Em defesa da canção de câmara brasileira

Autores

  • Luciana Monteiro de Castro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Margarida Maria Borghoff Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mônica Pedrosa de Pádua Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.55792

Palavras-chave:

Canção de câmara brasileira, canto e piano, interpretação

Resumo

Este artigo discute a importância do estudo e da divulgação da canção de câmara brasileira, um dos gêneros musicais mais cultivados pelos compositores nacionais, mas relegado a um segundo plano em programas curriculares de grande parte das escolas brasileiras. Defende a necessidade de estudo específico nas academias do país para fins de reconhecimento da qualidade e amplitude deste repertório, proporcionando subsídios para uma reavaliação por parte dos professores, alunos e público quanto à importância do gênero. Apresenta as estratégias adotadas pelo grupo de pesquisa “Resgate da Canção Brasileira”, formado por professores da UFMG com o objetivo de oferecer meios para uma mudança gradativa do panorama atual.

Biografia do Autor

  • Luciana Monteiro de Castro, Universidade Federal de Minas Gerais

    Luciana Monteiro de Castro: Professora Assistente de Canto na Escola de Música da UFMG. Formou-se em Canto na UFMG e no Conservatório Nacional de Lisboa e concluiu Mestrado em Performance na Escola de Música da UFMG.

  • Margarida Maria Borghoff, Universidade Federal de Minas Gerais

    Margarida Borghoff: Professora Adjunta de Piano e Música de Câmara na Escola de Música da UFMG. Realizou Bacharelado em Piano e Mestrado em Música de Câmara na Escola Superior de Música de Freiburg i. Breisgau, e Mestrado e Doutorado em Acompanhamento de Canções (Liedgestaltung) na Escola Superior de Música de Karlsruhe, Alemanha.

  • Mônica Pedrosa de Pádua, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mônica Pedrosa de Pádua: Professora Assistente de Canto na Escola de Música da UFMG. Bacharelou-se em Canto nesta escola e obteve Mestrado em Canto na Manhattan School of Music (New York).

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Publicado

2003-07-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Em Defesa Da canção De câmara Brasileira”. 2003. Per Musi, nº 08 (julho): 74-83. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.55792.