Kurze Schatten II

procedimentos composicionais e princípios estéticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.36934

Palavras-chave:

Análise, Música contemporânea, Teoria da música, Brian Ferneyhough, Violão

Resumo

O artigo propõe uma análise da obra para violão Kurze Schatten II de Brian Ferneyhough. A análise tem como objetivo compreender os procedimentos composicionais e princípios estéticos do compositor, revelando uma aproximação com conceitos oriundos do pensamento de Gilles Deleuze, Felix Guattari e T. Adorno. A partir da compreensão dos elementos que regem a lógica interna da obra é evidenciado que a herança serialista do compositor, desenvolvida à luz do conceito adorniano de música informal está presente nas componentes estruturais de Kurze Schatten II e na processualidade do gesto criativo. O rompimento com o conceito tradicional de unidade percebido na análise origina uma música de transformações, passagens, aproximações e contrastes, efetivada em um espaço rizomático operado por um jogo de diferenças e impermanências. A análise técnica da obra traz a primeiro plano questões que são melhor compreendidas à luz dessas considerações de ordem estética.

Biografia do Autor

  • Artur Miranda Azzi, Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Frankfurt

    Artur Miranda Azzi é violonista, compositor e docente na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Frankfurt, onde leciona violão e música de câmara. É bacharel pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui pós-graduação artística pela Akademie für Tonkunst Darmstadt e mestrado pela Hochschule für Musik und Darstellende Kunst. Se apresenta regularmente em diversos países e é frequentemente convidado para realizar palestas e masterclasses.

  • Rogério Vasconcelos Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

    Rogério Vasconcelos Barbosa é compositor e professor da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (graduação e Pós), onde se dedica às áreas de composição e análise musical. Em seu trabalho, ferramentas tecnológicas participam de modo íntimo da gênese e do desdobramento das ideias criativas. Sua produção inclui peças de câmara, orquestra e meios eletroacústicos. Apresentou composições em diversos eventos de projeção nacional e internacional, em Belo Horizonte (MG), Ouro Preto (MG), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Londrina (PR), Curitiba (PR), Brasília (DF), Rosário (Argentina), Valdivia (Chile), Aveiro e Lisboa (Portugal).

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Publicado

2022-04-08

Edição

Seção

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Como Citar

“Kurze Schatten II: Procedimentos Composicionais E princípios estéticos ”. 2022. Per Musi, nº 42 (abril): 1-27. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.36934.

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