Tópicas de Shostakovich
Um estudo sobre tópicas musicais representativos
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.24661Palavras-chave:
Tópicas musicais, Música soviética, Realismo socialista, Semiótica musical, Música revolucionáriaResumo
O estudo da significação musical constitui uma chave importante para a compreensão da música de Shostakovich. Isso torna-se particularmente evidente quando se observa a importância do contexto social e político em seu processo composicional através da configuração de tópicas musicais específicas em posições estruturais de sua música. Essas tópicas musicais específicas surgiram após eventos culturais e sociais durante o estabelecimento da União Soviética e tornaram-se elementos típicos da música soviética. Este artigo tem por objetivo demonstrar a função destes elementos como raízes composicionais no conceito criativo da música de Shostakovich. O estabelecimento do conceito de tópica musical por Leonard Ratner (1980) abriu novos caminhos para uma compreensão musical consistente do discurso musical, identificando signos culturais e sociais que articulam ideias que transcendem a dimensão musical: ideologia, crítica e política tornam-se elementos de expressão musical, compondo uma nova paisagem sonora da Rússia revolucionária.
Referências
Brown, Malcolm Hamrick (ed.). 2004. A Shostakovich casebook. Bloomington: Indiana University Press.
Camargo, Luciano de Freitas. 2017. Chostakóvitch – Discurso e ação. Análise e interpretação da Sinfonia nº 10 op. 93 de Dmitri Chostakóvitch. Tese de doutorado apresentada à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo: L. F. Camargo.
______________________. 2013. The Zavod Topic. In: M. Reybrouck, C. Maeder, A. Helbo, E. Tarasti (Editors). E-proceedings of the XIIth International Congress of Musical Signification (Université Catholique de Louvain and Académie Royale de Belgique, April 2-6, 2013). Music, Semiotics, Intermediality: Abstracts and extended abstracts. Louvain-la-Neuve (BE).
______________________. 2012. O discurso sinfônico de Chostakóvitch. Estudo analítico das Sinfonias nº 4 e 5. Dissertação de mestrado apresentada à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo: São Paulo: L. F. Camargo.
Hunt, Priscilla, e Svitlana Kobets (ed.). 2011. Holy Foolishness in Russia: New Perspectives. Bloomington: Slavica Publications.
Kobets, Svitlana. 2002. The Russian Iurodivyi and the Drama of Boris Godunov. Symposium “The Many Lies of Boris Godunov”. University of Toronto, 5-6 April.
Mirka, Danuta (ed.). 2014. The Oxford Handbook of Topic Theory. New York: Oxford University Press.
Monelle, Raymond. 2006. The Musical Topic. Hunt, Military and Pastoral. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press.
Ratner, Leonard. 1980. Classic Music: Expression, Form, and Style. Schirmer: New York.
Sheinberg, Esti. 2000. Irony, Satire, Parody and the Grotesque in the Music of Shostakovich. Aldershot: Ashgate.
Volkov, Solomon. 2006. [1st ed. 1979]. Testimony: the memoirs of Dmitri Shostakovich, as related and edited by Solomon Volkov. With a new foreword by Vladimir Ashkenazy. Translated from the Russian by Antonina W. Bouis. New York: Limelight Editions.
Voloshinov, Valentin Nikolaievich. 1986. Marxism and the Philosophy of Language. Harvard University Press.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Per Musi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.