A influência da performance vocal no desenvolvimento das funções cognitivas e comunicativas da linguagem oral da criança

Autores

  • Juliana Grassi Pinto Ferreira Universidade de Itaúna

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2007.55190

Palavras-chave:

performance vocal, linguagem oral, canto, referenciais curriculares nacionais

Resumo

Este artigo trata da influência da performance vocal no desenvolvimento das funções cognitivas e comunicativas da linguagem oral da criança e do Canto como recurso pedagógico na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Prioriza os aspectos ligados à performance vocal na comunicação social e interpessoal, no processo de letramento e alfabetização, no auto-conhecimento, na auto-afirmação e na preservação da saúde vocal. Para tanto, recorre ao pensamento de vários educadores e especialistas no assunto e à analise e questionamento dos Referenciais Curriculares Nacionais, que orientam as políticas e programas de educação infantil nos níveis estadual e municipal.

Biografia do Autor

  • Juliana Grassi Pinto Ferreira, Universidade de Itaúna

    Juliana Grassi Pinto Ferreira é graduada em Canto e Especialista em Regência Coral pela UFMG; ex-integrante do Coral “Ars Nova” da UFMG (de 1985 a 1987); regente dos corais “Arte Nossa” de Pará de Minas (desde 1987), “Una Voz” de Itaúna (desde 1996), Pif Paf da Rio Branco Alimentos (desde 2004); Diretora e Professora de Canto, Canto Coral, Flauta Doce e Musicalização na Escola de Música “Arte Nossa” de Pará de Minas desde 1988; professora de Expressão vocal e Ritmo na Faculdade de Educação Física da Universidade de Itaúna (desde 2002) e de Canto Coral e Musicalização na Escola Berlaar Sagrado Coração de Maria de Pará de Minas (desde 2006).

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Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A Influência Da Performance Vocal No Desenvolvimento Das funções Cognitivas E Comunicativas Da Linguagem Oral Da criança”. 2007. Per Musi, nº 15 (janeiro): 72-77. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2007.55190.

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