Uma entrevista com Janet Schmalfeldt
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2002.56141Palavras-chave:
análise para a performance, teoria musical, performance e análise, tradição Beethoven-Hegeliana, intuição e racionalidadeResumo
Entre os dias 6 e 11 de maio de 2002. Dra. Janet Schmalfeldt apresentou, no Programa de Pós-graduação em Música da Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio), um ciclo de conferências ligadas ao tema "Análise para a Performance". Pianista com intensa carreira nos Estados Unidos, Ph.D. em Teoria pela Universidade de Yale, Professora Adjunta de Teoria Musical na Tufts University e autora do livro Berg's Wozzeck: Harmonic Language and Dramatic Design, escreveu ainda numerosos artigos sobre aspectos relacionados a cadências, forma e condução de vozes na música dos séculos XVIII e XIX e a respeito de uma ideologia que ela identificou como "A tradição Beethoven-Hegeliana". Atualmente desenvolve perspectivas filosóficas e analíticas sobre a forma como processo na música da Europa do início do século XIX. As questões abordadas na presente entrevista, concedida no Rio de Janeiro, implicam em uma reflexão sobre performance e análise, atividades complementares que envolvem, em diferentes graus, intuição e racionalidade. Estudando a importância dos conhecimentos intuitivo e analítico na formação e desenvolvimento musical, Keith Swanwick*, eminente educador inglês, afirma que, se por um lado, o primeiro é a base da experiência musical, adquirida por apreensão direta e contato pessoal, o segundo busca nomear, conceituar, tornar consciente o que jaz escondido, reconstituir possibilidades, criando, pois, novas maneiras de sentir. E é sobre o belo e harmônico entrelaçamento entre performance, análise e musicologia histórica que a Dra. Schmalfeldt discorre nesta entrevista, publicada aqui em português e no original em inglês.
Referências
SWANWICK, Keith. Musical Knowledge. London and New York: Routledge, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2002 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






