Os acordes de Yes we can do vídeo da campanha presidencial de Barak Obama

Autores

Palavras-chave:

Barack Obama, Música e política, Música e sociedade, Análise musemática, Harmonia da música popular, Intertexto

Resumo

Estudo sobre o loop de quatro acordes ║: Sol Maior – Si Maior – Mi Menor – Dó Maior :║ na canção Yes we can [Sim, nós podemos] do vídeo de Will.i.am (ADAMS, 2008) lançado durante a campanha presidencial de Barack Obama nos Estados Unidos. A partir da identificação de IOCMs (Materiais Interobjetivos de Comparação) e PMFCs (Campos Paramusicais Conotativos) da análise musemática (TAGG, 2009), compara-se Yes we can com materiais harmônicos, melódicos, rítmicos, de instrumentação e de letras de canções populares da tradição afro-britânico-americana, levando-se também em consideração as atitudes de relevantes compositores e intérpretes populares social e politicamente engajados.

Biografia do Autor

  • Philip Tagg, Faculté de Musique, Université de Montreal, Montreal (Canadá)

    Professor de Musicologia na Faculté de Musique da Université de Montréal (Canadá). Co-fundador da International Association for the study of Popular Music (IASPM) e mentor da Encyclopedia of Popular Music of the World (EPMOW), publicou dezenas de artigos nos mais prestigiosos periódicos. Foi professor do Institute of Popular Music da University of Liverpool (Inglaterra), onde orientou mestrandos e doutorandos e desenvolveu cursos de musicologia, análise, harmonia e semiologia relacionados à música popular. Trabalhou também na University of Göteborg (Suécia) e Swedish Council for Research in the Humanities and Social Sciences (Suécia). É organista erudito e tecladista em bandas de rock e pop, entre elas Röda Kapellet. Como compositor, escreveu obras corais e canções populares. É autor e colaborador de diversos programas de rádio educacionais relacionados à música popular. Recebeu diversos prêmios nas áreas de composição, ensino e pesquisa. Seu site www.tagg.org é um dos sites de musicologia e etnomusicologia da música popular mais visitados em todo o mundo, no qual dispobiniliza gratuitamente significativa parte de sua extensa obra didática e de pesquisa.

  • Fausto Borém, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Professor Titular da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde criou o Mestrado e a Revista Per Musi. É pesquisador do CNPq desde 1994 e seus resultados de pesquisa incluem um livro, três capítulos de livro, dezenas de artigos sobre práticas de performance e suas interfaces (composição, análise, musicologia, etnomusicologia da música popular e educação musical) em periódicos nacionais e internacionais, dezenas de edições de partituras e recitais nos principais eventos nacionais e internacionais de contrabaixo. Recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior como solista, teórico, compositor e professor. Acompanhou músicos eruditos como Yo-Yo Ma, Midori, Menahen Pressler, Yoel Levi, Arnaldo Cohen e músicos populares como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Henry Mancini, Bill Mays, Kristin Korb, Grupo UAKTI, Toninho Horta, Juarez Moreira, Tavinho Moura, Roberto Corrêa, Túlio Mourão e Fabiano Araújo Costa.

Referências

Referências de textos:

BJÖRNBERG, Alf. On aeolian harmony in contemporary popular music. Org. Göteborg. IASPM - Nordic Branch Working Papers, no. DK 1. 1989 (também disponível online em www.tagg.org/others/bjbgeol.html) (Acesso em 18 de março, 2009).

HARALAMBOS, Michael. Right on: from blues to soul in black America. London: Eddison Press: 1974.

MOORE, Allan F. Patterns of harmony. Popular Music, v.11, n.1, 1992. p.73-106.

VEGA, Carlos. Panorama de la música popular argentina. Buenos Aires: Losada: 1944.

TAGG, Philip. Glossary of special terms, abbreviations, neologisms, etc. used in writings by Philip Tagg. www.tagg.org/articles/ptgloss.html. (Acesso em 19 de outubro de 2009).

______. Tagg’s harmony handout. www.tagg.org/articles/xpdfs/harmonyhandout.pdf . (Acesso em 19 de outubro de 2009).

Referências de áudio:

ABBA. Hasta mañana. Waterloo. Polar POLS 252. 1974.

ADAMS, William (“Will.i.am”). Yes we can. YouTube. 2008. www.youtube.com/watch?v=jjXyqcx-mYY (Acesso em 2 de fevereiro, 2008; gravado em 31 de janeiro, 2008).

ANDERSSON, Lena. Hej du glada sommar. Polar POS 1175. 1973.

BACH, Johann Sebastian. Air, Orchestral Suite in D Major (BWV 1068), 1731. Leipzig: VEB Deutscher Verlag fur Musik (1973); also on Six Brandenburg concertos and four orchestral suites (Ouverturen). Archiv 423 492-2 (1988).

BAND AID. Do They Know It’s Christmas?. FEED 1 [single], 1984.

BEATLES, The. She loves you. Parlophone 5015. 1963.

______. A Day In the life. Sergeant Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Parlophone PCS 7027. 1967.

______. Let it be. Let it be. Apple PCS 7096. 1970.

CLAPTON, Eric. Veja DEREK AND THE DOMINOES. 1970.

______. Nobody knows you when you’re down and out (unplugged, 9208) www.ca.youtube.com/watch?v=5aDykZEATzk (Acesso em 2 de fevereiro de 2009). 1992.

CLINE, Patsy. Crazy. The Sound of Patsy Cline. MCA MUP 316. 1961.

CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL. Someday never comes. Mardi Gras. Fantasy 4C062-9339. 1971.

COOPER, Alice. School’s out. Warner K56007. 1972.

DANIELS, Charlie. A Few more rednecks. Radio special. Epic 1780. 1989.

DENVER, John. Country roads. Poems, prayers and promises. RCA Victor SF 8219. 1971.

DEREK AND THE DOMINOES. Nobody knows you when you’re down and out; Bell Bottom Blues. Derek and the Dominoes. Polydor 2 LP-2625-005. 1970.

DIXIE CHICKS, The. Not ready to make nice; The Long way round. The Long way round. OpenWide/Columbia 82876 80739-2. 2006.

DYLAN, Bob. A Hard rain’s gonna fall’; Don’t think twice, It’s all right. The Freewheelin’ Bob Dylan. CBS 25AP269. 1963.

______. The Times they are a-changing. CBS 2105. 1964a.

______. It ain’t me, babe. Another side of Bob Dylan. CBS 25AP271. 1964b.

______. Its all over now, Baby Blue. Bringing it all back home. Columbia CS 9128. 1965.

______. John Wesley Harding; I pity the poor immigrant. John Wesley Harding. CBS 25AP277. 1967.

______. Lay, lady, lay. Nashville skyline. CBS 25AP278. 1969.

______. George Jackson. CBS 45516. 1971.

______. Knockin’ on heaven’s door. Pat Garrett and Billy The Kid. Columbia KC 32460. 1973.

______. I shall be released. Before the flood. Island IDBD1. 1974.

ELECTRIC LIGHT ORCHESTRA. Jungle (single com Shine a little love no Lado B). JET 12 144. 1973.

FRANCIS, Connie. Who’s sorry now? MGM 12588. 1957.

FREBERG, Stan. The Great pretender. Capitol 45-CL 14571. 1956.

GOLDEN GATE ORCHESTRA. The Charleston. Edison Diamond 51542-R. 1925.

GUTHRIE, WOODY. Oklahoma hills [disco original não encontrado]. 1937.

______. [All of] You fascists are bound to lose. The Ballad operas: TheMartins and the Coys. Rounder 1819 (2000). 1944a.

______. Hey Lolly Lolly. Legendary Woody Guthrie. Tradition 2058 (197?).1944b.

______. This Land is your land. This land is your land. The Asch Recordings, Vol. 1. Smithsonian Folkways 40100 (1960). 1944c.

______. Grand Coulee Dam. Columbia River Collection. Topic TSCD 448 (1988). 1945.

______. Hard travelin’. The Greatest songs of Woody Guthrie.Vanguard VSD 3536 (1972). 1946.

______. Two good men. Ballads of Sacco & Vanzetti. Smithsonian Folkways SF 40060 (1960). 1946-1947.

HAMILTON, George (IV). Abilene. RCA Victor 47-9469. 1963.

HOOLA BANDOOLA BAND. Man måste veta vad man önskar sig. Fri information. MNW 35P. 1972.

JOURNEY. Don’t stop believing. Escape. Columbia TC 37408. 1981.

KING, Ben E. Stand by me. Atco 6194.1961.

LENNON, John. Imagine. Apple SAPCOR 10004. 1971.

LENNON, John; THE PLASTIC ONO BAND. Instant karma; Woman Is the nigger of mankind. Shaved fish. Apple PCS 7173. 1975.

LOS CALCHAKIS. La Flûte Indienne. Barclay Panache 920014. 1966.

LYNYRD SKYNYRD. Free bird. Lynyrd Skynyrd. MCA DMCL 1798. 1973.

MARLEY, BOB & THE WAILERS. No Woman no cry. Island WIP 6244; also No Woman no cry live at The Lyceum, London. Island 16 398 AT (1975). 1974.

PARAVONIAN, Rob. Pachelbel rant. www.youtube.com/watch?v=JdxkVQy7QLM (Acesso em 8 de fevereiro de 2009). 2006.

PETER & GORDON. A World without love. Columbia DB 7225. 1964

PETER PAUL AND MARY. Puff (the Magic Dragon). Warner WEP 601. 1963.

______. Hangman. The Last thing on my mind. Warner WEP 617. 1965.

PROCOL HARUM. A Whiter Shade Of Pale. Deram DM 126. 1967.

RADIOHEAD. Creep. Parlophone TCR 6078; 1992.

REDDING, Otis. Sitting on the dock of the bay. Stax 169027. 1967.

RÖDA KAPELLET. Revolutionens vagga; Solidaritetssång för Chiles folk. Röda Kapellet. Avanti AVLP 01. 1974.

______.Lärling: från arbetarhem via 9tp. Party Music/Partimusik. Avanti AVLP 02. 1976.

RUFFIN, David. What becomes of the brokenhearted? Soul (Motown) 35022. 1966.

SAKAMOTO, Kiu. Sukiyaki. Odeon 7-1-3030. 1963.

SMITH, Bessie. Nobody knows you when you’re down and out. 78 Columbia 14451-D. 1929.

SPENCER DAVIS GROUP, The. Nobody knows you when you’re down and out. Gimme some lovin. United Artists UAL 3587. 1967.

THE BAND. The Weight. Music from Big Pink. Capitol ST 2955. 1968.

______. Daniel and the sacred harp. Stage fright. Capitol SW 425. 1970.

THE FARM. All together now. Jive ZB 44241. 1990.

THE ONLY ONES. Another girl another planet. CBS 6576. 1978.

THE PLATTERS. The great pretender. Mercury MT 117. 1955.

TWISTED SISTER. We’re not going to take it. Stay hungry. Atlantic 7567-80156-2. 1984.

WHITE, BARRY. I can’t get enough of your love babe. Pye Int. 7N25661. 1974.

WILL.I.AM. Veja ADAMS, Wiliam. 2008.

WINWOOD, Stevie. Veja SPENCER DAVIS GROUP. 1967.

YOUNG, Neil. Southern Man. After the Gold Rush. Reprise 7599-27243-1. 1970.

Referência de vídeo:

PECK, Cecília; KOPPLE, Bárbara. Shut up and sing (Cabin Creek Films/Weinstein, 2006).

Downloads

Publicado

2010-07-05

Edição

Seção

Translations

Como Citar

“Os Acordes De Yes We Can Do vídeo Da Campanha Presidencial De Barak Obama”. 2010. Per Musi, nº 22 (julho): 1-15. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/42742.