Memorizando as Variações Op.27 para plano de Webern

da análise à cognição

Autores

  • Salomea Gandelman Uni-Rio

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2000.57835

Palavras-chave:

memorização musical, música atonal, Variações Op.27, piano, Anton Webern, análise musical

Resumo

Esse artigo discute um estudo de caso em que foi pesquisado o processo ensino-aprendizagem na memorização e performance de uma obra atonal - as Variações Op.27 de Webern-, por dois pianistas. Uma análise da obra foi utilizada como suporte para o desenvolvimento de elementos cogntivos.

Biografia do Autor

  • Salomea Gandelman, Uni-Rio

    mestre em Comunicação e Professora Adjunta do Curso de Bacharelado em Piano e do Programa de Pós-Graduação em Música da Uni-Rio, é autora de inúmeros artigos nas revistas ART (UFBa), DEBATES (Uni-Rio) e BRASILIANA (Academia Brasileira de Música), além do livro 36 Compositores Brasileiros - Obras para Piano (1950-1988), publicado pela Funarte e Relume-Dumará.

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Publicado

2000-01-07

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Memorizando As Variações Op.27 Para Plano De Webern: Da análise à cognição”. 2000. Per Musi, nº 02 (janeiro): 104-17. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2000.57835.

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