Memorizando as Variações Op.27 para plano de Webern
da análise à cognição
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2000.57835Palavras-chave:
memorização musical, música atonal, Variações Op.27, piano, Anton Webern, análise musicalResumo
Esse artigo discute um estudo de caso em que foi pesquisado o processo ensino-aprendizagem na memorização e performance de uma obra atonal - as Variações Op.27 de Webern-, por dois pianistas. Uma análise da obra foi utilizada como suporte para o desenvolvimento de elementos cogntivos.
Referências
DUNSBY, J., WHITTALL. A Music Analysis in Theory and Practice. London: Faber Music, 1988.
GUBERNIKOFF, Carole. Música e Representação - das Durações aos Tempos. Rio de Janeiro, 1992. (Tese de Doutorado em Comunicação, UFRJ).
HEYWORTH, Peter, ed. Conversations with Klemperer. London: Victor Gollancz, 1973.
KOELLREUTTER, H.J. Terminologia de uma nova estética da música. Porto Alegre: Editora Movimento, 1990.
LEIBOWITZ, René. Schoenberg and his school. The contemporary stage of the language of music. New York: Da Capo, 1970.
MEYER, Leonard. Emotion anda Meaning in Music. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1956.
MOLDENHAUER, Hans. Anton von Webern, a chronicle of his life and work. New York: Alfred Knopf, 1979.
SAMPAIO, L.P.Oliveira. Reflets dans le miroir. Universidade de Montréal, 2000. (Tese de Doutorado).
SLOBODA, John. The Musical Mind: The cognitive psychology of music. Oxford: Clarendon Press, 1985.
STADLEN, Peter. Serialism reconsidered, in The Score 22, Fev., 1958.
WEBERN, Anton. O caminho para a música nova. São Paulo, Novas Metas, 1984.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






