Tópicas de Shostakovich

Um estudo sobre tópicas musicais representativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.24661

Palavras-chave:

Tópicas musicais, Música soviética, Realismo socialista, Semiótica musical, Música revolucionária

Resumo

O estudo da significação musical constitui uma chave importante para a compreensão da música de Shostakovich. Isso torna-se particularmente evidente quando se observa a importância do contexto social e político em seu processo composicional através da configuração de tópicas musicais específicas em posições estruturais de sua música. Essas tópicas musicais específicas surgiram após eventos culturais e sociais durante o estabelecimento da União Soviética e tornaram-se elementos típicos da música soviética. Este artigo tem por objetivo demonstrar a função destes elementos como raízes composicionais no conceito criativo da música de Shostakovich. O estabelecimento do conceito de tópica musical por Leonard Ratner (1980) abriu novos caminhos para uma compreensão musical consistente do discurso musical, identificando signos culturais e sociais que articulam ideias que transcendem a dimensão musical: ideologia, crítica e política tornam-se elementos de expressão musical, compondo uma nova paisagem sonora da Rússia revolucionária.

Biografia do Autor

  • Luciano de Freitas Camargo, Federal University of Roraima, Brazil

    Nascido em São Paulo, Luciano Camargo é um regente e compositor brasileiro. Graduado em regência orquestral pela Universidade de São Paulo, tornou-se mestre e doutor em musicologia analítica estudando as sinfonias de Chostakóvitch, pela mesma instituição. Realizou estudos complementares em musicologia na Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (Alemanha) e regência no Conservatório Estatal de São Petersburgo (Rússia). Luciano Camargo é o diretor artístico da Orquestra Acadêmica de São Paulo da Associação Coral da Cidade de São Paulo, dirigindo temporadas de óperas e concertos sinfônicos no Teatro Bradesco São Paulo, que incluíram produções de óperas como Carmen de Bizet, A flauta mágica de Mozart e La bohème de Puccini, assim como diversos programas corais-sinfônicos. Luciano Camargo é professor efetivo de regência e canto coral na Universidade Federal de Roraima.

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Publicado

2021-06-14

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Seção

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Como Citar

“Tópicas De Shostakovich: Um Estudo Sobre tópicas Musicais Representativos”. 2021. Per Musi, nº 40 (junho): 1-14. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.24661.

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