Terra dos Pássaros

a permanência de elementos da contracultura na produção de Toninho Horta nos anos de 1970

Autores

Palavras-chave:

MPB, Toninho Horta, Clube da Esquina, Guitarra, Violão, Contracultura

Resumo

Esse artigo apresenta uma análise da produção do compositor e instrumentista Toninho Horta, com enfoque em sua atuação ao longo dos anos 1970 e no processo de elaboração de seu disco inaugural, Terra dos Pássaros, lançado de forma independente, em 1979. Tendo como ponto de partida a MPB e os festivais da canção, em fins dos anos 1960, em um contexto marcado pelo regime autoritário e pela  consolidação da indústria cultural, procuramos discutir a permanência de elementos ligados à contracultura na produção de Toninho Horta, perceptíveis em seu discurso, em seu processo criativo e no conteúdo de suas canções, durante os anos 1970.

Biografia do Autor

  • Thaís Lima Nicodemo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Thaís Lima Nicodemo é doutoranda pelo Departamento de Música, no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Sua pesquisa, que se iniciou em 2010, tem como enfoque principal a produção do compositor brasileiro Ivan Lins, entre os anos de 1970 e 1990. Thaís é Mestre em Música pela mesma instituição, onde desenvolveu a dissertação “Terra dos Pássaros: uma abordagem sobre as composições de Toninho Horta”, defendida em 2009. Além de pesquisadora, possui bacharelado em Piano Popular, pela Faculdade Santa Marcelina e atua como musicista no cenário da música instrumental e da canção popular na cidade de São Paulo.

  • Rafael dos Santos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Rafael dos Santos é Doutor em Música/Piano pela Universidade de Iowa - EUA, sob a orientação do Prof. Daniel Shapiro. É Docente do Departamento de Música, Instituto de Artes da UNICAMP, onde participou da criação do curso de Música Popular. Coordena juntamente com o Prof. José Roberto Zan o Grupo de Pesquisa “Musica Popular: História, Produção e Linguagem” (CNPq).

Referências

COHN, Sérgio (org). Nuvem Cigana – poesia e delírio dos anos 70. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2007.

DIAS, Márcia Tosta. Os Donos da Voz - Indústria Fonográfica Brasileira e Mundialização da Cultura. São Paulo: Boitempo Editorial, 2000.

GARCIA, Luiz Henrique Assis. Coisas que ficaram muito tempo por dizer: o Clube da Esquina como formação cultural. 2000. 154 p. Dissertação (Mestrado) – História, UFMG, Belo Horizonte, 2000.

GOMES, Vinícios & CARRILHO, Fábio Entrevista com Toninho Horta. ViolãoPro, M&M Editorial, fevereiro de 2007, n° 9, pp.22-26.

HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Impressões de Viagem: CPC, vanguarda e desbunde: 1960/ 70. Rio de Janeiro, Aeroplano, 2004.

MORAES, Renato de. “A voz da esfinge”. Veja . São Paulo: Abril, 3/05/1972, p.56

MULLER, Daniel Gustavo Mingotti. Música Instrumental e Indústria Fonográfica no Brasil: A Experiência do Selo Som da Gente. 2005. 191 p. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas, 2005.

NAPOLITANO, Marcos. A música popular brasileira (MPB) dos anos 70: resistência política e consumo cultural. In: Anais do IV Congreso de la rama latino-americana del IASPM, 2002.

______. Cultura Brasileira - utopia e massificação (1950-1980). São Paulo: Contexto, 2006.

______.A síncope das ideias: a questão da tradição na música popular brasileira. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2007.

NICODEMO, Thaís Lima. Terra dos Pássaros: uma abordagem sobre as composições de Toninho Horta. Dissertação de Mestrado. Campinas: UNICAMP, 2009.

NUNES, Thais dos Guimarães Alvim. A sonoridade específica do Clube da Esquina. 2005. 130 p. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas, 2005.

RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 2000.

RISÉRIO, Antonio (vários autores). Anos 70: trajetórias. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2005.

TATIT, Luiz. O Cancionista – Composição de Canções no Brasil. São Paulo: Edusp. 2002.

______.Todos Entoam: Ensaios, conversas e canções. São Paulo: Publifolha, 2007.

Referências de áudio

HORTA, Toninho & Orquestra Fantasma. Terra dos Pássaros. Brasil: EMI, 1980 (LP 064 422855); Dubas Música, 2008 (CD).

MOREIRA, Airto. Promises of the Sun. Brasil: Arista/EMI-Odeon, 1976 (LP ARL 33209).

NASCIMENTO, Milton. Milton Nascimento. Brasil: EMI-Odeon, 1969 (LP MOFB 3492)

______. Milton. EUA: A&M Records; Brasil: EMI-Odeon, 1976 (LP XEMCB 7024).

______. Clube da Esquina. Brasil: EMI-Odeon, 1972 (2 LP MOAB 6005/6), 1989 (2 CD).

______. Clube da Esquina 2. Brasil: EMI-Odeon, 1978 (2 LP 164 422831/2), 1988 (2 CD).

Referência em vídeo

Violões de Minas. Roteiro e direção Geraldo Vianna. Documentário. 2007, 1 DVD. Duração: 101 min.

Sites

www.museudapessoa.net/clube

www.toninhohorta.com.br

Entrevista

HORTA, Toninho. Por email, no dia 20/03/2012.

Downloads

Publicado

2014-11-20

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“Terra Dos Pássaros: A Permanência De Elementos Da Contracultura Na produção De Toninho Horta Nos Anos De 1970”. 2014. Per Musi, nº 30 (novembro): 1-11. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/38863.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)