Sonoros concertos no estilo italiano

música orquestral novo-hispana no despertar de sua história

Autores

  • Evguenia Roubina Universidade Nacional Autônoma do México, Escola Nacional de Música, Cidade do México, México
  • Paulo Castagna Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.54866

Palavras-chave:

Nova Espanha, música orquestral, R. Lamain, I, I. Jerusalem

Resumo

A música orquestral da Nova Espanha constitui um dos aspectos da história das artes no México que até agora não havia sido suficientemente abordado em publicações especializadas. O presente artigo expõe alguns avanços da investigação em torno desse fenômeno cultural e artístico, realizada por sua autora ao longo de quase dez anos, dedicando-se a localizar o período inicial do movimento sinfônico no vice-reinado e assinalar seus principais protagonistas. A relação dos diferentes gêneros para os conjuntos instrumentais de âmbito catedralício, teatral e palaciano, bem como suas funções específicas em cada um deles, investigadas com o auxílio de fontes primárias e fidedignas, em sua maioria, inéditas, contribuem para elucidar os significados e as funções sociais que no século XVIII a música orquestral teve na Nova Espanha e em outros países do mundo ibero-americano.

Biografia do Autor

  • Evguenia Roubina, Universidade Nacional Autônoma do México, Escola Nacional de Música, Cidade do México, México

    Evguenia Roubina, violoncelista e pesquisadora mexicana de origem bielorrussa, Philosophy Doctor in Sciences of Art pelo Conservatório Estatal de São Petersburgo (Rússia), é Professora Titular da Escola Nacional de Música (Universidade Nacional Autônoma do México), onde compõe o grupo de formação interdisciplinar. É integrante do Sistema Nacional de Investigadores e membro fundador da Academia Mexicana de Ciências, Arte, Tecnologia e Humanidades. Seu trabalho no campo da história da música no México foi laureado com o Prêmio Robert Stevenson de Musicologia e Investigação em Música Latino-americana 2000-2001 (Washington), com menção no I Concurso Internacional Gourmet Musical de Investigação sobre Música da América Latina (Buenos Aires, 2003), com menção honrosa na nona edição do Prêmio de Musicologia Casa das Américas (Havana, 2003) e com o Prêmio de Musicologia Latino-americana Samuel Claro Valdés 2004 (Chile).

  • Paulo Castagna , Universidade Estadual Paulista

    Paulo Castagna é Graduado e mestre pela ECA/USP e Doutor pela FFLCH/USP. Foi bolsista do CNPq, da FUNARTE, da FAPESP e da VITAE, sendo atualmente Bolsista em Produtividade do CNPq. Vem produzindo partituras, livros e artigos na área de musicologia histórica, além de cursos, conferências, programas de rádio e televisão, também coordenando a pesquisa musicológica para a gravação de CDs. É professor e pesquisador do Instituto de Artes da UNESP desde 1994, atuando no Programa de Pós-Graduação em Música e coordenando o grupo de pesquisa “Musicologia Histórica Brasileira”, cadastrado no CNPq. Coordenou a Equipe de Organização e Catalogação da Seção de Música do Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo (1987-1999), a Equipe Musicológica do projeto Acervo da Música Brasileira /Restauração e Difusão de Partituras (Fundarq/Santa Rosa Bureau Cultural/Petrobras, Belo Horizonte - MG) e o projeto Patrimônio Arquivístico-Musical Mineiro (Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, 2007-2008), tendo sido tutor do Programa Especial de Treinamento (PET) do IA/UNESP (2000-2004). Participou de encontros de musicologia na América Latina, Europa e Estados Unidos e atuou na coordenação de mais de dez encontros internacionais de musicologia.

Referências

BEHAGUE, Gerard. Music in Latin America: An Introduction. New Jersey: Prentice Hall, 1979.

BELLINGHAUSEN, Kart. El verso: primera manifestación orquestal en México. Heterofonía, Ciudad de México, v.25, n.107, jul./dez. 1992.

BERNAL JIMÉNEZ, Miguel. El archivo musical del Colegio de Santa Rosa de Santa María de Valladolid, siglo XVIII. Morelia: Ediciones de la Universidad Michoacana de San Nicolás, 1939. (Morelia Colonial)

_____________. La música en Valladolid de Michoacán. Morelia: Ediciones de Schola Cantorum, 1962.

CASTRO SANTA-ANNA, José Manuel de. Diario de sucesos notables. México: s.ed., 1752-1754 e 1754-1756. v.1 e 2.

DECORMÉ, Gerard. La obra de los jesuitas mexicanos durante la época colonial (1572-1767): compendio histórico. México: Antigua Librería Robredo de José Porrúa, 1941. v.1.

MAYER-SERRA, Otto. Panorama de la música en México. Desde la Independencia hasta la actualidad. México: El Colegio de México, 1941.

MIRANDA, Ricardo. Antonio Sarrier, sinfonista y clarín. Morelia: Conservatorio de las Rosas, 1997.

____________, Reflexiones sobre el clasicismo en México (1770-1840). Heterofonía, Ciudad de México, v.30, n.116-117, jul./dez. 1995.

MURPHY, Paul (ed.). José de Torres’s Treatise of 1736 General Rules for Accompanying on the Organ, Harpsichord, and the Harp, by Knowing Only How to Sing the Part, or a Bass in Canto Figurado. Bloomington e Indianápolis: Indiana University Press, 2000.

ROMERO, Jesús C. La primera orquesta sinfónica de México. Carnet musical, Ciudad de México, v.10, n.126, ago. 1955.

ROUBINA, Evguenia. Aportes para el estudio de la música orquestal en la Nueva España: obras instrumentales de Ignacio Jerusalem. Resonancias, Santiago de Chile, n.15, nov. 2004.

SAHAGÚN DE ARÉVALO, Juan Francisco. Gacetas de México: Testimonios mexicanos. México: SEP, 1950. v.1 (1722 e 1728-1731), v.2 (1732-1736), v.3 (1737-1742). (Historiadores, v.4, 5 e 6)

SOLER ALONSO, Pedro. Virreyes de la Nueva España. México: SEP, 1945. (Biblioteca Enciclopédica Popular, v.63)

TELLO, Aurelio. Sumaya [Zumaya], Manuel de. In: RODICIO, Emilio Casares (coord.). Diccionario de la música española e hispánoamericana. Madrid: Sociedad General de Autores y Editores, 1999. v.10.

VALDÉS, Manuel Antonio. Gazetas de México. México: Felipe de Zúñiga y Ontiveros, 1794. v.6.

VÁZQUEZ MELÉNDEZ, Miguel Ángel. Fiesta y teatro en la Ciudad de México (1750-1910), Dos ensayos. México: ConacultaINBA, 2003.

VELAZCO, Jorge. La Sinfonía de Sarrier, La música por dentro. México: UNAM, 1983.

VILAR I TORRENS, Joseph M. The Symphony in Catalonia, c. 1760-1808. In: BOYD Malcolm; CARRERAS, Juan José (orgs.). Music in Spain during the Eighteenth Century. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Sonoros Concertos No Estilo Italiano: Música Orquestral Novo-Hispana No Despertar De Sua história”. 2008. Per Musi, nº 17 (janeiro): 7-17. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.54866.