O percurso histórico da improvisação no ragtime e no choro

Autores

  • Cesar Albino Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Sonia Regina Albano de Lima Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) https://orcid.org/0000-0001-6342-6103

Palavras-chave:

Ragtime, Choro, Improvisação, Música popular brasileira, Música popular norte-americana

Resumo

O artigo teve como objetivo investigar em que medida a improvisação e a tradição oral permitiram a consolidação do ragtime e do choro em gêneros musicais com aceitação popular na virada do século XIX. A escolha concentrou-se nas semelhanças formais existentes entre ambos e nos caminhos percorridos por ambos para essa consolidação. A partir dos conceitos de territorialização e desterritorialização criados por Gilles Deleuze e Félix Guattari, incorporados à improvisação musical por Rogério Costa, verificamos o tipo de improvisação utilizado nesses dois gêneros. O relato histórico reafirma a ideia de D. Bailey de que a improvisação está sempre presente na criação de novos sistemas notacionais, gêneros e estilos musicais, ainda que nos processos de transmutação, ela saia de cena. O texto é parte da dissertação de mestrado defendida no IA-UNESP.

Biografia do Autor

  • Cesar Albino, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

    Mestre em Música pelo IA-UNESP, Bacharel em Saxofone e Licenciado em Música (FMCG). Estudou saxofone com Roberto Sion, José Carlos Prandini e Eduardo Pecci no CMBP e CLAM. Possui pós-graduação lato sensu em educação musical, área de concentração-Práticas pedagógicas (FMCG). Leciona improvisação, instrumento e prática de conjunto nos cursos de Bacharelado em Música popular da FMCG. É professor da Escola Técnica do Governo do Estado de São Paulo de Artes (ETEC) e da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP). Autor dos métodos de saxofone (2003) e flauta transversal (2005) pela editora Gondine.

  • Sonia Regina Albano de Lima, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

    Doutora em Comunicação e Semiótica, área de Artes-PUC-SP; Pós-Doutora em Educação (GEPI-PUC-SP); Especialista em interpretação musical e música de câmara (FMCG); Bacharel em Direito (USP); Diretora e coordenadora pedagógica dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da FMCG; Professora do Mestrado e Doutorado em Música do IA-UNESP; pesquisadora do GEPI-PUC/SP; possui várias publicações em anais nacionais e internacionais, revistas, além de livros e coletâneas.

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Publicado

2011-01-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“O Percurso histórico Da improvisação No Ragtime E No Choro”. 2011. Per Musi, nº 23 (janeiro): 1-11. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/41404.