O expressionismo de Erwartung diante do problema do fetichismo musical

Autores

Palavras-chave:

Arnold Schoenberg, Expressionismo musical, Forma musical, Fetichismo musical

Resumo

O monodrama Erwartung, de Arnold Schoenberg, foi caracterizado por um lado como síntese do expressionismo e, por outro, como uma composição não definível por meio de categorias formais. Isto é realizado em três momentos: primeiro, desenvolve-se o conceito adorniano de fetichismo musical; segundo, aborda-se a relação entre a expressão e a convenção à luz do problema do fetichismo musical, o que permite aproximar noções como a negação da convenção, a negação romântica do objetivismo musical em prol da expressão subjetiva e a recusa de materiais fetichizados; em terceiro lugar, aborda-se Erwartung, mostrando como o problema da convenção, do objetivismo e do fetichismo não deixam de aparecer em uma peça que leva às últimas consequências a radicalização da expressão pela negação da convenção.

Biografia do Autor

  • Philippe Curimbaba Freitas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

    Graduado em filosofia pela FFLCH – USP (São Paulo, SP) e mestrando em estética musical pelo IA – UNESP (São Paulo, SP). Cursou composição musical na Universidad Católica Argentina (Buenos Aires, Argentina)
    e na Faculdade de Artes Santa Marcelina (São Paulo, SP).

Referências

ADORNO, Theodor. Sobre la música. Ediciónes Paidós, 2000.

_________. Essays on Music. University of California Press, 2002.

_________. Filosofia da nova música. São Paulo: Perspectiva, 2004.

_________. Obra completa v. 16: Escritos Musicales I-III. Madrid: Akal, 2006.

_________. Obra completa v. 14: Disonancias / Introducción a la sociología de la música. Madrid: Akal, 2009.

DAHLHAUS, Carl. Schoenberg and the New Music. Cambridge University Press, 1990.

_________. Estética Musical. Lisboa: Edições 70, 2003.

NATTIEZ, Jean-Jacques. Tonal / Atonal. In: Enciclopédia Einaudi, v. 3. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1984.

SAFATLE, Vladimir. Fetichismo e mimesis na filosofia da música adorniana. In: Revista Discurso No 37. São Paulo: Alameda, 2007.

SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical. São Paulo: Edusp, 1996.

WAIZBORT, Introdução. In: WEBBER, Max. Fundamentos racionais e sociológicos da música. São Paulo: Edusp, 1995.

WEBER, Max. Fundamentos racionais e sociológicos da música. São Paulo: Edusp, 1995.

Downloads

Publicado

2013-06-13

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“O Expressionismo De Erwartung Diante Do Problema Do Fetichismo Musical”. 2013. Per Musi, nº 27 (junho): 1-14. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39731.