Hibridismo na música instrumental do Grupo Medusa

Associação de gêneros musicais distintos em Pé no chão

Autores

Palavras-chave:

Hibridismo, Música popular, Música instrumental, Grupo Medusa

Resumo

Na década de 1980, o jazz fusion tinha grande repercussão internacional. No Brasil, era visto como símbolo de modernidade e considerado como vanguarda musical pela crítica especializada, influenciando sensivelmente grupos de música instrumental. Este estudo tem como foco a produção musical do Grupo Medusa, formado na cidade São Paulo por músicos instrumentistas renomados do cenário da música popular brasileira. Através da análise dos aspectos rítmicos, melódicos, harmônicos e estruturais da música Pé no Chão, pretende-se compreender o modo pelo qual o Grupo Medusa articula elementos da linguagem musical de gêneros populares brasileiros e norte-americanos, obtendo uma sonoridade híbrida e, buscando também identificar apropriações de procedimentos musicais do fusion realizadas.

Biografia do Autor

  • Guilherme Araujo Freire, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    É graduado no curso de Bacharelado em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas e mestrando em Música na mesma instituição desde 2013. Participa do grupo de pesquisa “Música Popular: História, Produção e Linguagem” (CNPq) desde 2010. Atua como músico instrumentista, se apresentando em rodas de choro mensais pelo projeto MusiSAE da Unicamp e em eventos universitários como o “Unicamp de Portas Abertas” (UPA) e o “Festival do Instituto de Artes” (FEIA).

  • Rafael dos Santos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Doutor em Música/Piano pela Universidade de Iowa - EUA, sob a orientação do Prof. Daniel Shapiro. É Professor do Departamento de Música, Instituto de Artes da UNICAMP, onde participou da criação do curso de Música Popular. Coordena o Grupo de Pesquisa “Musica Popular: História, Produção e Linguagem” (CNPq). Atua regularmente como solista, arranjador, maestro, compositor e professor. Foi oordenador do projeto de criação e implantação do Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí, através de Convênio firmado com a Unicamp. É editor da Música Popular em Revista, publicação eletrônica semestral vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNICAMP e do Centro de Letras e artes da UNIRIO.

Referências

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Discografia Recomendada

MEDUSA, Grupo. Grupo Medusa. São Paulo: Som da Gente: 1981.

MEDUSA, Grupo. Ferrovias. São Paulo: Som da Gente: 1983.

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Publicado

2013-11-10

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“Hibridismo Na Música Instrumental Do Grupo Medusa: Associação De Gêneros Musicais Distintos Em Pé No chão”. 2013. Per Musi, nº 28 (novembro): 1-8. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39594.

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