Análise musical para “não-musos”

a percepção popular como base para a compreensão de estruturas e significados musicais

Autores

Palavras-chave:

análise da música popular, análise musemática, música para leigos

Resumo

Estudo sobre o desenvolvimento de métodos de análise da música popular, especialmente daquela voltada para ““não-musos””, ou seja, os musicalmente iletrados, a partir de referenciais semiológicos, como denotação (e conotação) poïética e estésica.

Biografia do Autor

  • Philip Tagg, Faculté de Musique, Université de Montréal, Canadá

    Professor de Musicologia na Faculté de Musique da Université de Montréal (Canadá). Co-fundador da International Association for the study of Popular Music (IASPM) e mentor da Encyclopedia of Popular Music of the World (EPMOW), publicou dezenas de artigos nos mais renomados periódicos. Foi professor do Institute of Popular Music da University of Liverpool (Inglaterra), onde orientou mestrandos e doutorandos e desenvolveu cursos de musicologia, análise, harmonia e semiologia relacionados à música popular. Trabalhou também na University of Göteborg (Suécia) e Swedish Council for Research in the Humanities and Social Sciences (Suécia). É organista erudito e tecladista em bandas de rock e pop, entre elas Röda Kapellet. Como compositor, escreveu obras corais e canções populares. É autor e colaborador de diversos programas de rádio educacionais relacionados à música popular. Recebeu diversos prêmios nas áreas de composição, ensino e pesquisa. Seu site www.tagg.org é um dos sites de musicologia e etnomusicologia da música popular mais visitados em todo o mundo, no qual dispobiniliza gratuitamente significativa parte de sua extensa obra didática e de pesquisa.

  • Fausto Borém, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Professor Titular da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde criou o Mestrado em Música e a Revista Per Musi. É pesquisador do CNPq desde 1994 e seus resultados de pesquisa incluem um livro, três capítulos de livro, dezenas de artigos sobre práticas de performance e suas interfaces (composição, análise, musicologia, etnomusicologia e educação musical) em periódicos nacionais e internacionais, dezenas de edições de partituras e apresentação de recitais nos principais eventos nacionais e internacionais do contrabaixo. Recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior como solista, teórico, compositor e professor. Acompanhou músicos eruditos como Yo-Yo Ma, Midori, Menahen Pressler, Yoel Levi, Fábio Mechetti, Luiz Otávio Santos, Arnaldo Cohen, Antônio Menezes e músicos populares como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Henry Mancini, Bill Mays, Kristin Korb, Grupo UAKTI, Toninho Horta, Juarez Moreira, Tavinho Moura, Roberto Corrêa, Maurício Tizumba e Túlio Mourão. Suas gravações incluem o CD Brazilian Music for the Double Bass, o CD e DVD O Aleph de Fabiano Araújo Costa, os CDs da Orquestra Barroca do Festival Internacional de Juiz de Fora de 2005 a 2009 (com Luiz Otávio Santos), a Suite for Flute and Jazz Piano de Claude Bolling (com Maurício Freire, Tânia Mara e Eduardo Campos) e No Sertão (com o violista Roberto Corrêa) e Cidades Invisíveis (com o saxofonista Daniel d ́Olivier).

Referências

DIBBEN, N. (Palestra não publicada sobre o disco Unison de Björk, ministrada na Conference on Popular Music Analysis da University of Cardiff, País de Gales, em 2001).

GIMSON, A. C. An Introduction to the Pronunciation of English. (publicado originalmente em 1962). London: Edward Arnold, 1967.

LACASSE, S. “Listen to My Voice”: The Evocative Power of Vocal Staging in Recorded Rock Music and Other Forms of Vocal Expression. Liverpool: PhD, Institute of Popular Music, University of Liverpool, 2000.

MARTÍNEZ, J. L. Semiosis in Hindustani Music. Imatra: Acta Semiotica Fennica V., 1997.

MIDDLETON, R. Towards a theory of gesture in popular song analysis. Secondo convegno europeo di analisi musicale, ed. R Dalmonte & M Baroni. Trento: Università degli studi di Trento, Dipartimento di storia della civiltà europea, 1992. p.345-350.

RICHARDSON, J. (Palestra não publicada sobre as similaridades da sonoridade das cordas em músicas de Bernard Herrmann, Beatles, Stevie Wonder e Coolio, ministrada na Conference on Popular Music Analysis da University of Cardiff, País de Gales, em 2001).

TAGG, P. Analysing Popular Music: Theory, Method and Practice. Popular Music. v.2, 1982, p.37-69. Republicado em Reading Pop. Approaches to Textual Analysis in Popular Music. Ed. R. Middleton. Oxford University Press, 2000, p.71-103 [www.tagg.org/articles/xpdfs/pm2anal.pdf].

______. Analysing music in the media: an epistemological mess. Music on Show: Issues of Performance, ed. T Hautamäki, H Järviluoma. Tampere: Department of Folk Tradition, 1998. p.319-329 [www.tagg.org/articles/glasg95.html]. 1998.

______. Fernando The Flute. New York: The Mass Media Music Scholars’ Press (www.tagg.org/mmmsp/fernando.html).2001d.

______. High and Low, Cool and Uncool: aesthetic and historical falsifications about music in Europe. Bulgarian Musicology, 2/2001, ed. C Levy. Sofia: Bulgarska Akademiya na Naukute-Institut za izkustvoznanie: 9-18. Expanded version of homonymous paper was delivered to the IASPM (UK) conference at the University of Guildford (July 2001) [www.tagg.org/articles/iaspmuk2000.html]. 2001a

______. Kojak: 50 Seconds of Television Music. New York: The Mass Media Music Scholars’ Press (2nd edition; 1st published 1979 by Musikvetenskapliga institutionen vid Göteborgs universitet) (www.tagg.org/mmmsp/kojak.html). 2001c.

______. Music, moving image, semiotics and the democratic right to know. Article based on paper delivered at conference ‘Music and Manipulation’, Nalen, Stockholm, 18 September, 1999. [www.tagg.org/articles/xpdfs/sth9909.pdf]. 1999

______. Music’s Meanings; online draft at www.tagg.org/bookxtrax/NonMuso/NonMuso.pdf. 2009a.

______. Musicology and the Semiotics of Popular Music. Semiotica, v.66-1/3, 1987. p.279-298 [www.tagg.org/articles/xpdfs/semiota.pdf]. 1987.

______. Notes on how classical music became “classical”. [www.tagg.org/teaching/classclassical.pdf]. 2000a.

______. Twenty Years After. Speech delivered at Founder’s Event, 11th International IASPM Conference, Turku, 8 July 2001 [www.tagg.org/articles/turku2001.html]. 2001b.

______. Vers une musicologie de la télévision. Frank Martin, musique et esthétique musicale. Actes du colloque de LaChaux-de-Fonds 1990, Ed. É Émery. Revue Musicale de Suisse romande, 1995. p.33-60 [www.tagg.org/articles/gonseth.html]. 1995

TAGG, P.; CLARIDA, R. Ten Little Title Tunes. New York: The Mass Media Music Scholars’ Press (www.tagg.org/mmmsp/10Titles.html). 2003.

TAMLYN, G. The Big Beat: Origins and development of snare backbeat and other accompanimental rhythms in Rock ‘n’ Roll. 1998, Liverpool: University of Liverpool, PhD Thesis, Institute of Popular Music. 1998.

Referências de áudio

HARRISON, George. My Sweet Lord: Apple R5884 (UK). 1971.

NORMAN, Monty. ‘Dr No’ – main titles (the ‘James Bond Theme’). In Dr No: MGM / UA Home Video.

PES 99210 (1992). On The Best of Bond: UA UAS 29021 (1975) and on Il terzo uomo e altri celebri film: RCA Cinematre NL 43890 (n.d.). 1962.

THE CHIFFONS. He’s So Fine: Stateside SS 172 (UK). Also on Legends of Rock’n’Roll. Tring TTMC 088 (n.d., c.1994). 1963.

THE EDWIN HAWKINS SINGERS. Oh Happy Day: Pavillion 20001 (US); Buddah 201048 (UK). Also on 20 Heavy Hits, Crystal S-600. 1969.

THE SOURCE FEATURING CANDI STATON. ‘You Got The Love — “Now Voyager” mix’. On Pure Dance ‘97. Polygram TV 555 084-2. 1991.

Arquivos adicionais

Publicado

2011-01-10

Edição

Seção

Translations

Como Citar

“Análise Musical Para ‘não-musos’: A percepção Popular Como Base Para a compreensão De Estruturas E Significados Musicais”. 2011. Per Musi, nº 23 (janeiro): 1-12. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/41043.

Artigos Semelhantes

1-10 de 489

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.