Procurando um Espaço para a Sonificação

Sons de Silício e a Instalação Buzu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.26078

Palavras-chave:

Sonificação, Big Data, Computação Musical, Arte Sonora, Arte-Ciência

Resumo

Este artigo discute o conceito de sonificação aplicado à Exposição Sons de Silício e, mais especificamente, o design de Buzu, uma instalação audiovisual que gera uma imagem auditiva do sistema de transporte por ônibus urbano de São Paulo. Buzu torna perceptíveis as informações tanto do planejamento, quanto do comportamento do sistema de transporte urbano durante uma semana específica em outubro de 2017. O trabalho é um resultado artístico do Projeto InterSCity, uma iniciativa de pesquisa interinstitucional sobre a Internet do Futuro e as Cidades Inteligentes. Além de discutirmos o processo de criação do Buzu, nós iremos examinar as estratégias de mapeamento e processamento relacionadas à sonificação de big data, o método de mapeamento sonoro, a estrutura auditiva para exibir o material e a exibição pública da obra no contexto de uma exposição artística.

Biografia do Autor

  • Julian Jaramillo Arango, Pontifícia Universidade Javeriana, Colômbia
    Julián Jaramillo Arango é professor assistente do Departamento de Comunicacão da Pontificia Universidad Javeriana, em Bogotá, Colômbia. Julián fez programa de pósdoutorado nas Universidades de São Paulo e Caldas. Em 2014 ele terminou o pcurso de doutorado em música pela Universidad de São Paulo. Os temas de pesquisa incluem a Sonologia, a Computação Musical, os Estudos de Meios e o Design de Áudio.
  • Fernando Iazzetta, Universidade de São Paulo, Brasil

    Fernando Iazzetta é professor titular na área de Música e Tecnologia do Departamento de Música da Universidade de São Paulo e  dirige o NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia na mesma Universidade.  Atua como compositor e performer com trabalhos que exploram o experimentalismo, a interatividade e recursos eletroacústicos. Seus trabalhos foram apresentados em concertos e festivais de música no Brasil e no exterior. Seus interesses de pesquisa estão voltados para a investigação de formas experimentais de música e arte sonora. Iazzetta também dirige dois selos fonográficos, o LAMI e o BERRO. Atualmente, é pesquisador 1A do CNPq, Conselho Nacional Brasileiro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

  • Crisitiano Figueiró, Universidade Federal da Bahia, Brasil
    Cristiano Figueiró é músico, professor e pesquisa  interfaces entre composição e tecnologias interativas com software livre. Desenvolve trabalhos de criação sonora em parcerias abordando diferentes gêneros e técnicas no processo criativo. Atua como professor na UFBA nos bacharelados interdisciplinares com ensino e pesquisa nas intersecções entre desenvolvimento de tecnologias livres e produção de arte sonora.  
  • Esteban Viveros Astorga, Universidade de São Paulo, Brasil

    Artista Sonoro, Educador e Pesquisador, direciona seu trabalho à exploração de outros meios de interação sonora e/ou musical fazendo uso de insumos tecnológicos de baixo custo como microcomputadores Raspberry Pi, microcontroladores Arduino e sensores diversos para desenvolvimento e emerção de interações sonoras e/ou musicais do contexto da prototipagem eletrônica, sonificação de dados e computação musical.

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Publicado

2021-06-21

Como Citar

“Procurando Um Espaço Para a Sonificação: Sons De Silício E a Instalação Buzu”. 2021. Per Musi, nº 40 (junho): 1-14. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.26078.