Cantando junto, por saúde e cidadania no Acre: o Canto Coral do IFAC em Sena Madureira
Palavras-chave:
Canto coral e saúde, Projeto de extensão e saúde, IFAC e música na AmazôniaResumo
Este artigo discute as ações do Canto Coral IFAC Sena, um projeto de Extensão do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre, idealizado e desenvolvido na cidade de Sena Madureira, Acre, entre dezembro de 2011 e dezembro de 2012. Impactos sociais do trabalho reforçam e validam a ideia de construção da saúde e da cidadania por meio da prática de canto em conjunto.
Referências
ALMEIDA, A. P.; SILVA, M. J.P. (2012) “Gregorian chant: reducing anxiety of mothers with hospitalized children”. São Paulo: Acta Paulista de Enfermagem n. 1, p.36-42.
AMATO, R. F.. (2007). “O canto coral como prática sócio-cultural e educativo-musica”. Opus. Goiânia, v.13, n.1, p.75-96.
BENNETT, R. (1986). Uma Breve história da música. Edição em português. – Cambridge: Editora Zahar.
BORÉM, F.. (2007). Quatro olhares experientes sobre a música coral brasileira. Per Musi. Belo Horizonte, n.15, p.90-92.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE POLÍTICAS DE SAÚDE. PROJETO PROMOÇÃO DA SAÚDE. (2002). As Cartas da Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Projeto Promoção da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde. Disponível em < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartas_promocao.pdf>. Acesso em 28 de setembro de 2015.
BRASIL. (2009). Estatuto de Fundação do IFAC. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO – Seção 1. Nº 171, terça-feira, 8 de setembro de 2009. ISSN 1677-7042. Disponível em : Acesso em: 13 ago. 2013.
BRASIL, SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. (2012). Relatório de Gestão 2012. Disponível em Acesso em 08/10/2013.
COSTA, C.R.B.S.F.; SANTOS, M.M.; FRANCO, K.S.; BRITO, A.O. (2011). Música e Transformação no Contexto da Medida Socioeducativa de Internação. Psicologia: Ciência e Profissão. v.31, n.4, p.840-855.
FRANZONI, J.A. (2015). Dos arranjos metropolitanos: as inovações legislativas, os desafios institucionais e de gestão, e a experiência da RMBH / Julia Ávila Franzoni. Curitiba : Terra de Direitos, 57p.
FREIRE, P.. (2007). Pedagogia da Autonomia: saberes necessário à prática educativa. 35ª edição. – São Paulo: Editora Paz e Terra.
GROUT, D.; PALISCA, C.. (2001). História da Música ocidental. 2ª Edição. – Lisboa: Gradativa.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA-IBGE (2010). Censo 2010: Disponível em : Acesso em: 13 ago. 2013.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE -IFAC. (2011). Prestação de Contas Ordinária Anual: Relatório de Gestão do Exercício. Rio Branco: IFAC, 2011. Disponível em : Acesso em: 12 mai. 2013.
KINPARA, M. M. (2006). Comunicação Educativa na Relação Professor-Aluno. – João Pessoa: EDUFAC,.
MATRACA, M.V.C.; ARAÚJO- JORGE, T.C.; WIMMER, G. (2011). Dialogia do riso: um novo conceito que introduz alegria para a promoção da saúde apoiando-se no diálogo, no riso, na alegria e na arte da palhaçaria. Ciência & Saúde Coletiva v.16, n.10, p.4127-4138.
PACHECO, E. PEREIRA, L.A.C.; DOMINGOS SOBRINHO, M. (2009). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: das escolas de aprendizes artífices aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. T&C Amazônia, ano VII, n.16, p.1-7.
PERRENOUD, P.(2002). A Prática Reflexiva no Ofício de Professor: Profissionalização e Razão Pedagógica. Tradução de Claúdia Schilling – Porto Alegre: Editora Artmed,.
SILVA, J. R.. Institutos Federais Lei 11.892, de 29/11/2008: comentários e reflexões. Natal: Ed. IFRN, 2009.
SILVEIRA, N.. (1986). Casa das Palmeiras: a emoção de lidar. Rio de Janeiro: Alhambra.
UNESCO. (2010). Cultura de paz: da reflexão à ação; balanço da Década Internacional da Promoção da Cultura de Paz e Não Violência em Benefício das Crianças do Mundo. – Brasília: UNESCO; São Paulo: Associação Palas Athena, 256 p. Disponivel em http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001899/189919por.pdf, Acesso em 28 de setembro de 2015.
ZANDER O. (2003). Regência coral. 5. ed. Porto Alegre: Movimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






