Representação vetorial de transformações triádicas

Autores

  • Carlos de Lemos Almada Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5247

Palavras-chave:

Teoria Neorriemanniana, Sistema de Transformações Cromáticas, Condução parcimoniosa de vozes, Representação vetorial, Análise musical

Resumo

Este artigo apresenta dois vetores destinados à formalização de transformações triádicas, considerando especialmente o Sistema de Transformações Cromáticas proposto por David KOPP (2002). O conteúdo numérico do vetor K descreve concisamente o processo associado a uma determinada operação que deve ser aplicada para transformar uma tríade perfeita referencial em uma tríade derivada. O vetor G informa a posição espacial de uma operação considerando sua projeção geométrica em um plano bidimensional de referência (a Tonnetz). Uma aplicação prática relacionada a análise computacional é apresentada na seção final do artigo.

Downloads

Publicado

2018-05-02

Edição

Seção

Articles

Como Citar

“Representação Vetorial De transformações triádicas”. 2018. Per Musi, nº 38 (maio). https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5247.

Artigos Semelhantes

1-10 de 165

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.