As claves altas na prática musical religiosa paulista e mineira dos séculos XVIII e XIX
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2001.57763Palavras-chave:
Brasil, música religiosa, manuscritos musicais, séculos XVIII e XIX, claves altasResumo
Na música religiosa encontrada em manuscritos musicais brasileiros dos séculos XVIII e XIX, observa-se a utilização de três sistemas de claves: as claves altas, as claves baixas e as claves modernas, com nítida predominância do segundo sistema. Claves altas foram comuns em períodos anteriores à segunda metade do século XVIII, mas foram preservadas em manuscritos de períodos subseqüentes, pela cópia de composições mais antigas. Descritas pela primeira vez em A Plaine and Easie Introduction to Practicall Musicke (1597) de Thomas Morley, as claves altas possuem significado diverso das claves baixas e das claves modernas, representando um sistema transpositor específico da música vocal renascentista e da música em estilo antigo, e cujo conhecimento possui implicações tanto na edição quanto na interpretação desse repertório.
Referências
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