A Musicoterapia e o Transtorno do Espectro do Autismo

uma abordagem informada pelas neurociências para a prática clínica

Autores

Palavras-chave:

Fundamentação Clínica Musicoterapêutica, Transtorno do Espectro do Autismo, Neurociências, Interação Musical, Comunicação Musical

Resumo

Nos últimos anos, muitos estudos em neurociências têm buscado compreender como o sistema nervoso está estruturado, como funciona em pessoas com desenvolvimento global típico e atípico, e como este sistema nervoso processa a música enquanto estímulo percebido e ação no mundo. A integração destes conhecimentos na prática clínica musicoterapêutica pode fornecer novas explicações sobre o modo pelo qual o uso terapêutico da música promove melhoras da saúde, bem como subsidiar o desenvolvimento de novas abordagens clínicas de tratamento, avaliação diagnóstica e avaliação do processo terapêutico. Este artigo apresenta uma fundamentação nas neurociências para uma prática clínica musicoterapêutica com foco na melhora da comunicação não-verbal e da interação social de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo.

Biografia do Autor

  • Renato Tocantins Sampaio, Universidade Federal de Minas Gerais

    Renato Tocantins Sampaio é Professor Assistente do Departamento de Instrumentos e Canto da Escola de Música – UFMG e Pesquisador com Bolsa PQ Nível 2 do CNPq. Possui graduação em Musicoterapia e em Música (licenciatura) e cursa o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG. Coordenador do Projeto de Extensão Clínica de Musicoterapia da UFMG que fornece atendimento musicoterapêutico a pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo e outros transtornos do desenvolvimento.

  • Cybelle Maria Veiga Loureiro, Universidade Federal de Minas Gerais

    Bacharel em Música e em Musicoterapia - Universidade de Iowa (1991); Mestrado em Educação Musical - Escola de Música - UFMG (2005); Doutorado em Medicina - Faculdade de Medicina - UFMG (2009); Representante da América Latina na World Music Therapy Federation-WFMT (2009-2014); Membro da Comissão de Treinamento e Clínica da WFMT (2014); Professor de Musicoterapia da Universidade Federal de Minas Gerais (2009), Diretor do Programa de Bacharelado em Musicoterapia (2009); Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação (PPG) em Neurociências - linha de pesquisa do ICB-UFMG: neurociências, música e artes (2011); Professor Permanente do PPG em Música - EM-UFMG (2011) na área de Sonologia. Experiência em Música, Musicoterapia. Atuando principalmente nas seguintes áreas: terapia musical neurológica; educação musical especial; paralisia cerebral; deficiência física; síndrome ocidental; esclerose múltipla; neurite óptica; neuromielite; neonatologia; distúrbios do desenvolvimento neurológico; Parkinson; Alzheimer; e Demência Semântica.

  • Cristiano Mauro Assis Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

    Cristiano Mauro Assis Gomes é Professor Associado do Departamento de Psicologia da FAFICH-UFMG e é Bolsista de Produtividade Nível 2 - CNPQ. Possui graduação em Psicologia e Doutorado em Educação (UFMG). Coordenador do Laboratório de Investigação da Arquitetura Cognitiva (LAICO) da UFMG. Atua como professor nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em Neurociências na UFMG.

Referências

ABRAMS, B. (2007). “The Use of Improvisational Assessment Profiles (IAPs) and ReGrid in Microanalysis of Clinical Music Improvisation”. In: WOSCH, T.; WIGRAM, T. (Eds.) Microanalysis in Music Therapy. London: Jessica Kingsley.

ADAMEK, M.; THAUT, M.; FURMAN, A.G. (2008). “Individuals with Autism and Autism Spectrum Disorders”. In: DAVIS, W.; GFELLER, K.; THAUT, M. An Introduction to Music Therapy: Theory and Practice. 3a ed. Silver Spring, EUA: American Music Therapy Association.

ALLEN, R.; DAVIS, R.: HILL, E. (2013). “The Effects of Autism and Alexithymia on Physiological and Verbal Responsiveness to Music”. JAutismDevDisord. v.43, p.432-444.

ALVIN, J. (1978). Music Therapy for the Autistic Child. London: Oxford University Press.

AMARAL, D. SCHUMANN, C.; NORDAHL, C. (2008). “Neuroanatomy of Autism”. Trends in Neurosciences. n.3, v.31, p.137-145.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATON (APA) (1995). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-IV. CD-ROM. Porto Alegre: Artes Médicas.

_______________ (2014). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. Porto Alegre: Artmed.

AMSO, D.; HAAS, S.; TENEBAUM, E.; MARKANT, J.; SHEINKOPF, S. (2014). “Bottom-up Attention Orienting in Young Children with Autism”. JAutismDevDisord. n.3, v.44, p.664-673.

ANDRADE, B.; PIMENTA, A. (sine data). Musicoterapia – um caminho. Belo Horizonte: Imagem.

ARAUJO, C. (2000). O Processo de Individuação no Autismo. São Paulo: Memnon.

ASSUMPÇÃO JR., F.; KUCZYNSKI, E., GABRIEL, M.; ROCCA, C. (1999). “Escala de Avaliação de Traços Autísticos: Validade e Confiabilidade de uma escala para a detecção de condutas autísticas”. ArqNeuropsiquiatr. n.1, v.57, p.23-29.

BALL, C. M. (2004). Music Therapy for Children with Autistic Spectrum Disorder. London: Bazian Ltd.

BARCELLOS, L. (2004). Musicoterapia: Alguns Escritos. Rio de Janeiro: Enelivros.

BARTELS, A.; ZEKI, S. (2004). “The neural correlates of maternal and romantic love”. NeuroImage. v.21, p.1155-1166.

BENENZON, R. (1985). Manual de Musicoterapia. Rio de Janeiro: Enelivros.

_______________ (1987). O Autismo, a Família, a Instituição e a Musicoterapia. Rio de Janeiro: Enelivros.

BERGER, D. (2002). Music Therapy, Sensory Integration and the Autistic Child. London: Jessica Kingsley.

BHAT, A.; LANDA, R.; GALLOWAY, J. (2011). “Current Perspectives on Motor Functioning in Infants, Children and Adults with Autism Spectrum Disorders”. Physical Therapy. n.7, v.91, p.1116-1129.

BHATARA, A.; QUINTIN, E.; HEATON, P; FOMBONNE, E; LEVITIN, D.J. (2009). “The effect of music on social attribution in adolescents with autism spectrum disorders”. Child Neuropsychology. v.15, p.375-396.

BOSA, C. (2001). “As relações entre Autismo, Comportamento Social e Função Executiva”. Psicologia: Reflexão e Crítica. n.2, v.14, p.281-287.

_______________ (2009). “Compreendendo a evolução da comunicação no bebê: implicações para a identificação precoce no autismo”. In: HAASE, V.; FERREIRA, F.;PENNA, F. Aspectos Biopsicossociais da Saúde na Infância e Adolescência. Belo Horizonte: Coopmed.

BOSA, C.; CALLIAS, M. (2000). “Autismo: breve revisão de diferentes abordagens”. Psicologia: Reflexão e Crítica. n.1, v.13, p.167-177.

BOXILL, E. (1985). Music Therapy for the Develomentally Disabled. Austin, EUA: Pro-Ed.

BRANDALISE, A. (1998). “Approach Brandalise de Musicoterapia – Carta de Canções”. Revista Brasileira de Musicoterapia. n.4, p.41-55.

_______________ (2001). Musicoterapia Músico-Centrada. São Paulo: Apontamentos.

BRATTICO, E.; ALLURI, V.; BOGERT, B. JACIBSEN, T.; VARTIAINEN, N.; NIEMINEN, S. TERVANIEMI, M. (2011). “A functional MRI study of happy and sad emotions in Music with and without lyrics”. Frontiers in Psychology. v.2, article 308, p.1-16.

BROWN, S. (1994). “Autism and music therapy: is change possible and why music?”. British Journal of Music Therapy. n.1, v.8, p.15-20.

BROWNELL, M. (2002). “Musically adapted social stories to modify behaviors in students with autism: four case studies”. Journal of Music Therapy. n.2, v.XXXIX, p.117-144.

BRUSCIA, K. (2000). Definindo Musicoterapia. Rio de Janeiro: Enelivros.

BUDAY, E. (1995). “The effects of signed and spoken words taught with music on sign and speech imitation by children with autism”. Journal of Music Therapy. v.32, p.189-202.

CAMARGO, S.; BOSA, C. (2012). “Competência Social, Inclusão Escolar e Autismo: Um estudo de caso comparativo”. Psicologia: Teoria e Pesquisa. n.3, v.28, p.315-324.

CAMPELO, L.; LUCENA, J.; LIMA, C.; ARAUJO, H.; VIANA, L.; VELOSO, M.; CORREIA, P.; MUNIZ, L. (2009). “Autismo: um estudo de habilidades comunicativas em crianças”. RevCEFAC. n.4, v.11, p.598-606.

CARIA, A. VENUTI, P. FALCO, S. (2011). “Functional and Dysfunctional Brain Circuits Underlying Emotional Processing of Music in Autism Spectrum Disorders”. Cerebral Cortex. v.21, p.2838-2849.

CARVALHEIRA, G.; VERGANIB, N.; BRUNONI, D. (2004). “Genetics of Autism”. RevBrasPsiquiatr. n.4, v.26, p.270-272.

COOK, J.; BARBALAT, G.; BLAKEMORE, SJ. (2012). “Top-down modulation of the perception of other people in schizophrenia and autism”. Frontiers in Human Neuroscience. v.6, article 175, p.1-10.

COSENZA, R. (1998) Fundamentos de Neuroanatomia. 2. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

CRAVEIRO DE SÁ, L. (2003). A teia do tempo e o autista: música e musicoterapia. Goiânia: UFG.

DICHTER, G. (2012). “Functional magnetic resonance imaging of autism spectrum disorders”. DialoguesClinNeurosci. n.3, v.14, p.319-351.

DICHTER, G.; FELDER, J.; BODFISH, J. (2009).” Autism is characterized by dorsal anterior cingulated hyperactivation during social target detection”. SCAN. n.3, v.4, p.215-226.

EDGERTON, C. (1994). “The effect of improvisational music therapy on the communicative behaviors of autistic children”. Journal of Music Therapy. v.31, p.31-62.

ELEFANT, C. (2001). “Speechless yet communicative: revealing the person behind the disability of Rett Syndrome through clinical research on songs in music therapy”. In: ALDRIDGE, D.; Di FRANCO, G.; RUUD, E.; WIGRAM, T. (Eds.) Music Therapy in Europe. Rome: ISMEZ.

_______________ (2005). “The Use of Single Case Designs in Testing Hypothesis”. In: ALDRIDGE, D. (Ed.) Case Study Designs in Music Therapy. London: Jessica Kingsley.

FERREIRA, P.; TEIXEIRA, E.; BRITTO, D. (2011). “Relato de Caso: Descrição da evolução da comunicação alternativa na pragmática do adulto portador de autismo”. RevCEFAC. n.3, v.13, p.559-567.

FILIPIC, S.; BIGAND, E. (2004). “The Time-course of emotion and cognition while listening to music”. In: LIPSCOMB, S.; ASHLEY, R.; GJERDINGEN, R.; WEBSTER, P. (Eds.) Proceedings of the 8th International Conference on Music Perception & Cognition. Adelaide (Australia): Casual Productions.

FLEURY, E.; PINHEIRO, L. (2013). Dois Casos Musicoterapêuticos: desafios e conquistas. Goiânia: Kelps.

FREIRE, M. (2014). Efeitos da Musicoterapia Improvisacional no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Dissertação (Mestrado em Neurociências). Programa de Pós-Graduação em Neurociências. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte.

FRITZ, T.; JENTSCHKE, S.; GOSSELI, N.; SAMMLER, D.; PERETZ, I.; TURNER, R.; FRIEDERICI, A.D.;, KOELSCH, S. (2009). “Universal recognition of three basic emotions in music”. CurrBiol. v.19, p.1-4.

GARCIA, H.; USTARROZ, J.; LOPEZ-GOÑI, J. (2012). “Valoración de la cognición social en esquizofrenia a través del test de la mirada. Implicaciones para la rehabilitación”. Avances en Psicologia Latinoamericana. n.1, v.30, p.40-52.

GATTINO, G.; RIESGO, R.; LONGO, D.; LEITE, J.; FACCINI, L. (2011). “Effects of relational music therapy on communication of children with autism: a randomized controlled study”. Nordic Journal of Music Therapy. n.2, v.20, p.142-154.

GIRODO, C.; NEVES, M.; CORREA, H. (2008). “Aspectos Neurobiológicos e Neuropsicológicos do Autismo”. In: FUENTES, D.; MALLOY-DINIZ, L.; CAMARGO, C.; COSENZA, R. (Eds) Neuropsicologia Teoria e Prática. Porto Alegre: Artmed.

GFELLER, K. (2008). “Music: a Human Phenomenon and Therapeutic Tool”. In: DAVIS, W.; GFELLER, K.; THAUT, M. An Introduction to Music Therapy: Theory and Practice. 3. Ed. Silver Spring: American Music Therapy Association.

GOLD, C.; WIGRAM, T.; ELEFANT, C. (2006). “Music therapy for autistic spectrum disorder”. CochraneDatabaseSystRev. v.2, article CD004381.

GOSSELIN, N.; PERETZ, I.; HASBOUN, D.; BAULAC, M.; SAMSON, S. (2011). “Impaired recognition of musical emotions and facial expressions following anteromedial temporal lobe excision”. Cortex. v.47, p.1116-1125.

GOSSELIN, N.; PERETZ, I.; JOHNSEN, E.; ADOLPHS, R. (2007). “Amygdala damage impairs emotion recognition from music”. Neuropsychologia. v.45, p.236-244.

GUPTA, A.; STATE, M.W. (2006). “Autismo: Genética”. RevBrasPsiquiatr. v.28 (Supl I), p.S29-38.

HILLECKE, T.; NICKEL, A.; BOLAY, H. (2005). “Scientific Perspectives on Music Therapy”. AnnNYAcadSci. v.1060, p.271-282.

HURON, D. (2006). Sweet anticipation: music and the psychology of expectation. Cambridge, EUA: MIT Press.

ILARI, B. (2006). “Desenvolvimento cognitivo-musical no primeiro ano de vida”. In. ILARI, B. Em busca da mente musical. Curitiba: UFPR.

KENET, T.; OREKHOVA, E.; BHARADWAJ, H.; SHETTY, N.; ISRAELI, E.; LEE, A.; AGAM, Y.; ELAM, M. JOSEPH, M. HAMALAINEN, M.; MANOACH, D. (2012). “Disconnectivity of the cortical ocular motor control network in autism spectrum disorders”. NeuroImage, v.61, p.1226-1234.

KENNEY, S. (2008). “Birth to six: music behaviors and how to nurture them”. General Music Today. n.1, v.22, p.32-34.

KERN, P.; ALDRIDGE, D. (2006). “Using embedded music therapy interventions to support outdoor play of young children with autism in an inclusive community-based child care program”. Journal of Music Therapy. n.4, v.XLIII, p.270-294.

KERN, P.; WOLERY, M.; ALDRIDGE, D. “Use of songs to promote independence in morning greeting routines for young children with autism”. JAutismDevDisor. v.37, p.1264-1271.

KIM, J.; WIGRAM, T.; GOLD, C. (2009). “Emotional, motivational and interpersonal responsiveness of children with autism in improvisational music therapy”. Autism. n.4, v.13, p.389-409.

KLIN, A. (2006). “Autismo e Síndrome de Asperger: uma visão geral”. RevBrasPsiquiatr. n.28 (Supl I), p.S3-S11.

KOELSCH, S. (2009). “A Neuroscientific Perspective on Music Therapy”. AnnNYAcadSci. v.1169, p.374-384.

_______________ (2011). “Toward a neural basis of music perception – a review and updated model”. Frontiers in Psychology. v.2, article 110, p.1-20.

_______________ (2014). “Brain correlates of music-evoked emotions”. Nature Reviews Neuroscience. v.15, p.170-180.

KOELSCH, S.; FRITZ, T.; CRAMON, D.; MULLER, K.; FRIEDERICI, A. (2006). “Investigating emotion with music: an fMRI study”. HumBrainMapp. v.27, p.239-250.

LAI, G.: PANTAZATOS, S.; SCHNEIDER, H.; HIRSCH, J. (2012). “Neural systems for speech and song in autism”. Brain. v.135, p.961-975.

LENT, R. (2010). Cem bilhões de neurônios? 2. Ed. São Paulo: Atheneu.

LIM, H.; DRAPER, E. (2011). “The effects of music therapy incorporated with Applied Behavior Analysis Verbal Behavior approach for children with autism spectrum disorders”. Journal of Music Therapy. n.4, v.48, p.532-550.

MALLOCH, S.; TREVARTHEN, C. (2009). “Musicality: Communicating the vitality and interests of life”. In: MALLOCH, S.; TREVARTHEN, C. (Eds.). Communicative musicality: Exploring the basis of human companionship. Oxford: Oxford University Press.

MARANTO, C. (ed.) (1993). Music Therapy: International Perspectives. Pipersville: Jeffrey Books.

MATSON, M.; MATSON, J.; BEIGHLEY, J. (2011). “Comorbidity of physical and motor problems in children with autism”. Research in Developmental Disabilities. v.32, p.2304-2308.

MATURANA, H. (1999). A Ontologia da Realidade. Belo Horizonte: UFMG.

MECCA, T.; BRAVO, R.; VELLOSO, R.; SCHWARTZMAN, J.; BRUNONI, D.; TEIXEIRA, M. (2011). “Rastreamento de sinais e sintomas de Transtorno do Espectro do Autismo em irmãos”. RevPsiquiatrRioGdSul. n.2, v.33, p.116-120.

McFERRAN, K.; SHOEMARK, H. (2013). “How musical engagement promotes well-being in education contexts: The case of a young man with profound and multiple disabilities”. IntJQualitativeStudHealthWell-Being. v.8, article 20570, p.1-14.

MERCADANTE, M.; POLIMENO, A. (2009). “Neuroquímica Cerebral”. In: MARCADANTE, M.; ROSÁRIO, M. Autismo e Cérebro Social. São Paulo: Farma.

MITTERSCHIFFTHALER, M.; FU, C.; DALTON, J.; ANDREW, C.; WILLIAMS, S. (2007). “A functional MRI study of happy and sad affective states evoked by classical music”. HumBrainMapp. v.28, p.1150-1162.

NEUHAUS, E.; BEAUCHAINE, T.; BERNIER, R. (2010). “Neurobiological correlates of social functioning in autism”. Clinical Psychology Review. v.30, p.733-748.

NORDOFF, P.; ROBBINS, C. (2007). Creative Music Therapy. 2. Ed. Revised. New Hampshire: Barcelona.

OLDFIELD, A. (2001). “Music therapy with young children with autism and their parents: developing communications through playful musical interactions specific to each child”. In: ALDRIDGE, D., DIFRANCO, G. RUUD, E.; WIGRAM, T. (Eds.) Music Therapy in Europe. Roma: Ismez.

OMAR, R.; HENLEY, S.; BARTLETT, J.; HAILSTONE, J.; GORDON, E.; SAUTER, D.; FROST, C.; SCOTT, S.; WARREN, J. (2011). “The structural neuroanatomy of music emotion recognition: Evidence from frontotemporal lobar degeneration”. NeuroImage. v.56, p.1814-1821.

ORSATI, F.; SCHWARTZMAN, J.; BRUNONI, D.; MECCA, T.; MACEDO, E. (2008). “Novas possibilidades na avaliação neuropsicológica dos transtornos invasivos do desenvolvimento: Análise dos movimentos oculares”. AvalPsicol. n.3, v.7, p.281-290.

PAVLICEVIC, M. (1990). “Dynamic interplay in clinical improvisation”. Journal of British Music Therapy. v.4, p.5-9.

PASCUAL-LEONE, A. (2009). “The brain that makes music and is changed by it”. In: PERETZ, I.; ZATORRE, R. The cognitive neuroscience of music. Reprint. New York: Oxford.

PATEL, A. (2008a). “Music as a transformative technology of the mind”. In: John Templeton Foundation. Music: Its Evolution, Cognitive Basis, and Spiritual Dimensions. (Symposium). Cambridge University, September. Disponível em <http://www.nsi.edu/~ani/Patel_2008_Templeton_Essay.pdf>. Acesso em 07 out 2014.

_______________ (2008b). Music, language and the brain. New York: Oxford University Press.

PEREIRA, A.; RIESGO, R.; WAGNER, M. (2008). “Autismo infantil: tradução e validação da Childhood Autism Rating Scale para uso no Brasil”. JPediatr. Rio de Janeiro, n.6, v.84, p487-494.

PLAHL, C. (2007). “Microanalysis of Preverbal Communication in Music Therapy”. In: WOSCH, T.; WIGRAM, T. (Eds.) Microanalysis in Music Therapy. London: Jessica Kingsley.

ROBARTS, J. (1996). “Music therapy for autistic children”. In: TREVARTHEN, C.; AITKEN, K.; PAPOUDI, D.; ROBARTS, J. (Eds.) Children with Autism: Diagnosis and Interventions to Meet Their Needs. London: Jessica Kingsley.

RODRIGUES, A. (2012). Efeito do treinamento musical em capacidades cognitivas visuais: atenção e memória. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Neurociências. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte.

SAMPAIO, A.; SAMPAIO, R. (2005). Apontamentos em Musicoterapia, volume 1. São Paulo: Apontamentos Editora.

SAMPAIO, R. (2002). Novas Perspectivas de Comunicação em Musicoterapia. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós Graduação em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

_______________ (2006). Um estudo preliminar sobre a construção da comunicação musical em Musicoterapia. XII Simpósio Brasileiro de Musicoterapia. Anais... Goiânia, Sociedade Goiana de Musicoterapia.

_______________ (2007). Considerações sobre a Linguagem na Prática Clínica Musicoterapêutica numa Abordagem Gestáltica. VII Encontro Nacional da Associação de Pesquisa e Pós Graduação em Música. Anais... São Paulo, Instituto de Artes – UNESP.

SAMSON, S.; EHRLE, N.; BAULAC, M. (2001). “Cerebral substrates for musical temporal processes”. AnnNYAcadSci. v.930, p.166-178.

SCHWARTZMAN, J. (2011). “Neurobiologia dos Transtornos do Espectro do Autismo”. In: SCHWARTZMAN, J.; ARAUJO, C. Transtornos do Espectro do Autismo. São Paulo: Memnon.

SUMMER, L. (2009). Client Perspectives on the Music in Guided Imagery and Music. Thesis (Doctor in Philosophy – Dept. of Communication and Psychology). Aalborg University, Denmark.

TAMANAHA, A.; PERISSINOTO, J.; CHIARI, B. (2008). “Uma breve revisão histórica sobre a construção dos conceitos do Autismo Infantil e da Síndrome de Asperger”. RevSocBrasFonoaudiol. n.3, v.13, p.296-299.

TREHUB, S. (2005). “Developmental and Applied Perspectives on Music”. AnnNYAcadSci. v. 1060, p. 198–201.

THAUT, M. (2008). Rhythm, Music and the Brain. New York: Routledge.

TOWGOOD, K.; MEUWESE, J.; GILBERT, S.; TURNER, M.; BURGESS, P. (2009). “Advantages of the multiple case series approach to the study of cognitive deficits in autism spectrum disorder”. Neuropsychologia. n.13, v.47, p.2981-2988.

VELLOSO, R.; VINIC, A.; DUARTE, C.; DANTINO, M.; BRUNONI, D.; SCHWARTZMAN, J. (2011). “Protocolo de Avaliação Diagnóstica Multidisciplinar da Equipe de Transtornos Globais do Desenvolvimento vinculado à Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie”. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. n.1, v.11, p.9-22.

WIGRAM, T. (2007). “Event-based Analysis of Improvisations Using Improvisational Assessment Profiles”. In: WOSCH, T.; WIGRAM, T. (Eds.) Microanalysis in Music Therapy. London: Jessica Kingsley.

WHIPPLE, J. (2012). “Music Therapy as an effective treatment for young children with autism spectrum disorders: a meta-analysis”. In: KERN, P.; HUMPAL, M. (Eds.) Early childhood music therapy and autism spectrum disorders. London: Jessica Kingsley.

WIGRAM, T.; GOLD, C. (2006). Music Therapy in the assessment and treatment of autistic spectrum disorder: clinical application and research evidence. Child: care, health and development. n.5, v.32, p.535-542.

WIGRAM, T.; PEDERSEN, I.; BONDE, L. (2002). A Comprehensive Guide to Music Therapy: theory, clinical practice, research and training. London: Jessica Kingsley.

WIMPORY, D.; CHADWICK, P.; NASH, S. (1995). “Musical interaction therapy for children with autism: An evaluative case study with two-year follow up”. JAutismDevDisor. n.5, v.25, p.541-552.

WONG, P.; CIOCCA, V.; CHAN, A.; HA, L.; TAN, L.; PERETZ, I. (2012). “Effects of Culture on Musical Pitch Perception”. PlosOne. n.4, v.7, article e33424, p.1-8.

WORLD FEDERATION OF MUSIC THERAPY (2011). What is Music Therapy?. Disponível em <http://www.wfmt.info/wfmt-new-home/about-wfmt/>. Acesso em 10 set 2014.

WORLEY, J.; MATSON, J. (2011). “Psychiatric symptoms in children diagnosed with an Autism Spectrum Disorder: an examination of gender differences”. Research in Autism Spectrum Disorders. v.5, p.1086-1091.

WOSCH, T. (2007). “Microanalysis of Processes of Interactions in Clinical Improvisation with IAP-Autonomy”. In: WOSCH, T.; WIGRAM, T. (Eds.) Microanalysis in Music Therapy. London: Jessica Kingsley.

WOSCH, T.; WIGRAM, T. (2007). “Microanalysis in Music Therapy: Introduction and Theoretical Basis”. In: WOSCH, T.; WIGRAM, T. (Eds.) Microanalysis in Music Therapy. London: Jessica Kingsley.

Downloads

Publicado

2015-11-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A Musicoterapia E O Transtorno Do Espectro Do Autismo : Uma Abordagem Informada Pelas Neurociências Para a prática clínica”. 2015. Per Musi, nº 32 (novembro): 1-34. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/38415.