Hermeto Pascoal
life experience and the formation of his harmonic language
Keywords:
Hermeto Pascoal, Brazilian popular music, Brazilian ethnomusicology, Harmony, Musical analysis, Autodidacticism in musicAbstract
Panoramic study about the musical trajectory and development of the harmonic languages of the Brazilian composer, arranger e multi-instrumentalist Hermeto Pascoal through his musical phases, languages which are usually associated with the “classical” terms tonalism, modalism, atonalism, polimodalism, soundscape and concrete music. It is observed how elements of his life experience (cultural, social, religious and professional) may have influenced the vertical combination of sounds in his musical output as well as his proposition and usage of concepts such as universal music, universal chord notation, aura music, iron scraps music and present-body method.
Downloads
References
ALBIN, Cravo. Hermeto Pascoal. In: Dicionário Cravo Albin da música popular brasileira. 2009 www.dicionariompb.com.br. Acesso em 10 de fevereiro, 2009).
ARAÚJO COSTA, Fabiano. Análise e realização de 4 lead sheets do Calendário do Som de Hermeto Pascoal segundo os conceitos harmônicos de Arnold Schoenberg. Belo Horizonte: UFMG, 2006 (Dissertação de Mestrado).
ARRAIS, Marcos. A música de Hermeto Pascoal, uma abordagem semiótica. São Paulo: USP, 2006 (Dissertação de Mestrado).
AUGUSTO, Sérgio. 1971-1976, Tom era um homem em comunhão. In: Cancioneiro Jobim, 1971-1982. v.4. Músicas de Tom Jobim, arranjos de Paulo Jobim, apresentação de Paulo Jobim, desenhos de Elizabeth Jobim, tradução de Paulo Henriques Britto. Rio de Janeiro: Jobim Music/Casa da Palavra, 2000.
BAHIANA, Ana Maria. A “linha evolutiva” prossegue: a música dos universitários. In: Anos 70: 1 – Música popular. Org. Adauto Novaes. Rio de Janeiro: Europa, 1979-1980a.
______. Música instrumental: o caminho do improviso à brasileira. In: Anos 70: 1 – Música popular. Org. Adauto Novaes. Rio de Janeiro: Europa, 1979-1980b.
BARBOSA, Marco Antonio. Itiberê Zwarg e a herança de Hermeto Paschoal. Cybernotas. (Artigo publicado em 2 de novembro de 2001). In: www.cliquemusic.uol.com.br (Acesso em 7 de janeiro, 2009).
______. O forró de Hermeto Paschoal. Cybernotas. (Artigo publicado em 6 de julho, 2001). In: www.cliquemusic.uol.com.br (Acesso em 7 de janeiro de 2009).
BARROSO, Fabiano et al. Nunca falei não, eu falo agora, agora eu falo: Hermeto Pascoal. Graffiti 76% Quadrinhos. 2009. In: www.graffiti76.com/entrevistas.html. (Acesso em 6 de fevereiro, 2009).
BORÉM, Fausto; FREIRE, Maurício. Cannon de Hermeto Pascoal: aspectos musicais e religiosos em uma obra-prima para flauta. Per Musi, n.22. Belo Horizonte: UFMG, 2010, p.63-79.
CABRAL, Sérgio. Antônio Carlos Jobim: uma biogafia. 2ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 1997.
______. Hermeto Pascoal, um caso à parte. In: Calendário do som. Hermeto Pascoal. Ed. A. P. Quartim de Moraes. Hermeto Pascoal. São Paulo: SENAC São Paulo, 2000.
CALADO, Carlos. A estranha saga do Brazilian Octopus. Cybernotas. 2000 (Artigo publicado em 24 de novembro, 2000). In: www.cliquemusic.uol.com.br (Acesso em 7 de janeiro de 2009).
______. Após 11 anos de recesso, músico alagoano não quer mais gravar com grandes gravadoras nem com figurões da MPB. Folha de São Paulo. Folha Ilustrada. São Paulo, terça-feira, 11 de março de 2003.
CAMPOS, Lucia Pompeu de Freitas Campos. Tudo isso junto de uma vez só: o choro, o forró e as bandas de pífano na música de Hermeto Pascoal. Belo Horizonte: UFMG 2006 (Dissertação de Mestrado).
CARDOSO, Tom. Escritor prepara biografia de Hermeto Pascoal. Cybernotas. (Artigo publicado em 18 de agosto, 2000). In: www.cliquemusic.uol.com.br (Acesso em 7 de janeiro, 2009).
CASTRO, Nana Vaz de. Hermeto, o alquimista sonoro de todas as emoções. Cybernotas. (Artigo publicado em 21 de novembro, 2000). In: www.cliquemusic.uol.com.br (Acesso em 7 de janeiro, 2009).
CASTRO, Pedro Jorge de; SOUZA, Giovani de; ROCHA, Fabrício. Hermeto Pascoal, música de tudo e para todos. Jornal da Câmara. Brasília, 7 de maio, 2007. Ano 8 n.1824. In: http://www.camara.gov.br. (Transcrição de entrevista para a TV Câmara, acesso em 9 de janeiro, 2009).
CAVALCANTI, Álvaro. Entrevista de Hermeto Pascoal à Radio Nederland Wereldomroep. In: Raízes musicais brasileiras: tradição e inovação. Apresentação de Álvaro Cavalcanti, locução de Anna Luíza Moreira, técnicos de som John Nieuwenhuis e Arjan de Reus. v.4. Hilversum, Holanda: Radio Nederland Wereldomroep, 23 de fevereiro, 2004 (CD quádruplo).
COMODO, Roberto. Alquimista sonoro: Hermeto Pascoal escreve ópera e apresenta uma suíte sinfônica para comemorar seus 60 anos. Isto é. 17 de abril, 1996. In: www.terra.com.br/istoe (Acesso em 12 de janeiro, 2009).
COSTA-LIMA NETO, Luiz. A música experimental de Hermeto Pascoal e Grupo (1981-1993): concepção e linguagem. Rio de Janeiro: Unirio, 1999. (Dissertação de Mestrado). http://teses.musicodobrasil.com.br/a-musica-experimental-de-hermeto-pascoal-e-grupo.pdf. [Disponível em inglês como “The experimental music of Hermeto Pascoal and Group (1981-1993): conception and language”: http://teses.musicodobrasil.com.br/luiz-costa-lima-the-experimental-music-of-hermeto-pascoal-and-group.pdf in Músicos do Brasil: Uma Enciclopédia Instrumental . http://www.musicosdobrasil.com.br/inicio.jsf , 2009.]
______. Da casa de Tia Ciata à casa da Família Hermeto Pascoal no bairro do Jabour: tradição e pós-modernidade na vida e na música de um compositor popular experimental no Brasil. Música & Cultura, revista on-line de etnomusicologia. n.3. Salvador: UFBA, 2008. [(www.musicaecultura.ufba.br, acesso em 9 de janeiro, 2009). Disponível em inglês como “From the house of Tia Ciata to the house of the Hermeto Pascoal Family in Jabour: tradition and post-modernity in the life and music of a popular experimental composer in Brazil”: http://ensaios.musicodobrasil.com.br/luizcostalimaneto-traditionandpostmodernity-hermeto-pascoal.pdf in Músicos do Brasil: Uma Enciclopédia Instrumental . http://www.mu-sicosdobrasil.com.br/inicio.jsf , 2009.]
______. O Calendário do Som e a estética sociomusical inclusiva de Hermeto Pascoal: emboladas, polifonias e fusões paradoxais. Revista USP. n.82. São Paulo: USP, 2010a.
______. O cantor Hermeto Pascoal: a voz como instrumento. Per Musi, n.22, p.44-62. Belo Horizonte: UFMG, 2010b.
______. The experimental music of Hermeto Paschoal e Grupo (1981-93): a musical system in the making. British Journal of Ethnomusicology. Brazilian musics, Brazilian identities. Ed. Suzel Ana Reily e Martin Clayton. Cambridge, England.v.9/i, 2000, p.119-142. http://www.open.ac.uk/Arts/music/mclayton/bje9-1finalpdf.PDF
ESSINGER, Silvio. Hermeto Pascoal inédito na Internet. Cybernotas. (Artigo publicado em 8 de novembro, 2000). In: www.cliquemusic.uol.com.br (Acesso em 7 de janeiro, 2009).
______. Hermeto Pascoal inédito na Internet. Cybernotas. (Artigo publicado em 8 de novembro, 2000). In: www.cliquemusic.uol.com.br (Acesso em 7 de janeiro, 2009).
GAIA, Zélia. Querido Hermeto (Carta a Hermeto Pascoal). Palmeira dos índios: manuscrito, 2003. In: O Menino Sinhô, vida e música de Hermeto Pascoal para crianças. Texto de Edmiriam Módolo Villaça. Ilustrações de Rosinha Campos. Carta de Zélia Gaia. São Paulo: Ática, 2007.
GILMAN, Bruce. Sorcerer’s apprentice. sem data. In: Brazzil Magazine. 2009 (www.brazzil.com/musdec96.htm, acesso em 10 de janeiro, 2009).
GONTIJO, Murilo. Minha religião é a música. Boletim informativo da UFMG. n.1285, ano 26, 19 de julho de 2000. p.5. In: www.ufmg.br/boletim/bol1285 (Acesso em 7 de janeiro, 2009).
IVANOV, Ricardo. Hermeto Pascoal cobra nova vida da MPB. 16 de setembro, 2002. In: www.terra.com.br/musica (Acesso em 21 de janeiro, 2009).
JOBIM, Antônio Carlos. Cancioneiro Jobim, 1971-1982. v.4. Músicas de Tom Jobim, arranjos de Paulo Jobim, texto de Sérgio Augusto, apresentação de Paulo Jobim, desenhos de Elizabeth Jobim, tradução de Paulo Henriques Britto. Rio de Janeiro: Jobim Music/Casa da Palavra, 2000.
JOBIM, Paulo. Apresentação. In: Cancioneiro Jobim, 1971-1982. v.4. Músicas de Tom Jobim, arranjos de Paulo Jobim, texto de Sérgio Augusto, apresentação de Paulo Jobim, desenhos de Elizabeth Jobim, tradução de Paulo Henriques Britto. Rio de Janeiro: Jobim Music/Casa da Palavra, 2000.
KRICH, John. Why is this country dancing?: a one-man samba to the beat of Brazil. New York: Simon & Schuster, 1993.
LOUREIRO, Mônica. Uma celebração da sanfona. Cybernotas. (Artigo publicado em 3 de julho, 2001). In: www.cliquemusic.uol.com.br (Acesso em 7 de janeiro, 2009).
MARCONDES, Marco Antônio (Org.) Encilopédia da música brasileira: popular, erudita e folclórica. 2ed. São Paulo: Art Editora / Publifolha, 1998.
McGOWAN, Chris; PESSANHA, Ricardo. The Billboard book of Brazilian music: samba, bossa nova, and the popular sounds of Brazil. Prefácio de Paul Winter. New York: Bilbosard Books, 1991.
MILLARCH, Aramis. Abertura (Opus 5). Tablóide digital. In: www.millarch.org. 1975 (Acesso em 21 de janeiro de 2009; publicado anteriormente no Estado do Paraná, 6 de fevereiro de 1975, p.4).
______. A Volta dos filhos prodígios. Tablóide digital. In: www.millarch.org. 1980a (Acesso em 21 de janeiro de 2009; publicado anteriormente no Estado do Paraná, 21 de agosto de 1980, p.10).
______. Abertura (Opus 5). Tablóide digital. In: www.millarch.org. 1979 (Acesso em 21 de janeiro de 2009; publicado anteriormente no Estado do Paraná, 15 de abril de 1979, p.1).
______. Instrumentistas. Tablóide digital. In: www.millarch.org. 1980b (Acesso em 21 de janeiro de 2009; publicado anteriormente no Estado do Paraná, Jornal da Música, 16 de novembro de 1980, p.30).
______. Na época do vídeo, poeta Emílio ressurge na tela. Tablóide digital. In: www.millarch.org. 1986 (Acesso em 21 de janeiro de 2009; publicado anteriormente no Estado do Paraná, Caderno Almanaque, 5 de abril de 1986, p.23).
______. O Som da gente em terra de Marlboro (os bastidores). Tablóide digital. In: www.millarch.org. 1989c (Acesso em 10 de fevereiro de 2009; publicado anteriormente no Estado do Paraná, Caderno Almanaque, 15 de março de 1989, p.3).
______. O Som da gente em terra de Marlboro. Tablóide digital. In: www.millarch.org. 1989b (Acesso em 21 de janeiro de 2009; publicado anteriormente no Estado do Paraná, Caderno Almanaque, 14 de março de 1989, p.3).
______. Som contemporâneo. Tablóide digital. In: www.millarch.org. 1977 (Acesso em 21 de janeiro de 2009; publicado anteriormente no Estado do Paraná, Jornal da Música, 3 de julho de 1977, p.29).
______. Também deu no NYT: o elogio ao som da gente. Tablóide digital. In: www.millarch.org. 1989a (Acesso em 21 de janeiro de 2009; publicado anteriormente no Estado do Paraná, Caderno Almanaque, 22 de março de 1989, p.3).
______. Uma geral do múltiplo talento de Miles Davis. Tablóide digital. In: www.millarch.org. 1988 (Acesso em 21 de janeiro de 2009; publicado anteriormente no Estado do Paraná, Caderno Almanaque, Música, 9 de outubro de 1988, p.23).
MORENA, Aline. Cannon do Slaves Mass e artigo sobre Hermeto. E-mail de Aline Morena a Fausto Borém em 7 de março de 2009.
MORENA, Aline, Ed. Princípios da Música Universal criada por Hermeto Pascoal. Partituras. Curitiba: 30 de setembro de 2008. In: www.hermetopascoal.com.br (Manuscrito escaneado, acesso em 7 de janeiro, 2009).
MORENA, Aline; PASCOAL, Hermeto. Chimarrão com rapadura. 2009a. In: www.hermetopascoalealinemorena.com.br. (Acesso em 9 de janeiro, 2009).
______. Correções sobre a “Linha do Tempo” do livro “O Menino Sinhô”, lançado pela editora Ática. Partituras. 2009b. In: www.hermetopascoal.com.br (e-mail de Edmiriam Módolo Villaça para Aline Morena e Hermeto Pascoal. Acesso em 7 de janeiro de 2009).
______. Correções sobre a “Linha do Tempo” do livro “O menino Sinhô”: segunda parte. Partituras. 2009c. In: www.hermetopascoal.com.br. (e-mail de Edmiriam Módolo Villaça para Aline Morena e Hermeto Pascoal. Acesso em 7 de janeiro de 2009).
______. O som nosso de cada um. 2009d. In: www.hermetopascoalealinemorena.com.br. (Acesso em 9 de janeiro, 2009).
MOUJÁN, Pedro Fernández. Otra noche “hermética” en Buenos Aires. La Capital, el diario del Mar del Plata. 11 de outubro, 2007. In: www.lacapitalnet.com.ar. (Acesso em 9 de janeiro, 2009).
SANTOS NETO, Jovino. Re: Cannon do Slaves Mass. (e-mail de Jovino Santos Neto a Fausto Borém em 16 de janeiro de 2009).
PASCOAL, Hermeto. Agenda. In: www.hermetopascoal.com.br. 2009a (Acesso em 9 de janeiro, 2009).
______. Amor, paz e esperança. In: www.hermetopascoal.com.br. 1980. (Partitura editada disponibilizada no site do compositor, acesso em 9 de janeiro, 2009).
______. Biografia. In: www.hermetopascoal.com.br. 2009b (Acesso em 9 de janeiro, 2009).
______. Calendário do Som. Ed. A. P. Quartim de Moraes. Apresentação de Sérgio Cabral. São Paulo: Editora Senac, 2000a.
______. Cannon. In: Slaves Mass. Hermeto pascoal (flauta e voz) com participações vocais de Flora Purim, Airto Moreira, Hugo Fattoruso, Raul de Souza e Laudir de Oliveira. WEA/Warner: BS2980, 1977. (LP)
______. Discografia. In: www.hermetopascoal.com.br. 2009c (Acesso em 9 de janeiro, 2009).
______. Licenciamento. In: www.hermetopascoal.com.br. 17 de novembro, 2008. (Acesso em 10 de fevereiro, 2009).
______. O Ovo. 15 de setembro, 2008. Partituras. In: www.hermetopascoal.com.br. (Partitura manuscrita disponibilizada no site do compositor, acesso em 9 de janeiro, 2009).
______. Prefácio do Calendário do Som. Ed. A. P. Quartim de Moraes. Apresentação de Sérgio Cabral. São Paulo: Editora Senac, 2000b.
PASCOAL, Hermeto; BORÉM, Fausto. Cannon (dedicada a Cannonball Adderley) para flauta, humming na flauta e sons pré-gravados. Partitura transcrita por Hermeto Pascoal e editada por Fausto Borém a partir da gravação do compositor no disco Slave mass (1977). Per Musi, n.22. Belo Horizonte: UFMG, 2010. p.80-82.
PASCOAL, Hermeto; PEREIRA, Ruy. Cannon (dedicada a Cannonball Adderley). Partitura transcrita por Hermeto Pascoal e desenhada por Ruy Pereira na capa interna do disco Slave mass. WEA/Warner: BS2980, 1977. (LP)
PAULA, Aluísio de. A música é branca. Notícias. In: www.hermetopascoal.com.br. 7 de agosto, 2007. (Acesso em 10 de janeiro, 2009).
PRADINES, César. Música brasileña en pareja. La Nacion. Espetáculos. 13 de maio, 2006. In: www.lanacion.com.ar. (Acesso em 10 de janeiro, 2009).
PRANDINI, José Carlos. Um estudo da improvisação na música de Hermeto Pascoal: transcrição e análise de solos improvisados. Campinas: UNICAMP, 1996. (Dissertação de Mestrado)
PURIM, Flora. Este desenho... In: Slaves Mass. 1977 (Texto de apresentação do LP WEA 36.021).
RAMOS, Bernardo. Glossário universal. In: www.itibereorquestrafamilia.com.br. 2009 (Acesso em 20 de janeiro, 2009).
ROBINSON, N. Scott. Rhythm legend Airto: then & now. Modern Drummer. v.24, n.6, June, 2000, p.68-82. In: http://www.nscottrobinson.com/airto.php (Acesso em 10 de janeiro, 2009).
RODRIGUES, Késia Decoté. Música popular instrumental brasileira (1970-2005): uma abordagem subsidiada pelo estudo da vida e obra de oito pianistas. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006 (Dissertação de Mestrado).
RODRIGUES, Otávio. Hermeto. Vida simples. Dezembro, 2003. In: www.vidasimples.abril.com.br (Acesso em 12 de janeiro, 2009).
SANDRONI, Carlos. O Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2001.
SIQUEIRA, José. Sistema Modal na música folclórica do Brasil. João Pessoa: Secretaria de Educação e Cultura / Diretoria Geral de Cultura, 1981.
SIVUCA. Quando conheci o Hermeto. In: Calendário do Som. Ed. A. P. Quartim de Moraes. Apresentação de Sérgio Cabral. São Paulo: Editora Senac, 2000 (contra-capa).
SCHOENBERG, Arnold. Funções Estrururais da Harmonia. Trad. Eduardo Seincman, Ed. Leonard Stein. São Paulo: Via Lettera, 2004 [1969].
______. Exercícios Preliminares em Contraponto. Trad. Eduardo Seincman, Ed. Leonard Stein. São Paulo: Via Lettera, 2001 [1963].
______. Harmonia. Trad. Marden Maluf . São Paulo: Editora UNESP, 1999 [1911].
SIXPACK, Joe. Guide to Brazilian music. In: www.slipcue.com (Acesso em 10 de janeiro, 2009).
TABORDA, Pretextato. Música de Invenção. Rio de Janeiro: UNIRIO, 1998. (Dissertação de mestrado).
TÁRIK DE SOUZA. Hermeto Paschoal. In: Autores e intérpretes. 9 de dezembro, 1990 (www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/mpb5; acesso em 9 de fevereiro de 2009)
TINÉ, Paulo José de S. A Harmonia no Contexto da Música Popular – Um Paralelo com a Harmonia Tradicional. Revista Internacional VIDETUR-LETRAS 6. Editora Mandruvá, 2002. Disponível na Internet :.
VILLAÇA, Edmiriam Módolo. O Menino Sinhô, vida e música de Hermeto Pascoal para crianças. Ilustrações de Rosinha Campos. Carta de Zélia Gaia. São Paulo: Ática, 2007.
WISNIK, José Miguel. O minuto e o milênio ou por favor professor, uma década de cada vez. In: Anos 70: 1 – Música popular. Org. Adauto Novaes. Rio de Janeiro: Europa, 1979-1980.
ZWARG, Itiberê. A música universal. In: www.itibereorquestrafamilia.com.br. 2009a (Acesso em 20 de janeiro, 2009).
______. Cifragem universal. In: www.itibereorquestrafamilia.com.br. 2009b (Acesso em 20 de janeiro, 2009).
______. Relese 07: Compor de corpo presente. In: www.itibereorquestrafamilia.com.br. 2009c (Acesso em 20 de janeiro, 2009).
______. Calendário do som. Itiberê Zwarg e Itiberê Orquestra Família. Gravadora Maritaca, 2005 (CD duplo).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Except where otherwise noted, contents on this site are licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.