Per questa bella mano KV 612 de Mozart
a redescoberta do manuscrito de uma ária de concerto para voz, contrabaixo obligato e orquestra e a reabilitação de uma prática de peformance “de afinação equivocada”
Palavras-chave:
W. A. Mozart, Per questa bella mano, Contrabaixo, Violone, Johannes Sperger, Adolph Müller , Afinação vienense, Práticas de performanceResumo
Estudo histórico sobre a ária Per questa bella mano KV 612 de Wolfgang Amadeus Mozart desde sua composição em 1791 até sua mais recente edição em 1996, passando pela redescoberta do original em 1979. Análise das práticas de notação e de peformance do contrabaixo no período clássico, com ênfase no ressurgimento da afinação em terças e quarta justa do violone vienense. Apresentação de duas obras do repertório para voz, contrabaixo e orquestra: as primeiras edições das árias Selene, del tuo fuoco non mi parlarde Johannes Sperger e Lied an den Contrabass de Adolph Müller. Inclui a tradução para o português, dos textos poéticos originais em alemão e italiano das três peças.
Referências
ALTMANN, Wolfgang. Mozarts Arie mit obligatem Kontrabass [Ária de Mozart com contrabaixo obligato]. Der Kontrabass [O Contrabaixo], n.3, Leipzig, 1929.
DAUTHAGE, Max. Zum Geleite [Prefácio], Mitteilungsblatt des Kontrabassisten-Bundes [Ata da União dos contrabaixistas]. Der Kontrabass [O Contrabaixo], v.1, Leipzig, 1929.
______. Zum Geleite [Prefácio] (Suplemento do v.1). Der Kontrabass [O Contrabaixo],, v.3. Leipzig, 1929.
______ Über die Spielbarkeit einer Komposition von Mozart [Sobre a performance de uma composição de Mozart]: Oesterreichische Musiker-Zeitung [Jornal Austríaco de Música], n.6, 1922.
FOCHT, Josef. Der Wiener Kontrabass: Spieltechnik und Aufführungspraxis [O Contrabaixo vienense: técnica e práticas de performance]. Musik und Instrumente. Tutzing: Hans Schneider, 1999.
GLÖCKLER, Tobias. Aria with obligato double bass by Mozart, Sperger and Müller . The Edinburgh International Double Bass Festival ́98. The University of Edinburgh, ago, 1998 (folheto).
KÖCHEL. Ludwig Ritter von.Chronologisch-thematisches Verzeichnis sämtlicher Tonwerke W. A. Mozarts [Índice temático-cronológico de todas as obras de W.A. Mozart]. Wiesbaden: Breitkopf & Härtel, 1964.
KÖHLER, Karl-Heinz. Prefácio da edição facsímile deZauberflöte [A Flauta Mágica]. Leipzig: Deutscher Verlag für Musik, 1979.
KUNZE, Stefan. Neue Mozart-Ausgabe: Bericht über Mitarbeitertagung in Kassel. 29-30 Mai 1981, Privatdruck (nicht im Buch- und Musikalienhandel erschienen [Anais da convenção dos editores da NMA em Kassel, 29-30 de maio, 1981]. Kassel: 1984. (edição não comercial).
GESELLSCHAFT FÜR MUSIKFORSCHUNG. Die Musikforschung [A Pesquisa Musical]. v.2, abril/jun, 1964. p.152-155.
LEWIS, Nigel. Paperchase: Mozart, Beethoven , Bach. . . the search for their lost music.Londres: Hamish Hamilton, 1981.
MEIER, Adolf. Konzertante Musik in der Wiener Klassik. Munique: Musikverlag Emil Katzbichler, 1969.
MORTON; Mark. The Latest score. Per questa bella mano, KV612. Bass World, The Journal of the International Society of Bassists. Dallas, EUA. v.21, n.2, 1996. p.52-54.
MOZART, W. A. Per questa bella mano. Transcrição para piano, voz e contrabaixo ad libitum, ed. G.F. Ghedini. New York: International, 1952.
______. Per questa bella mano. Partes de voz, contrabaixo e orquestra (FH 8140), ed. Tobias Glöckler. Leipzig: F. Hofmeister, 1999.
______. Per questa bella mano. Partes de voz, contrabaixo e piano (FH 2356), ed. Tobias Glöckler. Leipzig: F. Hofmeister, 1996.
______. Per questa bella mano K.612. In: Neue Mozart-Ausgabe. Ed. Stefan Kunze. Série II, Werkgruppe 7, v.4. Kassel: NMA, 1972.
______. Per questa bella mano K.612. Partitura (n.4350). Offenbach am Main, Alemanha: Johann André, 1822?.
______. Per questa bella mano K.612. Partes de voz, contrabaixo ou violoncelo e piano (n.7196). Offenbach am Main, Alemanha: Johann André, [s.d.].
______. Verzeichnis aller meiner Werke [Índice de todas as minhas obras]. Viena: E.H. Mueller v. Asow , 1965.
MÜLLER, Adolph. Lied an den Contrabass . Partes de voz, contrabaixo e piano (FH 2530), ed. Tobias Glöckler. Leipzig: F. Hofmeister, 1997.
______. Lied an den Contrabass. Partitura (FH 8114), ed. Tobias Glöckler. Leipzig: F. Hofmeister, 1997.
PLANYAVSKY, Alfred. Geschichte des Kontrabasses[História do Contrabaixo]. Tutzing: Hans Schneider, 1984.
______. Mozarts Arie mit obligatem Kontrabass [Ária de Mozart com contrabaixo obligato] In: Mozart-Jahrbuch 1971/72 [Mozart-Anuário, 1971-1972]. Salzburgo: 1973.
POHL, Carl Ferdinand.Joseph Haydn. v.2. Leipzig: Breitkopf & Härtel 1882.
RIEMANN MUSIKLEXIKON. Sachteil [Índice de termos musicais], Biblioteken-Berlin [Biblioteca-Berlim]. Mainz: B. Schott ́s Svhne, 1967.
SPERGER, Johannes. Selene, del tuo fuoco non mi parlar. Partes de voz, contrabaixo e piano (FH 2400), ed. Tobias Glöckler. Leipzig: F. Hofmeister, 1996.
______. Selene, del tuo fuoco non mi parlar. Partitura (FH 8109), ed. Tobias Glöckler. Leipzig: F. Hofmeister, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Per Musi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.