Mimésis, géstica e as “origens” da escrita neumática gregoriana em Zu einer Theorie der musikalischen Reproduktion de Adorno (breves notas)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.25895

Palavras-chave:

Adorno, Notação neumática, Mimésis, Quironomia

Resumo

Na investigação musicológica sobre as origens, difusão e funções dos primeiros sistemas de escrita musical no contexto do repertório gregoriano, a perspectiva paleográfica tem assumido um papel essencial. Mas é claro que muitas outras metodologias e abordagens teoréticas concorrem para densificar o horizonte de compreensão da Musicologia histórica. Nestas notas, procuramos considerar a leitura que Theodor Adorno, no seu projecto inacabado “Zu einer Theorie der musikalischen Reproduktion”, faz da emergência da notação musical. Reflectindo sobre as especificidades do sistema notacional, Adorno compreende-o à luz do nuclear operador conceptual de Mimésis. Apesar da progressiva racionalização da música ter esbatido a originária dimensão mimética, ela perduraria de forma latente nos sinais gráficos, entendidos como “imagens de gestos” e como instrumentos de controle social.

Biografia do Autor

  • Alberto Medina de Seiça, CESEM / Faculty of Social Sciences and Humanities / Universidade Nova de Lisboa

    Alberto Medina de Seiça concluiu o doutoramento em Ciências Musicais na FSCH-UNL, variante Ciências Musicais Históricas, tendo defendido em provas públicas o respectivo projecto de investigação: Humanismo e cantochão em Portugal: tradição e reforma do repertório da Missa sob orientação científica do Prof. Doutor Manuel Pedro Ferreira. Tem colaborado com o CESEM no projeto Portuguese Early Music Database, com descrição de manuscritos musicais. Paralelamente à formação académica em Direito (Licenciatura e Mestrado pela Universidade de Coimbra), fez estudos musicais gerais (curso da Escola Diocesana de Música Sacra – Coimbra) e diversos seminários de aprofundamento em canto gregoriano (Cremona, Itália) e direcção coral. É desde 2000 docente na Escola Diocesana de Música Sacra de Coimbra, formador nos cursos de canto gregoriano organizados pelo Centro Ward de Lisboa; e tem orientado numerosos ateliês sobre canto gregoriano e música sacra. No plano da prática musical, tem trabalhado como director coral: Coro Litúrgico de Tentúgal (1987-1998); Coro Litúrgico de S. José (1998-2013); Coro da Sé Catedral de Coimbra (2009-2013); Coro do Santuário de Fátima (2013-2016); Capela Gregoriana Psalterium (desde 1999) e Coro Vox Aetherea (desde 2000).

Referências

Adorno, Theodor W. 1978a [1965]. “Über einige Relationen zwischen Musik und Malerei”. In Gesammelte Schriften editado por Rolf Tiedemann. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1970-1997, Band 16 (1978): 628-642. [há tradução para inglês: “Music, Language, and Composition”, traduzido por Susan Gillespie. The Musical Quarterly 79 (1995): 66-79].

Adorno, Theodor W. 1978b [1956]. "Musik, Sprache, und ihr Verhältnis im gegenwärtigen Komponieren”. In Gesammelte Schriften, editado por Rolf Tiedemann. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1970-1997, Band 16 (1978): 649-664. [há tradução para inglês: “Music, Language, and Composition”, traduzido por Susan Gillespie. The Musical Quarterly 77 (1993): 401-414].

Adorno, Theodor W. 2001. Zu einer Theorie der musikalischen Reproduktion: Aufzeichnungen, ein Entwurf und zwei Schemata, editado por Henri Lonitz. Frankfurt am Main: Suhrkamp. [há tradução para inglês. Adorno, Theodore W. 2006. Towards a theory of musical reproduction: notes, a draft, and two schemata, editado por Henri Lonitz, traduzido por Wieland Hoban. Cambridge: Polity Press].

Atkinson, Charles M. 1995. “De accentibus toni oritur nota quae dicitur neuma: Prosodic Accents, the Accent Theory, and the Paleofrankish Script”. In: Essays on Medieval Music in Honor of David G. Hughes, editado por G. M. Boone. Cambridge, MA: Harvard University Press: 17-42.

Aubert, Eduardo Henrik. 2012. “Historicizing Neumatic Notation: Medieval Neumes as Cultural Artefacts of Early Modern Times”. Studies in Medievalism 21: 65-87.

Aubert, Eduardo Henrik. 2013. “When the Roman liturgy became Frankish – sound, performance and sublation in the eighth and ninth centuries”. Études grégoriennes 40: 57-160.

Barry, Barbara. 2009. “In Adorno’s Broken Mirror: Towards a Theory of Musical Reproduction”. IRASM 40, 1: 81-98.

Bell, Catherine. 2009, Ritual Theory, Ritual Practice. Oxford: Oxford University Press.

Berger, Anna Marie Busse. 2005. Medieval Music and the Art of Memory. Berkeley, Los Angeles: California University Press.

Bernard, Philippe. 1996. Du chant romain au chant grégorien. Paris: Cerf.

Boorman, Stanley. 2001. “The Musical Text”. In Rethinking Music, editado por N. Cook and M. Everist. Oxford: Oxford University Press: 403-423.

Boynton, Susan. 2000. “Training for the Liturgy as a Form of Monastic Education”. In Medieval Monastic Education and Formation, editado por George Ferzoco and Carolyn Muessig. Leicester: Leicester University Press: 7-20.

Boynton, Susan. 2003. “Orality, Literacy, and the Early Notation of the Office Hymns”. Journal of the American Musicological Society 56 (1): 99-168.

Cahn, Michael. 1984: “Subversive Mimesis: Theodor W. Adorno and the Modern Impasse of Critique”. In Mimesis in Contemporary Theory I: the Literary and Philosophical Debate. Philadelphia / Amsterdam: John Benjamin’s: 27–64.

Cardine, Eugène. 1968. Semiologia gregoriana. Roma: PIMS.

Carruthers, Mary. 2008. The Book of Memory. A Study of Memory in Medieval Culture, 2nd ed. New York: Cambridge University Press.

Carvalho, Mário Vieira de. 2007. “A Partitura como Espírito Sedimentado: Em Torno da Teoria da Interpretação Musical de Adorno”. In Interpretação Musical Teoria e Prática, editado por F. Monteiro e A. Martingo. Lisboa: Edições Colibri: 15-36.

Carvalho, Mário Vieira de. 2009. “Meaning, Mimesis, Idiom: On Adorno’s Theory of Musical Performance”. In Expression, Truth, Authenticity: On Adorno’s Theory of Music and Musical Performance, editado por M. V. Carvalho. Lisboa: Edições Colibri: 83-94.

Carvalho, Mário Vieira de. 2012. “Musical Autonomy as a Referential System”. In Music and its Referential Systems, editado por Matjaž Barbo e Thomas Hochradner. Wien: Hollitzer Wissenschaftsverlag: 1-20.

Cecchi, Alessandro. 2017. “To imitate all that is hidden. The place of mimesis in Adorno’s theory of musical performance”. Aisthesis 1(1): 131-138.

Contreni, J. J. 1995. “The Carolingian Renaissance: education and literary culture”. In The New Cambridge Medieval history. II: c. 700-c. 900, editado por R. McKitterick. Cambridge: Cambridge University Press: 709-57.

Cook, Nicholas. 2013. Beyond the Score: Music as Performance. Oxford: Oxford University Press.

Corbin, Solange. 1952. “Les notations neumatiques à l´époque carolingienne”. Revue d´Histoire de l´Église de France 38: 225-232.

DiCenso, Daniel J. 2017. “Revisiting the Admonitio generalis.” In Chant, Liturgy and the Inheritage of Rome. Essays in Honour of Joseph Dyer, editado por D. J. DiCenso e R. Maloy. Woodbridge: The Boydell Press: 315-371.

Dreyfus, Laurence. 1983. “Early Music Defended against Its Devotees: A Theory of Historical Performance in the Twentieth Century”. The Musical Quarterly 69 (3): 297-322.

Duarte, Rodrigo A. de Paiva. 1993. Mímesis e racionalidade. A concepção de domínio da natureza em Theodor W. Adorno. S. Paulo: Edições Loyola.

Everist, Mark / Kelly, Thomas Forrest (ed.) (2018). The Cambridge History of Medieval Music, Cambridge: Cambridge University Press.

Fassler, Margot E. 1985. “The Office of the Cantor in Early Western Monastic Rules and Customaries: A Preliminary Investigation”. Early Music History 5: 29-51.

Ferreira, Manuel Pedro. 2002. “La emergencia de la escrita musical”. Media Aetas, 5: 11-32.

Fleischer, Oskar. 1895. Neumen-Studien. Abhandlungen über mittelalterliche Gesangs Tonschriften. Theil 1. Über Ursprung und Entzifferung der Neumen: Leipzig: Verlag von Friderich Fleischer.

Fubini, Enrico. 2004. “Temporalité de la musique et notation musicale: à l'origine du problème de l'interprétation”. Musicae Scientiae 8: 21-35.

Greyer, James. 2003. “Adémar de Chabannes, Carolingian Musical Practices, and Nota Romana”. Journal of the American Musicological Society 56 (1): 43-98.

Hiley, David. 1993. Western Plainchant. A Handbook. Oxford: Oxford University Press.

Hiley, David. 2001. “Western Plainchant. Notation, §III”. New Grove Dictionary of Music and Musicians, 2nd ed., vol. XVIII, Oxford: Oxford University Press: 84-119.

Hiley, David. 2009, Gregorian Chant, Cambridge: Cambridge University Press.

Hornby, Emma. 2004. “The Transmission of Western Chant in the 8th and 9th Centuries: Evaluating Kenneth Levy’s Reading of the Evidence”. Journal of Musicology 21: 418-57.

Hucke, Helmut. 1979. “Die Cheironomie und die Entstehung der Neumenschrift”. Die Musikforschung 32: 1-16.

Hucke, Helmut. 1980. “Toward a New Historical View of Gregorian Chant”. Journal of the American Musicological Society 33: 437-467.

Hucke, Helmut. 1988. “Gregorianische Fragen”. Die Musikforschung 41: 304-330.

Hughes, David G. 1987. “Evidence for the Traditional View of the Transmission of Gregorian Chant”. Journal of the American Musicological Society 40: 377-404.

Huglo, Michel. 1963. “La chironomie médiévale”. Revue de musicology 49: 155-171.

Jeffery, Peter. 1992. Re-Envisioning Past Musical Cultures. Ethnomusicology in the Study of Gregorian Chant. Chicago: The University of Chicago Press.

Karp, Theodore. 1998. Aspects of Orality and Formularity in Gregorian Chant. Evanston: Northwestern University Press.

Kelly, Thomas Forrest. 2018. “Notation I”. In The Cambridge History of Medieval Music, editado por M. Everist e T. F. Kelly, vol. I. Cambridge: Cambridge University Press: 236-262.

Kuehn, Frank Michael Carlos. 2010. A Teoria da Reprodução Musical de Theodor Adorno e o legado da tradição vienense: uma introdução. Dissertação de doutorado em Música. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Levy, Kenneth. 1987a. “On the Origin of Neumes”. Early Music History 7: 59-90.

Levy, Kenneth. 1987b. “Charlemagne’s Archetype of Gregorian Chant”. Journal of the American Musicological Society 40: 1-30.

Levy, Kenneth. 1990. “On Gregorian Orality”. Journal of the American Musicological Society 43:185-227.

Lonitz, Henri (2001). “Editorische Nachbemerkung” in Adorno, Theodor W. 2001. Zu einer Theorie der Musikalischen Reproduktion: Aufzeichnungen, ein Entwurf und zwei Schemata, Frankfurt am Main: Suhrkamp.

McKitterick, Rosamond. 2008. Charlemagne. The Formation of a European Identity. Cambridge: Cambridge University Press.

Mocquereau, André. 1889. “Origine et classement des differentes écritures neumatiques”. Paléographie Musicale, vol. I, Solesmes: Imprimerie Saint Pierre: 96-160.

Mocquerau, André. 1908. Le Nombre Musical Grégorien, vol. I, Rome, Tournai: Desclée.

Paddison, Max. 1991. “The Language-Character of Music: Some Motifs in Adorno”, Journal of the Royal Musical Association 116 (2): 267-279.

Paddison, Max. 2004. “Performance, Reification, and Score: The Dialectics of Spatialization and Temporality in the Experience of Music”. Musicae Scientiae 8: 157-179.

Paddison, Max. 2010. “Mimesis and the Aesthetics of Musical Expression”. Music Analysis 29: 126-148.

Pfisterer, Andreas. 2018. “Origins and Transmission of Franco-Roman Chant”. In The Cambridge History of Medieval Music, editado por M. Everist e T. F. Kelly, vol. I, Cambridge: Cambridge University Press: 69-91.

Phillips, Nancy. 2000. “Notationen und Notationslehre von Boethius bis zum 12. Jahrhundert”. In Geschichte der Musiktheorie, Bd. 4. Die Lehre von einstimmigen liturgische Gesang, editado por M. Huglo, C. Atkinson, C. M. Meyer, K. Schlager und N. Phillips. Darmstadt: Wissenchaffliche Buchgesellschaft: 293-635.

Rankin, Susan. 2018. Writing Sounds in Carolingian Europe: The Invention of Musical Notation. Cambridge: Cambridge University Press.

Riemann, Hugo. 1919. Handbuch der Musikgeschichte. I. Band, I. Teil: Die Musik des klassischen Altertums, 2. Aufl., Leizig: Breitkopf & Härtel.

Riemann, Hugo. 1920. Handbuch der Musikgeschichte, I. Band, II. Teil. Die Musik des Mittelalters, 2. Aufl. Leipig: Breitkopf & Härtel.

Steiner, George. 1983. Presenças Reais (trad. de M. S. Pereira). Lisboa: Editorial Presença.

Treitler, Leo. 1982. “The Early History of Music Writing in the West”. Journal of the American Musicological Society 35: 237–279. [rep. with a new introduction in: Idem, With Voice and Pen: 317–364].

Treitler, Leo. 1984. “Reading and Singing: On the Genesis of Occidental Music-Writing”. Early Music History 4: 135-208. [rep. with a new introduction and a postcript in: Idem, With Voice and Pen: 365–428].

Treitler, Leo. 1992. “The ‘Unwritten’ and ‘Written Transmission’ of Medieval Chant and the Start-up of Musical Notation. Journal of Musicology 10: 131-191.

Treitler, Leo. 2003. With Voice and Pen. Coming to Know Medieval Song and How it Was Made. Oxford / New York: Oxford University Press.

Treitler, Leo. 2011. “What Kind of Thing is Musical Notation?”, In Idem, Musical Meaning and its Representations. Bloomington e Indianapolis: Indiana University Press: 107-160.

Treitler, Leo. 2012. “Memoria and Mimesis”. Nottingham Medieval Studies 56: 377–397.

Wagner, Peter. 1912. Einführung in die Gregorianischen Melodien. 2. Neumenkunde. Paläographie des liturgischen Gesanges, 2. Aufl. Leipzig: Breitkopf & Härtel.

Downloads

Publicado

2021-05-11

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“Mimésis, géstica E As ‘origens’ Da Escrita neumática Gregoriana Em Zu Einer Theorie Der Musikalischen Reproduktion De Adorno (breves Notas)”. 2021. Per Musi, nº 40 (maio): 1-23. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.25895.