As claves altas na prática musical religiosa paulista e mineira dos séculos XVIII e XIX

Autores

  • Paulo Castagna Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2001.57763

Palavras-chave:

Brasil, música religiosa, manuscritos musicais, séculos XVIII e XIX, claves altas

Resumo

Na música religiosa encontrada em manuscritos musicais brasileiros dos séculos XVIII e XIX, observa-se a utilização de três sistemas de claves: as claves altas, as claves baixas e as claves modernas, com nítida predominância do segundo sistema. Claves altas foram comuns em períodos anteriores à segunda metade do século XVIII, mas foram preservadas em manuscritos de períodos subseqüentes, pela cópia de composições mais antigas. Descritas pela primeira vez em A Plaine and Easie Introduction to Practicall Musicke (1597) de Thomas Morley, as claves altas possuem significado diverso das claves baixas e das claves modernas, representando um sistema transpositor específico da música vocal renascentista e da música em estilo antigo, e cujo conhecimento possui implicações tanto na edição quanto na interpretação desse repertório.

Biografia do Autor

  • Paulo Castagna , Universidade Estadual Paulista

    Depois de graduar-se no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (1982), graduouse (1987) e apresentou dissertação de mestrado (1992) na Escola de Comunicações e Artes da USP e defendeu tese de doutorado (2000) na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da mesma universidade (este artigo corresponde, apesar de algumas modificações, a dois ítens dessa tese. Foi bolsista do CNPq (1985), da FUNARTE (1988-1989), da FAPESP (1986-1987 e 1989-1991) e obteve bolsa da VITAE para o período maio/2001 a abril/2002, produzindo trabalhos na área de musicologia histórica, cursos, conferências, programas de rádio e televisão e coordenando a pesquisa musicológica para a gravação de CDs. É professor e pesquisador do Instituto de Artes da UNESP desde 1994, tendo coordenado a Equipe de Organização e Catalogação da Seção de Música do Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo (1987-1999). Coordena o projeto de reorganização do Museu da Música de Mariana (MG), patrocinado pela PETROBRÁS. Participou de encontros de musicologia na América Latina, Europa e Estados Unidos, tendo coordenado a seção brasileira do I er Symposium Mondial des Chemins du Baroque au Couvent de Saint-Ulrich (Sarrebourg, França, 8-12 de junho de 2000), o Encontro de Músicos e Musicólogos do Instituto Itaú Cultural (São Paulo, 11-13 de julho de 2000), o IV Encontro de Musicologia Histórica do Centro Cultural Pró-Música (Juiz de Fora, 21-23 de julho de 2000) e, com Elisabeth Seraphim Prosser e Lutero Rodrigues, as cinco edições do Simpósio Latino-Americano de Musicologia da Fundação Cultural de Curitiba (Curitiba, 1997-2001), trabalhando também, com Víctor Rondón, na organização do IV Encuentro de Musicólogos de Santa Cruz de la Sierra (Bolívia, 2002).

Referências

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Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“As Claves Altas Na prática Musical Religiosa Paulista E Mineira Dos séculos XVIII E XIX”. 2001. Per Musi, nº 03 (janeiro): 27-42. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2001.57763.