Procurando um Espaço para a Sonificação
Sons de Silício e a Instalação Buzu
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.26078Palavras-chave:
Sonificação, Big Data, Computação Musical, Arte Sonora, Arte-CiênciaResumo
Este artigo discute o conceito de sonificação aplicado à Exposição Sons de Silício e, mais especificamente, o design de Buzu, uma instalação audiovisual que gera uma imagem auditiva do sistema de transporte por ônibus urbano de São Paulo. Buzu torna perceptíveis as informações tanto do planejamento, quanto do comportamento do sistema de transporte urbano durante uma semana específica em outubro de 2017. O trabalho é um resultado artístico do Projeto InterSCity, uma iniciativa de pesquisa interinstitucional sobre a Internet do Futuro e as Cidades Inteligentes. Além de discutirmos o processo de criação do Buzu, nós iremos examinar as estratégias de mapeamento e processamento relacionadas à sonificação de big data, o método de mapeamento sonoro, a estrutura auditiva para exibir o material e a exibição pública da obra no contexto de uma exposição artística.
Referências
Adhitya, S and Kuuskankare, M.. 2011. The Sonified Urban Masterplan (SUM) Tool: Sonification for UrbanPlanning and Design.Proceedings of the17th International Conference on Auditory Display (ICAD‐2011).
Arango, Julian J.. 2019. Sons de Silicio exhibition Guide. Unpublished Manuscript.
Arantes, Jose Tadeu. 2019. Exposição de obras sonoras explora interface entre arte e ciência. https://agencia.fapesp.br/exposicao-de-obras-sonoras-explora-interface-entre-arte-e-ciencia/30217/.
Barnecht, F. 2012. Guitar Spectral Delay. https://guitarextended.wordpress.com/2012/02/07/spectral-delay-effect-for-guitar-with-pure-data/.
Bijsterveld, Karin. 2019. Sonic Skills: Listening for Knowledge in Science, Medicine and Engineering (1920s‐Present). Palgrave Macmillan.Born, Georgina and Barry, Andre. 2010. ART‐SCIENCE. Journal Of Cultural Economy, 3(1):103–119.
Brittell, M.. 2018. Seeking a reference frame for cartographic sonification. Proceedings of the 24th International Conference on Auditory Display.
Drobnick, Jim. 2004. Aural Cultures: Sound Art, chapter Listening Awry. Yyz Books.
Gover, M. 2018. Metrosynth Website.https://www.matangover.com/metrosynth/.
Grond F., Berger, J.. 2011. The Sonification Handbook, chapter Parameter Mapping Sonification. Logos Verlag Berlin.
Iazzetta, Fernando and Piccinini, Augusto. 2018. Sonificação como art‐science: três lógicas de interdisciplinaridade, três lógicas de sonificação. Anais do XXVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós‐Graduação em Música ‐ ANPPOM.
Kon, Fabio. 2019. InterSCity Website.http://interscity.org/.
Macêdo Batista, D., Goldman, A, Hirata, R Jr., Kon, F, Costa, F, and Endler, M.. 2016. InterSCity: AddressingFuture Internet Research Challenges for Smart Cities. 7th IEEE International Conference on Network of the Future.
Nickerson, L.V., Stockman, T., and Thiebaut, J.. 2017. Sonifying the London Underground Real Time‐Disruption Map. Proceedings of the 13th International Conference on Auditory Display. Montréal.
Passarinho, Letícia. 2019. Exposição ”Sons de Silício” reúne música, artes visuais e tecnologia no Espaço das Artes. Agência de comunicação da ECA. http://www3.eca.usp.br/node/21257?fbclid=IwAR0wIX8USB0R3p37aKA8UubZ16%20s-qTHUAVJp6g27mupwuqqzKsSDMZyOIrI.
Pons, Ovo & Monteiro, Julian. 2018. Scipopulis Website. https://www.scipopulis.com/.
Porres, Alexandre Torres. 2017. Else Library for Pure Data. 16th Brazilian Symposium on Computer Music.
Risset, J. C.. 2003.Computer Music: Why? https://liberalarts.utexas.edu/franceut/_files/pdf/resources/risset_2.pdf.
Santana, E. F. Z., Lago, N, Kon, F, and Milojicic, D. S.. 2017. Interscsimulator: Largescale traffic simulation insmart cities using erlang. 18th Workshop on Multi‐agent based Simulation.
Santos, de Oliveira Sidnei. 2019. Na onda da música e da tecnologia Revista Pesquisa Fapesp. https://revistapesquisa.fapesp.br/na-onda-da-musica-e-da-tecnologia/?fbclid=IwAR3HwU4Oe0t4X2KEL8m2OPIiKglM9fqPeL19mnMqe8iA/.
Souza, Matheus. 2019. Ocupação reúne música, tecnologia e artes plásticas. Jornal da USP. Cultura. https://jornal.usp.br/cultura/ocupacao-reune-musica-tecnologia-e-artesplasticas/?fbclid=IwAR341dqzwIHTbuvcyhNjsFJ6kHvR1O9HpNYJ8qUzpHIy5xmwaQ4aHcZnps.
Supper, A. 2014. ISublime frequencies: The construction of sublime listening experiences in the sonification ofscientific data. Social Studies of Science.
Trans, SP. 2018. Olhovivo Website.http://olhovivo.sptrans.com.br/.
Trans, SP. 2020. SPtrans Website.http://www.sptrans.com.br/desenvolvedores/.
Viveros, Esteban. 2019. Code for Buzu installation. https://github.com/emviveros/interscity-buzu.
Wen, M. et al. 2018. Criação de Modelo para Simulação de Movimentação de Ônibus a Partir de Dados Reais. I Workshop Brasileiro de Cidades Inteligentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.