: 24 jun. 2020.
BARBARÁ, S. (Org.). Gestão por processos: fundamentos, técnicas e modelos de implementação: foco no sistema de gestão de qualidade com base na ISO 9000:2000. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2012.
BASSAN, J. E. Gestão de qualidade: Ferramentas, Técnicas e métodos. Curitiba. 2018.
BEHR A.; MORO E. L. S.; ESTABEL L.B. Gestão da biblioteca escolar: metodologias, enfoques e aplicação de ferramentas de gestão e serviços de biblioteca. Ciência da Informação, Brasília, v. 37, n. 2, p. 32-42, mai./ago. 2008.
BIAZZI, M. R. Instituições públicas de ensino superior: estudo de casos de aperfeiçoamento de processos administrativos. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de produção) Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
CAVALCANTI, R. Modelagem de processos: roteiro para realização de projetos de modelagem de processos de negócios. Rio de Janeiro: Brasport, 2017.
FERREIRA, J.; SOUZA, W. O. Modelagem de processos através do BMP – Business Process Management. Belo Horizonte. Revista Techoje. 2017. Disponível em <http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/927>. Acesso em 12 fev. 2021.
GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
HAMMER, M.; CHAMPY, J. Reengenharia: revolucionando a empresa em função dos clientes, da concorrência e das grandes mudanças da gerência. Rio de Janeiro: Campus. 1994.
KELBERT, N. Gestão de projetos – 5w2h. Voluntária do empresarial. 2017. Disponível em: <https://voluntariadoempresarial.com.br/ferramentas-gestao-projetos-sociais/5w2h/> Acesso em: 01 fev. 2020.
KOCH, G. V. Business Process Management (BPM) em Instituições Federais de Ensino Superior. 2016. 119 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
LIMA JÚNIOR, O. P.; FREITAS, A. Júlio P. de. Estudo das Disfunções do Fluxo de Informação do Arquivo do Departamento Financeiro da Empresa Z. S/A: Aplicação da Técnica 5W2H. Biblionline, v. 1, n. 1, jan./jun. 2005.
LISBÔA, M. da G. P., GODOY, L. P. Aplicação do método 5W2H no processo produtivo do produto: a joia. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Florianópolis, v.4, n.7, p. 32-47, 2012.
MAGALHÃES, E. A. et al. Custo do ensino de graduação em instituições federais de ensino superior: o caso da Universidade Federal de Viçosa. Rev. Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 44, n. 3, p. 637-666, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122010000300005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 jan. 2020.
ROSA, P. M. Proposta de modelo de gestão por atividades para universidades públicas brasileiras. 2004. 227 f. Tese (Doutorado em Engenharia de produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
WILDAUER, E. W. WILDAUER, L. B. S. Mapeamento de processos: conceitos, técnicas e ferramentas. Curitiba: Intersaberes, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.