Per questa bella mano KV 612 de Mozart

a redescoberta do manuscrito de uma ária de concerto para voz, contrabaixo obligato e orquestra e a reabilitação de uma prática de peformance “de afinação equivocada”

Autores

Palavras-chave:

W. A. Mozart, Per questa bella mano, Contrabaixo, Violone, Johannes Sperger, Adolph Müller , Afinação vienense, Práticas de performance

Resumo

Estudo histórico sobre a ária Per questa bella mano KV 612 de Wolfgang Amadeus Mozart desde sua composição em 1791 até sua mais recente edição em 1996, passando pela redescoberta do original em 1979. Análise das práticas de notação e de peformance do contrabaixo no período clássico, com ênfase no ressurgimento da afinação em terças e quarta justa do violone vienense. Apresentação de duas obras do repertório para voz, contrabaixo e orquestra: as primeiras edições das árias Selene, del tuo fuoco non mi parlarde Johannes Sperger e Lied an den Contrabass de Adolph Müller. Inclui a tradução para o português, dos textos poéticos originais em alemão e italiano das três peças.

Biografia do Autor

  • Tobias Glöckler, Filarmônica de Dresden (Alemanha)

    Tobias Glöckler é contrabaixista solista da Filarmônica de Dresden. Tem apresentado trabalhos em diversos congressos mundiais da International Society of Bassists e congressos europeus de contrabaixo. Editor musical da Friedrich Hofmeister, publicou as obras listadas no Anexo I e gravou o CDArien mit obligaten Kontrabass(Dresden, Alemanha: White House Records, 1998) que inclui as árias de Mozart, Sperger e Müller abordadas nesse artigo.

  • Fausto Borém, Universidade Federal de Minas Gerais

    Fausto Borém (Belo Horizonte, Brasil, 1960) é Professor de Contrabaixo, Música de Câmara, Pesquisa em Música e Práticas de Performance na UFMG, onde criou o Mestrado em Música e a Revista Per Musi. Pesquisador do CNPq desde 1994, é Doutor em Contrabaixo pela University of Georgia e Mestre em Contrabaixo pela University of Iowa, EUA. Organizou o I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical (1999), o IV Encontro Internacional de Contrabaixistas (1996), o II Concurso Nacional de Composição para Contrabaixo (1996) e o I Concurso Nacional de Contrabaixistas (2002). Tem representado o Brasil nos principais eventos nacionais e internacionais do contrabaixo acústico (EUA em 1993, 1995, 1997, 1999 e 2001, França em 1994, Escócia em 1998). Tem apresentado trabalhos nos congressos da International Society of Bassists Convention, SBPC, Encontros Internacionais de Contrabaixo, Encontros Nacionais da ANPPOM, GAMUT Annual Meeting - Georgia Association of Music Theory. Tem publicado dezenas de artigos em importantes periódicos nacionais e internacionais nas áreas de performance, análise e musicologia histórica (veja Currículo Lattes no site do CNPq). Solista premiado diversas vezes no Brasil e no exterior, é contrabaixista do Trio Novarte e da Geraes Jazz ´round. Sua obra Uma Didática da Invenção foi premiada com o 3º Lugar no III Concurso Nacional de Composição para Contrabaixo (UFG, 2000). Coordenou duas vezes o Projeto Artista Visitante da UFMG com a Oficina UAKTI (1996) e a Oficina de Luteria de Contrabaixos para Crianças (2002).

  • Larissa Cerqueira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Defendeu a dissertação intitulada "A modernidade e os modernistas: o rosto da cidade na poesia" para obtenção do título de Mestre em Teoria da Literatura, na Linha de Pesquisa Literatura, História e Memória Cultural. Possui graduação em Letras Licenciatura em Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e graduação em Letras Licenciatura em Alemão pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Possui especialização em germanística pela Albert-Ludwig Universität Freibrug (2004), curso financiado com bolsa de estudos concedida pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, DAAD. É membro do Núcleo Walter Benjamin da FALE/UFMG. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária.

Referências

ALTMANN, Wolfgang. Mozarts Arie mit obligatem Kontrabass [Ária de Mozart com contrabaixo obligato]. Der Kontrabass [O Contrabaixo], n.3, Leipzig, 1929.

DAUTHAGE, Max. Zum Geleite [Prefácio], Mitteilungsblatt des Kontrabassisten-Bundes [Ata da União dos contrabaixistas]. Der Kontrabass [O Contrabaixo], v.1, Leipzig, 1929.

______. Zum Geleite [Prefácio] (Suplemento do v.1). Der Kontrabass [O Contrabaixo],, v.3. Leipzig, 1929.

______ Über die Spielbarkeit einer Komposition von Mozart [Sobre a performance de uma composição de Mozart]: Oesterreichische Musiker-Zeitung [Jornal Austríaco de Música], n.6, 1922.

FOCHT, Josef. Der Wiener Kontrabass: Spieltechnik und Aufführungspraxis [O Contrabaixo vienense: técnica e práticas de performance]. Musik und Instrumente. Tutzing: Hans Schneider, 1999.

GLÖCKLER, Tobias. Aria with obligato double bass by Mozart, Sperger and Müller . The Edinburgh International Double Bass Festival ́98. The University of Edinburgh, ago, 1998 (folheto).

KÖCHEL. Ludwig Ritter von.Chronologisch-thematisches Verzeichnis sämtlicher Tonwerke W. A. Mozarts [Índice temático-cronológico de todas as obras de W.A. Mozart]. Wiesbaden: Breitkopf & Härtel, 1964.

KÖHLER, Karl-Heinz. Prefácio da edição facsímile deZauberflöte [A Flauta Mágica]. Leipzig: Deutscher Verlag für Musik, 1979.

KUNZE, Stefan. Neue Mozart-Ausgabe: Bericht über Mitarbeitertagung in Kassel. 29-30 Mai 1981, Privatdruck (nicht im Buch- und Musikalienhandel erschienen [Anais da convenção dos editores da NMA em Kassel, 29-30 de maio, 1981]. Kassel: 1984. (edição não comercial).

GESELLSCHAFT FÜR MUSIKFORSCHUNG. Die Musikforschung [A Pesquisa Musical]. v.2, abril/jun, 1964. p.152-155.

LEWIS, Nigel. Paperchase: Mozart, Beethoven , Bach. . . the search for their lost music.Londres: Hamish Hamilton, 1981.

MEIER, Adolf. Konzertante Musik in der Wiener Klassik. Munique: Musikverlag Emil Katzbichler, 1969.

MORTON; Mark. The Latest score. Per questa bella mano, KV612. Bass World, The Journal of the International Society of Bassists. Dallas, EUA. v.21, n.2, 1996. p.52-54.

MOZART, W. A. Per questa bella mano. Transcrição para piano, voz e contrabaixo ad libitum, ed. G.F. Ghedini. New York: International, 1952.

______. Per questa bella mano. Partes de voz, contrabaixo e orquestra (FH 8140), ed. Tobias Glöckler. Leipzig: F. Hofmeister, 1999.

______. Per questa bella mano. Partes de voz, contrabaixo e piano (FH 2356), ed. Tobias Glöckler. Leipzig: F. Hofmeister, 1996.

______. Per questa bella mano K.612. In: Neue Mozart-Ausgabe. Ed. Stefan Kunze. Série II, Werkgruppe 7, v.4. Kassel: NMA, 1972.

______. Per questa bella mano K.612. Partitura (n.4350). Offenbach am Main, Alemanha: Johann André, 1822?.

______. Per questa bella mano K.612. Partes de voz, contrabaixo ou violoncelo e piano (n.7196). Offenbach am Main, Alemanha: Johann André, [s.d.].

______. Verzeichnis aller meiner Werke [Índice de todas as minhas obras]. Viena: E.H. Mueller v. Asow , 1965.

MÜLLER, Adolph. Lied an den Contrabass . Partes de voz, contrabaixo e piano (FH 2530), ed. Tobias Glöckler. Leipzig: F. Hofmeister, 1997.

______. Lied an den Contrabass. Partitura (FH 8114), ed. Tobias Glöckler. Leipzig: F. Hofmeister, 1997.

PLANYAVSKY, Alfred. Geschichte des Kontrabasses[História do Contrabaixo]. Tutzing: Hans Schneider, 1984.

______. Mozarts Arie mit obligatem Kontrabass [Ária de Mozart com contrabaixo obligato] In: Mozart-Jahrbuch 1971/72 [Mozart-Anuário, 1971-1972]. Salzburgo: 1973.

POHL, Carl Ferdinand.Joseph Haydn. v.2. Leipzig: Breitkopf & Härtel 1882.

RIEMANN MUSIKLEXIKON. Sachteil [Índice de termos musicais], Biblioteken-Berlin [Biblioteca-Berlim]. Mainz: B. Schott ́s Svhne, 1967.

SPERGER, Johannes. Selene, del tuo fuoco non mi parlar. Partes de voz, contrabaixo e piano (FH 2400), ed. Tobias Glöckler. Leipzig: F. Hofmeister, 1996.

______. Selene, del tuo fuoco non mi parlar. Partitura (FH 8109), ed. Tobias Glöckler. Leipzig: F. Hofmeister, 1996.

Downloads

Publicado

2000-06-15

Edição

Seção

Translations

Como Citar

“Per Questa Bella Mano KV 612 De Mozart: A Redescoberta Do Manuscrito De Uma ária De Concerto Para Voz, Contrabaixo Obligato E Orquestra E a reabilitação De Uma prática De Peformance ‘de afinação equivocada’”. 2000. Per Musi, nº 01 (junho): 1-15. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/38348.