Análise de confiabilidade da Escala de Comunicabilidade Musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.12459

Palavras-chave:

Escala de Comunicabilidade Musical, Musicoterapia neurológica, Musicoterapia musicocentrada, Confiabilidade

Resumo

A Escala de Comunicabilidade Musical foi desenvolvida através de pesquisas realizadas nos Estados Unidos da América na década de 1960. Desde estão ela é utilizada para avaliar comportamentos a partir de estímulos sonoros e musicais. No Brasil, ela foi submetida a estudos de validade apresentando resultados positivos. Nesse estudo, objetivamos verificar sua confiabilidade em duas abordagens de atendimento musicoterapêutico. Para isso, 5 examinadores realizaram a análise de 24 trechos de vídeos, sendo 12 trechos de atendimentos em Musicoterapia Musicocentrada e 12 trechos de vídeos em Musicoterapia Neurológica. Posteriormente, foi realizado o teste de Correlação de Spearman. Os resultados apresentaram correlações moderadas e fortes, indicando evidências de confiabilidade para esta escala.

Biografia do Autor

  • Aline Moreira Brandão André, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutoranda em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui mestrado em Música pela UFMG, especialização em Educação Musical pela Universidade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e bacharelado em Música – Habilitação em Musicoterapia pela UFMG. Participou de pesquisas nos seguintes temas: protocolo de atendimento, protocolo de avaliação, transtorno do espectro do autismo, patologias neurológicas, musicoterapia improvisacional, musicoterapia neurológica e Escalas Nordoff Robbins.

  • Cristiano Mauro Assis Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

    Psicólogo, Doutor em Educação, Pós-Doutor em Psicologia Educacional. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Arquitetura Cognitiva (LAICO). Professor do Departamento de Psicologia, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Cognição e Comportamento e do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua principalmente nos seguintes temas: Psicometria e Aprendizado, análise de grandes bancos de dados educacionais, pesquisa em arquitetura e desenvolvimento cognitivo, construção e validação de instrumentos de medição psicológica e educacional, intervenção e desenvolvimento cognitivo. Membro do GT da ANPEPP, Avaliação Cognitiva e Neuropsicológica no biênio 2014-2015,2016-2017,2018-2019. Membro do GT Psicométrico da ANPEPP, no biênio 2020-2021. Pesquisador Associado da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE). Bolsa de Produtividade CNPq, nível 2, triênio 2014-2016, triênio 2017-2019, triênio 2020-2022.

  • Cybelle Maria Veiga Loureiro, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Medicina na área de conhecimento Ciências Aplicadas à Cirurgia e Oftalmologia - Faculdade de Medicina-UFMG (2009); Mestre na área de conhecimento Musical Educação Musical - Escola de Música - UFMG (2005); Bacharel em Musicoterapia - University of Iowa (1991); Bacharel em Música Instrumento Piano - Conservatório Musical Carlos Gomes (1975); Representante da América Latina na Federação Mundial de Musicoterapia-WFMT (2009-2014); Membro da Comissão de Formação e Clínica da WFMT (2014); Professora Associada de Musicoterapia da Universidade Federal de Minas Gerais (2009), Coordenador do Curso de Bacharelado em Musicoterapia (2009); Professor permanente do PPG em Neurociências - ICB-UFMG linha de pesquisa: neurociências, música e artes (2011); Professor Permanente do PPG em Música - EM-UFMG (2011) na área de Sonologia. Experiência na área de Música e Musicoterapia, atuando principalmente nas áreas: sonologia, neurociências, musicoterapia neurológica; educação musical especial; deficiência física; Síndrome de West; esclerose múltipla; neurite óptica; neuromielite; neonatologia; atraso no neurodesenvolvimento; Parkinson; Alzheimer; demência semântica e cuidados paliativos.

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Publicado

2021-06-17

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Análise De Confiabilidade Da Escala De Comunicabilidade Musical”. 2021. Per Musi, nº 40 (junho): 1-12. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.12459.

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