Imagens na canção A saudade Op. 11 de Lorenzo Fernandez

uma abordagem intersemiótica

Autores

  • Mônica Pedrosa de Pádua Universidade Federal de Minas Gerais
  • Margarida M. Borghoff Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2007.55169

Palavras-chave:

canção brasileira, análise intersemiótica, Lorenzo Fernandez, Sistema de Análise de Arte Comparada, Sandra Loureiro de Freitas Reis

Resumo

Este trabalho apresenta uma abordagem intersemiótica da canção A saudade Op. 11 de Lorenzo Fernandez. Verifica algumas articulações que se estabelecem entre as linguagens literária e musical da canção e revela imagens suscitadas pelo texto poético, pela música e finalmente pelo texto poético–musical. Como um dos instrumentos de análise, foi utilizado o Sistema de Análise de Arte Comparada de Sandra Loureiro de Freitas Reis, o qual emprega diferentes paradigmas ou “modos”, deduzidos de fenômenos comuns a várias linguagens artísticas.

Biografia do Autor

  • Mônica Pedrosa de Pádua, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mônica Pedrosa de Pádua é Professora Assistente de Canto na Escola de Música da UFMG. Bacharelou-se em Canto nesta escola e obteve Mestrado em Canto na Manhattan School of Music em Nova York. Doutoranda em Literatura Comparada na Faculdade de Letras da UFMG. Membro do Grupo de Pesquisa “Resgate da Canção Brasileira”.

  • Margarida M. Borghoff, Universidade Federal de Minas Gerais

    Margarida Borghoff é Professora Adjunta de Piano e Música de Câmara na Escola de Música da UFMG. Realizou Bacharelado em Piano e Música de Câmara na Escola Superior de Música de Freigurg i. Breisgau, e Mestrado e Doutorado em Acompanhamento de Canções (Liedgestaltung) na Escola Superior de Música de Karlsruhe, Alemanha. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Resgate da Canção Brasileira”.

Referências

CASTRO, Luciana Monteiro de; BORGHOFF, Margarida Maria; PEDROSA, Mônica. Em defesa da canção de câmara brasileira. In: Per Musi: Revista de Performance Musical, V.8. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2003.

CHRISTIN, Anne-Marie. Da imagem à escrita. In: SÜSSEKIND, Flora; DIAS, Tânia, orgs. Historiografia literária e as técnicas de escrita: do manuscrito ao hipertexto. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa: Vieira & Lent, 2004.

DAMASIO, António. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

FERNANDEZ, Lorenzo. A Saudade Op.1. São Paulo: Irmãos Vitale, 1961.(partitura)

GOLDSTEIN, Norma. Versos, sons e ritmo. São Paulo: Ática, 1989

LA RUE, Jan. Guidelines for style analysis. New York: W.W. Norton & Company, Inc., 1970.

NATTIEZ, Jean-Jacques. O modelo tripartite de semiologia musical: o exemplo de La Cathédrale Engloutie de Debussy. Tradução de Luiz Paulo Sampaio. In: Debates, V.6. Rio de Janeiro: Centro de Letras e Artes da UNIRIO, 2002.

RAMOS, Maria Luiza. Fenomenologia da obra literária. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1974.

REIS, Sandra Loureiro de Freitas. A linguagem oculta da arte impressionista: tradução intersemiótica e percepção criadora na literatura, música e pintura. Belo Horizonte: Mãos Unidas Edições Pedagógicas Ltda, 2001.

_______ Essais sur l’art: musicologie, sémiologie et philosophie. Belo Horizonte: Mãos Unidas, 2004.

SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Imagens Na canção A Saudade Op. 11 De Lorenzo Fernandez: Uma Abordagem intersemiótica”. 2007. Per Musi, nº 15 (janeiro): 47-54. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2007.55169.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)