Estudos de validade e confiabilidade da Escala de Avaliação dos Efeitos da Musicoterapia em Grupo na Dependência Química (MTDQ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.45027

Palavras-chave:

Análise fatorial, Musicoterapia, Transtornos relacionados ao uso de substâncias, Psicometria

Resumo

A Escala de Avaliação dos Efeitos da Musicoterapia em Grupo na Dependência Química (MTDQ) é um teste de autorrelato composto por 20 itens que avaliam os benefícios percebidos por pacientes adultos com dependência química sobre os efeitos da musicoterapia em grupo em seus processos de mudança. A MTDQ possui evidências de validade de conteúdo, mas carece de análises sobre outros aspectos da validade de um teste. Este estudo objetivou avaliar a validade estrutural e a confiabilidade da MTDQ. Através da análise fatorial confirmatória de itens, três modelos foram testados: unidimensional, dois fatores correlacionados e bifatorial. A amostra possui 202 adultos (44,7±12,7; 23,37%, mulheres) com dependência química que participaram de grupos de musicoterapia e responderam a MTDQ em um Centro de Referência de Saúde Mental Álcool e Drogas na cidade de Belo Horizonte/MG. Os resultados indicam adequação da estrutura bifatorial, composta por dois fatores específicos (processos cognitivos e processos comportamentais) e um fator geral.  Este estudo traz evidências iniciais de que a MTDQ é um instrumento apropriado para medir três benefícios percebidos pelos pacientes com dependência química sobre a musicoterapia em seus processos de mudança.

Biografia do Autor

  • Frederico Pedrosa, Universidade Federal de Minas Gerais

    Docente da Graduação em Música com Habilitação em Musicoterapia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Música pela UFMG (2023), Mestre em Musica pela Universidade Federal do Paraná (2018) e Bacharel em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (2010). Atua em pesquisa nas áreas de musicoterapia, dependência química, saúde mental e cultura popular brasileira.

  • Frederio Garcia, Universidade Federal de Minas Gerais

    Frederico Garcia é professor associado no Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. É bolsista de pesquisa nível 2 do CNPq e lidera o Núcleo de Pesquisa Vulnerabilidade e Saúde NAVES e coordena o Centro de Referência em Drogas (CRR). Cursou seu doutorado em Biologia Celular e Molecular na Universidade de Rouen, na França. Foi laureado prêmio de pesquisador da World Federation of Societies of Biological Psychiatry (WFSBP) em 2013.

  • Cristiano Mauro Assis Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

    Psicólogo, Doutor em Educação, Pós-Doutor em Psicologia da Educação. Coordenador do Laboratório de Investigação da Arquitetura Cognitiva (LAICO). Professor Titular do Departamento de Psicologia, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Cognição e Comportamento e do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da Universidade Federal de Minas Gerais. Área de Atuação: Psicometria e Psicologia da Educação. Membro do GT da ANPEPP, Avaliação Cognitiva e Neuropsicológica nos biênios 2014-2015,2016-2017,2018-2019. Membro do GT de Psicometria da ANPEPP, biênio 2020-2021,2022-2023. Pesquisador Associado da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE). Bolsista de Produtividade do CNPq, nível 2, triênio 2014-2016, triênio 2017-2019, triênio 2020-2022

  • Cybelle Maria Loureiro, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutorado em Medicina da UFMG (2009), Mestrado em Música na Escola de Música da UFMG (2005), Bacharelado em Musicoterapia na University of Iowa (1991); Bacharelado em Música Instrumento Piano no Conservatório Musical Carlos Gomes (1975). Coordenadora do Bacharelado em Musicoterapia (2009), Professora Permanente no PPG em Neurociências - ICB-UFMG linha de pesquisa: neurociências, música e artes (2011); Professora Permanente do PPG em Música - EM-UFMG (2011) área Sonologia.

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Publicado

2023-08-16

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Estudos De Validade E Confiabilidade Da Escala De Avaliação Dos Efeitos Da Musicoterapia Em Grupo Na Dependência Química (MTDQ)”. 2023. Per Musi 24 (agosto): 1-10. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.45027.

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