Uma entrevista com Janet Schmalfeldt

Autores

  • André Cavazotti Universidade Federal de Minas Gerais
  • Salomea Gandelman Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2002.56141

Palavras-chave:

análise para a performance, teoria musical, performance e análise, tradição Beethoven-Hegeliana, intuição e racionalidade

Resumo

Entre os dias 6 e 11 de maio de 2002. Dra. Janet Schmalfeldt apresentou, no Programa de Pós-graduação em Música da Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio), um ciclo de conferências ligadas ao tema "Análise para a Performance". Pianista com intensa carreira nos Estados Unidos, Ph.D. em Teoria pela Universidade de Yale, Professora Adjunta de Teoria Musical na Tufts University e autora do livro Berg's Wozzeck: Harmonic Language and Dramatic Design, escreveu ainda numerosos artigos sobre aspectos relacionados a cadências, forma e condução de vozes na música dos séculos XVIII e XIX e a respeito de uma ideologia que ela identificou como "A tradição Beethoven-Hegeliana". Atualmente desenvolve perspectivas filosóficas e analíticas sobre a forma como processo na música da Europa do início do século XIX. As questões abordadas na presente entrevista, concedida no Rio de Janeiro, implicam em uma reflexão sobre performance e análise, atividades complementares que envolvem, em diferentes graus, intuição e racionalidade.  Estudando a importância dos conhecimentos intuitivo e analítico na formação e desenvolvimento musical, Keith Swanwick*, eminente educador inglês, afirma que, se por um lado, o primeiro é a base da experiência musical, adquirida por apreensão direta e contato pessoal, o segundo busca nomear, conceituar, tornar consciente o que jaz escondido, reconstituir possibilidades, criando, pois, novas maneiras de sentir. E é sobre o belo e harmônico entrelaçamento entre performance, análise e musicologia histórica que a Dra. Schmalfeldt discorre nesta entrevista, publicada aqui em português e no original em inglês.

Referências

SWANWICK, Keith. Musical Knowledge. London and New York: Routledge, 1994.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Edição

Seção

Entrevistas

Como Citar

“Uma Entrevista Com Janet Schmalfeldt”. 2002. Per Musi, nº 05 e 06 (janeiro): 55-67. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2002.56141.