Imagens na canção A saudade Op. 11 de Lorenzo Fernandez
uma abordagem intersemiótica
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2007.55169Palavras-chave:
canção brasileira, análise intersemiótica, Lorenzo Fernandez, Sistema de Análise de Arte Comparada, Sandra Loureiro de Freitas ReisResumo
Este trabalho apresenta uma abordagem intersemiótica da canção A saudade Op. 11 de Lorenzo Fernandez. Verifica algumas articulações que se estabelecem entre as linguagens literária e musical da canção e revela imagens suscitadas pelo texto poético, pela música e finalmente pelo texto poético–musical. Como um dos instrumentos de análise, foi utilizado o Sistema de Análise de Arte Comparada de Sandra Loureiro de Freitas Reis, o qual emprega diferentes paradigmas ou “modos”, deduzidos de fenômenos comuns a várias linguagens artísticas.
Referências
CASTRO, Luciana Monteiro de; BORGHOFF, Margarida Maria; PEDROSA, Mônica. Em defesa da canção de câmara brasileira. In: Per Musi: Revista de Performance Musical, V.8. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2003.
CHRISTIN, Anne-Marie. Da imagem à escrita. In: SÜSSEKIND, Flora; DIAS, Tânia, orgs. Historiografia literária e as técnicas de escrita: do manuscrito ao hipertexto. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa: Vieira & Lent, 2004.
DAMASIO, António. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
FERNANDEZ, Lorenzo. A Saudade Op.1. São Paulo: Irmãos Vitale, 1961.(partitura)
GOLDSTEIN, Norma. Versos, sons e ritmo. São Paulo: Ática, 1989
LA RUE, Jan. Guidelines for style analysis. New York: W.W. Norton & Company, Inc., 1970.
NATTIEZ, Jean-Jacques. O modelo tripartite de semiologia musical: o exemplo de La Cathédrale Engloutie de Debussy. Tradução de Luiz Paulo Sampaio. In: Debates, V.6. Rio de Janeiro: Centro de Letras e Artes da UNIRIO, 2002.
RAMOS, Maria Luiza. Fenomenologia da obra literária. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1974.
REIS, Sandra Loureiro de Freitas. A linguagem oculta da arte impressionista: tradução intersemiótica e percepção criadora na literatura, música e pintura. Belo Horizonte: Mãos Unidas Edições Pedagógicas Ltda, 2001.
_______ Essais sur l’art: musicologie, sémiologie et philosophie. Belo Horizonte: Mãos Unidas, 2004.
SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.